Como saber se o meu pneu está bom?

Perguntado por: Ivo Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
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Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneuque deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.

Como saber se os pneus estão bons?

Uma dúvida muito comum dos motoristas é saber identificar a partir de qual momento o pneu é considerado em estado 'careca'. De acordo a Resolução 558/80 do CONTRAN, os pneus devem estar com os sulcos — altura dos frisos na banda de rodagem — no máximo com 1,6 milímetro, abaixo disso o pneu é considerado “careca”.

Como saber se o pneu está liso?

Faça o teste da moeda

Use uma moeda de R$ 1 para tirar a dúvida! Coloque entre os sulcos, se a margem dourada da moeda desaparecer, quer dizer que seu pneu ainda está em condições de uso. Porém, se a parte dourada da moeda ficar aparecendo quer dizer que o pneu já pode ser trocado.

Como saber se o pneu está bom para vistoria?

É um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando a altura dos gomos atinge o TWI, quer dizer que o pneu está em seu limite de segurança — que, segundo o Contran (Resolução número 558/80), é de 1,6 mm de profundidade.

Como fazer o teste da moeda no pneu?

Pegue uma moeda de R$1,00 e coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu. Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente. Caso veja um pouco da parte dourada, fique atento. Em breve você terá que trocar os seus pneus.

Você sabe quando deve trocar o pneu?

34 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando o pneu está careca?

Gera falta de estabilidade

A falta de proteção dos pneus carecas também torna a direção do veículo muito mais instável e desconfortável. Ao desenvolver velocidade, podem ocorrer trepidações e barulhos vindos das rodas. Em casos extremos, o pneu pode até mesmo estourar, em decorrência de sua fragilidade.

Quanto tempo dura um pneu careca?

O tempo de vida útil dos pneus

Esse tempo de vida útil pode variar entre marcas, por isso é importante ficar atento às instruções do fabricante, mas em média não ultrapassa os 100 mil quilômetros rodados! Quando ultrapassado a quilometragem máxima do pneu, ele perde a aderência ao solo, trazendo riscos para a viagem.

Qual o valor da multa para quem anda com pneu careca?

Amigo, acredite: a multa (e os pontos na carteira) representam o menor dos problemas que um pneu gasto demais pode representar para você. Ser flagrado pela fiscalização pilotando uma moto com pneu careca é uma infração grave, que rende 5 pontos em sua CNH e multa no valor de R$ 195,23.

Pode andar com o pneu careca?

Se você estiver andando com seu carro com pneu careca, saiba que você pode ganhar uma multa de R$195,23. Além disso, receberá 5 pontos na CNH por infração grave. E não é só isso! O carro ainda pode ficar retido no local da fiscalização até que o pneu seja trocado.

Quanto tempo pode rodar com um pneu?

O prazo de validade de um pneu, de acordo com o Inmetro, é de cinco anos, contados a partir da sua data de fabricação.

Quantos pontos perde a CNH 2021?

Nova lei aumenta o limite de pontuação para a suspensão da CNH, porém, pode ser reduzido para 30 e 20 pontos de acordo com multas. A lei n°14.071/20, que foi aprovada em abril deste ano, estabeleceu novas regras e alterou alguns pontos já existentes no Código de Trânsito Brasileiro.

Pode guinchar veículo com pneu careca?

O pneu careca pode levar à retenção do veículo

No caso de um carro com pneus desgastados, o veículo será impedido de circular enquanto o motorista não providenciar uma reposição. No caso de uma remoção, o carro seria guinchado e levado para o pátio.

Qual a quilometragem do pneu remold?

Original, remold ou recauchutado

Se um pneu original roda entre 50 a 60 mil quilômetros nas condições ideais, um pneu remold rodará entre 30 a 35 mil quilômetros e um recauchutado menos ainda. Isso acontece por causa do processo de fabricação desses pneus.

Como medir o TWI?

Como medir o TWI? O TWI é medido com um aparelho chamado profundímetro, mas na falta do equipamento o motorista pode usar a própria chave do carro. Basta encostar a ponta no fundo do sulco, colocar a unha na marca da banda de rodagem e, depois, medir essa distância na ponta da chave com uma régua.

Como medir a profundidade do sulco do pneu?

A forma mais simples e comum de medir os sulcos dos pneus é realizar a leitura do pneu pelo indicador de desgaste. Ele consiste em um bloco de borracha de 1,6 mm de espessura embutido no fundo dos canais longitudinais. Para encontrar a posição do indicador de desgaste na peça, deve-se procurar na lateral do pneu.

Qual pneu passa na vistoria?

Pneus em mau estado são os itens que mais geram problemas na hora da vistoria. As características que chamam a atenção dos vistoriadores logo de cara são o desgaste irregular ou sulcos com menos de 1,6mm na banda de rodagem do pneu. Pneus diferentes no mesmo eixo também não são aceitos.

O que é checado na vistoria veicular?

O objetivo principal da vistoria veicular é atestar o estado de conservação do veículo e as suas condições de uso. Ademais, os documentos do veículo também são verificados, bem como o seu histórico, as gravações do chassi, o motor, a carroceria etc.

O que dá pau na vistoria do Detran?

Etiquetas de identificação e gravações nos vidros são outros itens analisados na vistoria e, em caso de divergência ou irregularidade, serão passíveis de reprova.

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