Como saber se tenho trombofilia antes de engravidar?

Perguntado por: Vanessa Carlota Santos Neves Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

A maioria dos casos de trombofilia na gravidez não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto algumas mulheres podem apresentar:
  1. Inchaço que acontece de uma hora para outra;
  2. Alterações a pele;
  3. Alterações no crescimento do bebê;
  4. Falta de ar ou dificuldade para respirar, o que pode indicar embolia pulmonar;

Qual o nome do exame para detectar trombofilia?

A trombofilia é diagnosticada por meio de exame de sangue, que procura as mutações genéticas relacionadas à coagulação sanguínea.
...
Nesse sentido, os exames solicitados são:
  • Fator V Leiden;
  • Proteína C;
  • Proteína S;
  • Anticoagulante lúpico;
  • VDRL;
  • Anticorpos anticardiolipina.

Quando suspeitar de trombofilia?

A trombofilia é uma condição em que pessoa tem maior facilidade para formar coágulos de sangue, aumentando o risco de problemas graves como trombose venosa, AVC ou embolia pulmonar, por exemplo. Assim, pessoas com esta condição normalmente apresentam inchaço no corpo, inflamação das pernas ou sensação de falta de ar.

Quais os sintomas de trombofilia na gravidez?

Alguns dos sintomas da trombofilia, mais comuns durante a gravidez são o inchaço, alterações na pele, descolamento placentário, pré-eclâmpsia, alterações no crescimento fetal, parto prematuro ou até mesmo um aborto espontâneo.

Quem tem trombofilia demora para engravidar?

Mulheres com trombofilia encontram dificuldades tanto para engravidar quanto durante a gestação. Para as que desejam engravidar, existem riscos de os vasos do endométrio serem obstruídos, dessa forma, as chances de implantação embrionária são reduzidas, causando abortamentos.

Como tratar a trombofilia na gravidez? | Momento Papo de Mãe

21 questões relacionadas encontradas

Quem faz uso de anticoagulante pode engravidar?

Os anticoagulantes ORAIS comercializados no Brasil causam risco de malformações fetais e, portanto, são contra-indicados na gravidez. Em caso de gravidez ou desejo por gravidez durante o tratamento, avise a seu médico para que as medicações sejam trocadas pela injeção diária de heparina subcutânea.

Quem já teve trombose pode ter filhos?

Sim, quem já teve trombose pode engravidar. No entanto, alguns cuidados são necessários para diminuir o risco de complicações.

Quem tem trombofilia sente o quê?

​Inchaço, dor, vermelhidão, falta de ar, perda dos sentidos. Esses sintomas, apesar de estarem presentes em diversas doenças, têm uma condição de saúde em comum: a trombofilia, que acomete milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

Como evitar a trombofilia na gravidez?

O uso de heparina em gestantes com trombofilia é fundamental para evitar problemas com trombose de fato na gravidez, evitar obstrução das veias é fundamental para saúde de mãe e bebê.

O que o portador de trombofilia pode causar na gravidez?

Neste caso, ela pode ser desencadeada por diversos fatores que aumentam a coagulação do sangue. Entre eles estão o uso de estrogênios, terapia de reposição hormonal, viagens aéreas prolongadas (por causa da pressão), cirurgias, imobilização e também a gravidez.

Como saber se a trombofilia é hereditária ou adquirida?

Através do exame genético é possível saber se a pessoa apresenta predisposição genética (hereditária) para trombose sendo possível que o médico tome medidas preventivas. As mutações mais comuns são as seguintes: Mutação Fator V Leiden – F5 (R506Q) Mutação do gene da Protrombina – F2 (G20210A)

O que é a trombofilia na gravidez?

A Trombofilia é uma condição de hipercoagulabilidade sanguínea. É como se o sangue se tornasse mais espesso, mais grosso. Na gravidez, a trombofilia representa sério risco de abortos repetitivos e riscos acentuados de problemas no desenvolvimento do bebê e até mesmo, de morte materna durante e no pós-parto.

Como saber se posso ter trombose?

Sinais e sintomas de trombose
  1. Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  2. Vermelhidão e calor no local afetado;
  3. Dor ou sensação de peso;
  4. Rigidez da musculatura.

Qual o valor do exame de trombofilia?

O custo total dos exames para cada paciente foi de R$ 740,00. O preço praticado pelo laboratório privado foi desconsiderado da análise.

O que é o exame de VDRL?

VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.

Quanto custa o exame fator V de Leiden?

Fator V de Leiden – G1691A - R$208,00 - Labi Exames.

Como tratar trombofilia na gestação?

O tratamento com heparina e/ou aspirina, muito indicado em casos de aborto de repetição, consiste na administração de injeções subcutâneas do medicamento (heparina) e uso de comprimidos via oral (aspirina), a fim de evitar a formação de coágulos e, dessa forma, evitar a trombose.

Porque se dá La trombofilia?

A trombofilia é a tendência ao surgimento de trombose — doença caracterizada pela formação de trombos, ou coágulos de sangue. O problema é causado por deficiência na ação das enzimas responsáveis pela coagulação sanguínea. O quadro pode se desenvolver por hereditariedade ou surgir como condição adquirida.

Qual anticoagulante gestante pode tomar?

Propriedades dos anticoagulantes na gravidez

A heparina não fracionada (HNF) e a heparina de baixo peso molecular (HBPM) não atravessam a barreira placentária e, por isso, são, conceitualmente, os anticoagulantes preferenciais durante a gravidez.

O que é trombofilia e tem cura?

Trombofilia é uma doença caracterizada pela facilidade da pessoa em formar coágulos de sangue, aumentando a chance de ter trombose. A causa se dá por conta da deficiência na ação das enzimas que realizam a coagulação do sangue.

Qual a trombofilia mais grave?

A deficiência de antitrombina é um tipo bastante grave de trombofilia. O risco de ter um coágulo de sangue varia entre as famílias, mas pode ser aumentado em 25 a 50 vezes o risco normal.

Qual a pior trombofilia?

Existe um tipo mais grave de trombofilia? Ao contrário do que muita gente pensa, a hereditária não é a pior trombofilia. A síndrome antifosfolípide costuma ser mais agressiva do que os quadros ligados à genética. O que pesa mais é o histórico pessoal e familiar da mulher.

Qual a cura para trombose?

A trombose tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo clínico geral ou cirurgião vascular após identificação dos sintomas e confirmação do diagnóstico, e pode ser feito com remédios anticoagulantes, nos casos mais leves, ou com trombolíticos e/ou cirurgia, nos casos mais graves.

Quem já teve trombose pode ter de novo?

DR. SÉRGIO ABRÃO – Sim, a pessoa que já teve trombose pode levar uma vida normal, porém deve tomar alguns cuidados especiais. É importante usar meia elástica de média ou alta compressão e seguir o tratamento com medicamentos anticoagulantes, para evitar a formação de novos trombos, pelo tempo determinado pelo médico.

Quais são as sequelas de uma trombose?

A principal complicação da trombose venosa profunda é a embolia pulmonar, enquanto a sequela mais importante, a longo prazo, é a insuficiência venosa. Cerca de 5 a 15% das pessoas com trombose venosa profunda não tratada podem morrer de embolia pulmonar (2).

Artigo anterior
O que é vacância do cargo?
Artigo seguinte
Como elaborar atividades de acordo com a BNCC?