Como saber se rompeu o menisco do joelho?

Perguntado por: Xavier Gonçalves Gaspar  |  Última atualização: 24. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

Os primeiros sintomas de um menisco rompido são dor localizada e inchaço no joelho. A dor geralmente está na parte interna ou externa do joelho, e não ao redor da patela. Se existe um momento específico que gerou a lesão do menisco, o inchaço geralmente não aparece até o dia seguinte à lesão.

Como é a dor de menisco rompido?

Dor pontual, estalos, travamentos, sensação de instabilidade, dificuldade de realizar atividade físicas, podem todos ser sintomas de lesão meniscais.

Como saber se é menisco ou ligamento?

Dores durante compressão e rotação sugerem lesão no menisco; dores durante distração e rotação sugerem lesão ligamentar ou da cápsula articular.

Como saber se meu menisco está lesionado?

Os sinais mais comuns de ruptura do menisco são a dor ou dificuldade de torcer, ou movimentar lateralmente. Outros sintomas que podem surgir com a ruptura do menisco são a diminuição da amplitude de movimento, fraqueza e dor durante a prática de alguma atividade.

O que fazer quando rompe o menisco do joelho?

Ao suspeitar de qualquer alteração no menisco, como dor no joelho, ou joelho travado, a primeira medida a ser tomada é consultar um médico especialista no assunto: não tente cessar a dor sem a assistência de um profissional e evite qualquer tipo de automedicação.

4 SINAIS DE LESÃO DO MENISCO - Faça o TESTE EM CASA!

40 questões relacionadas encontradas

Onde dói quando rompe o menisco?

Dessa forma, os principais sintomas de lesão no menisco são dor na parte da frente do joelho, podendo também atingir a parte mais lateral, causando dificuldade para andar, subir e descer escadas.

É possível andar com o menisco rompido?

Pode ser possível ouvir um estalido quando o menisco é rompido. A maioria das pessoas ainda consegue andar mesmo com o joelho lesionado. Muitos atletas não suspendem a prática do esporte mesmo com a ruptura.

É possível recuperar o menisco sem cirurgia?

O tratamento sem cirurgia para lesões do menisco pode incluir: Repouso relativo e proteção de atividades físicas. Medicações por sistêmicas para controle de sintomas e inflamação. Medidas não farmacológicas de controle de dor (gelo, entre outras)

Qual Exame detecta lesão no menisco?

Para isso os exames mais indicados são a radiografia e a ressonância magnética.

Quanto tempo dura uma lesão no menisco?

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.

Quanto tempo demora para curar o menisco sem cirurgia?

Lesões incompletas; Lesões periféricas e menores que 5 mm. Uma pequena lesão meniscal estável e periférica pode cicatriza após 6 semanas com proteção do joelho.

O que é sinal do menisco?

Na maioria dos casos, o aumento do volume do líquido pleural escorre para os seios costofrênicos e assume características típicas na radiografia de tórax. Com isso, ocorre opacificação do limite superior dos seios costofrênicos, o que é chamado de Sinal do menisco ou Parábola de Damoiseau.

É possível trabalhar com lesão no menisco?

Os esforços físicos intensos podem piorar as lesões. Se os sintomas forem intensos e incapacitantes nestas atividades, é necessário iniciar um tratamento com uso de anti-inflamatório, analgésico e tratamento fisioterápico. Se não houver melhora com este tratamento é indicado tratamento cirúrgico.

Qual melhor antiinflamatório para menisco?

Remédios para menisco inflamado

Os remédios podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação do menisco. Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, são comumente prescritos para tratar a dor e a inflamação.

Como curar lesão no menisco?

A fisioterapia e a realização de exercícios orientados também são ótimos aliados para a recuperação da ruptura no menisco, mas você precisa do acompanhamento de um profissional para seguir tais protocolos. E, em casos mais graves a cirurgia é recomendada.

Quem tem problema no menisco do joelho pode fazer caminhada?

Diversos estudos apontam que não há problema em andar com um menisco danificado porque fortalecem os músculos e ajudam na recuperação após a cirurgia. No entanto, é importante observar o seguinte: Como a área afetada tende a inchar imediatamente após a lesão, é recomendável descansar durante esse período.

O que acontece se não operar o menisco do joelho?

Se não for tratado, parte do menisco pode se desprender e deslizar para dentro da articulação. A cirurgia pode ser necessária para restaurar totalmente a função do joelho. Uma ruptura meniscal não tratada pode aumentar de tamanho e levar a complicações como artrite.

Qual o melhor remédio para lesão no menisco?

Medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno, também podem reduzir o inchaço associado, geralmente novamente o líquido se acumula quando interromper o uso.

O que é bom para fortalecer o menisco?

Os exercícios para lesão no menisco, como dobrar e esticar a perna, movimentar suavemente a patela de um lado para o outro ou fazer mini agachamentos, ajudam no fortalecimento e alongamento muscular, além do alívio da dor e na diminuição do inchaço no joelho.

Onde é a dor no menisco?

Se você sente dores na parte de trás e lateral do joelho especificamente quando tenta fazer movimentos como agachar e girar o corpo, podemos estar diante de um caso de menisco inflamado! O menisco é uma das estruturas mais importantes do joelho por garantir que ele funcione bem independentemente do atrito.

Qual joelheira usar para menisco?

Órtese. Chamada também de órtese de reabilitação ou funcional, essa é a opção indicada quando uma lesão já está instalada no joelho do paciente. Entre os exemplos estão rupturas de tendão ou ligamentos, lesões no menisco e até fraturas.

Quem tem problema de menisco pode fazer agachamento?

Pacientes com ruptura de menisco apresentam dor no joelho, alternando períodos de melhora e piora, atividades que envolvam agachamento podem exacerbar a dor. Edema e inchaço também podem estar presentes.

Quais exercícios posso fazer com o menisco rompido?

Tratamento não-cirúrgico: Após aconselhamento médico, podem ser realizadas atividades sem impacto como: bicicleta ergométrica, piscina para condicionamento cardiovascular e, gradualmente, ir iniciando a corrida. Exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos dos músculos que envolvem o joelho são adequados.

Qual o valor de uma cirurgia no menisco?

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil. De acordo com o responsável pelos procedimentos no hospital, Wander Edney de Brito, a equipe do HES tem conseguido realizar até cinco cirurgias por dia, produtividade semelhante ao de hospitais de referência para esse tipo de cirurgia.

Qual o pior tipo de lesão no menisco?

O menisco medial é o mais lesado porque é uma estrutura menos móvel e, portanto, com menos capacidade suportar uma rotação do joelho em um entorse associado a lesão do ligamento cruzado anterior, por exemplo.

Artigo anterior
É preciso colocar água no radiador?
Artigo seguinte
Qual o melhor celular da Xiaomi para jogar Free Fire 2021?