Como Rutherford explicava os desvios na trajetória das partículas alfa?

Perguntado por: Duarte Luís Gaspar  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Para explicar o desvio de algumas partículas, Rutherford admitiu que esses núcleos teriam carga positiva; como as partículas alfa são positivas, as que passam muito próximo dos núcleos dos átomos da lâmina sofrem um desvio em sua trajetória, pelo fato das cargas de ambos, das partículas alfa e do núcleo do átomo de ...

Por que as partículas alfa sofrem desvios de trajetória?

(F) As partículas alfa sofrem desvio em sua trajetória ao passar próximo ao núclo, porque as partículas alfa são positivas, assim como o núcleo do átomo também é positivo, e cargas de mesmo sinal se repelem.

Como foi possível identificar a trajetória das partículas alfa?

Para realizar tal experimento ele bombardeou uma finíssima folha-de-ouro (espessura de aproximadamente 10-4 mm), por um feixe de partículas alfa (α), vindo de uma amostra de polônio. ... Ao final deste experimento, Rutherford notou que a maioria das partículas alfa atravessava a lâmina, não desviava, nem retrocedia.

O que é a teoria de Rutherford?

O modelo atômico de Rutherford dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo.

Qual é o comportamento observado para as partículas alfa dos modelos atómicos de Rutherford e Thomson?

Cada um desses fatos levou Rutherford à conclusão de que o modelo de Thomson estava incorreto: O fato de a grande maioria das partículas alfa atravessar a lâmina de ouro indica que a maior parte do átomo trata-se, na verdade, de espaços vazios; ... As partículas refletidas bateriam de frente com essa região.

Experimento de Rutherford: Espalhamento de partículas alfa

15 questões relacionadas encontradas

Quais as características atômicas propostas por Dalton Thomson é Rutherford?

Os principais postulados da teoria de Dalton são:
  • “Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos”.
  • “Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas”.
  • “Átomos de diferentes elementos apresentam massa e propriedades diferentes”.

Quais as diferenças entre o modelo atômico de Rutherford é o modelo de Thomson?

b) A grande diferença entre os modelos atômicos propostos por Thomson e Rutherford é que Rutherford descobriu que havia espaço vazio dentro do átomo, esse espaço ficou conhecido como eletrosfera. Desse modo o átomo deixou de ser maciço como Thomson acreditava.

O que é a experiência de Rutherford?

Para verificar se os átomos eram maciços, Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com pequenas partículas de carga positivas, denominada partículas alfa, emitidas por um material radioativo proveniente do polônio.

Qual foi a descoberta de Rutherford?

Ernest Rutherford foi um grande físico e químico, ele é responsável pela descoberta das partículas alfa e beta, além de ter conceituado a meia-vida radioativa.

O que é a Teoria de Bohr?

O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo. Semelhante à órbita de um planeta, mostra que os elétrons movem-se em sentidos circulares, mas que as órbitas possuem energias definidas.

Quais as características da partícula alfa?

Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. Apresentam carga positiva +2 e número de massa 4.

Onde se encontra a radiação alfa?

Os elementos radioativos são aqueles que possuem o núcleo muito instável e emitem radiações. As três emissões nucleares naturais são a alfa, a beta e a gama. A radiação alfa é emitida pelo núcleo com uma velocidade média de aproximadamente 20 000 km/s, o que representa 5% da velocidade da luz.

Como são formadas as partículas alfa?

Sabe-se que as partículas alfa são núcleos de hélio, isto é, elas são formadas por dois prótons e dois nêutrons, ligados. Alguns núcleos radioativos emitem espontaneamente raios alfa, e sabemos que os cientistas do século XIX usavam como fontes de radiação alfa o polônio.

Por que algumas partículas sofrem desvio?

Isso ocorre porque ao redor do núcleo positivo estariam girando partículas muito menores (que não atrapalham a passagem das partículas alfa), possuidoras de carga elétrica negativa (para contrapesar a carga positiva do núcleo), e que foram denominadas elétrons.

O que ocorre com as partículas alfa ao atingirem a lâmina de ouro?

Visto que a maioria das partículas alfa atravessou os átomos da lâmina de ouro, isso significa que os átomos possuem uma grande parte vazia. Nesse espaço vazio ficam os elétrons e, por isso, esse espaço foi chamado de eletrosfera.

Por que uma pequena quantidade de partículas sofreu desvios muito grandes?

c) As partículas sofrem desvios muito grandes porque encontram pela frente o núcleo do átomo (região de alta densidade que apresenta partículas com carga positiva). Com a descoberta do elétron, Thomson verificou a existência de partículas menores que o átomo, isto é, existem partículas subatômicas.

Como Rutherford descobriu a radioatividade?

Ele realizou um experimento em que um feixe de partículas alfa (α) foi submetido a um campo elétrico. Rutherford observou ao final do experimento que esta radiação seria formada por partículas positivas, uma vez que era atraída pelo polo negativo.

O quê Rutherford descobriu em 1897?

Rutherford: Descoberta do núcleo atômico deu origem à Física Nuclear.

Quais as expectativas de Rutherford?

As expectativas de Rutherford em relação ao seu experimento era de que as partículas alfas iriam atravessar pela lâmina, sem que ocorresse qualquer desvio.

Quais as propostas de Dalton?

A primeira parte de sua teoria afirma que toda a matéria é feita de átomos, que são indivisíveis. A segunda parte da teoria diz que todos os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e propriedades. A terceira parte diz que compostos são combinações de dois ou mais tipos diferentes de átomos.

Quais são os modelos atômicos de Dalton é Thomson?

O modelo atômico de Thomson foi proposto no ano de 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson ou, simplesmente, J.J. Thomson. Após ter diversas evidências experimentais sobre a existência do elétron, ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por John Dalton.

Qual é a teoria atômica de Dalton?

O modelo atômico de Dalton dizia basicamente que a matéria era formada por átomos - pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis. A natureza da matéria sempre foi algo que os pensadores, filósofos e cientistas tentaram explicar.

Como é formada a partícula beta?

A emissão de uma partícula beta (0-1β) é resultado do rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas partículas: um próton, um elétron (partícula β) e um neutrino.

Qual a carga de uma partícula alfa?

Partícula Alfa (α): apresenta carga positiva +2 e massa 4; carregada por dois prótons e dois nêutrons.

O que são as partículas alfa é beta?

A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações. A radiação beta possui carga negativa, se assemelha aos elétrons. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são barradas por madeira.

Artigo anterior
Qual o pH do sistema digestório?
Artigo seguinte
O que quer dizer a frase de Neil Armstrong?