Como saber se o cabeçote precisa de retífica?

Perguntado por: Nuno Fernando Freitas Ramos Alves  |  Última atualização: 16. Dezember 2024
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Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos. Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação.

Quando é necessário fazer retífica de cabeçote?

O normal é que a retífica seja feita depois dos 200 mil km rodados. Ela não é uma boa opção se o custo do serviço for mais da metade do valor do veículo. Fique atento a esse ponto.

Como saber se precisa fazer retífica?

Entre as características que podem indicar a necessidade de retificar motor do carro estão consumo excessivo de óleo lubrificante de motor e combustível, uma notável perda de potência, escapamento com uma liberação de fumaça muito maior, presença de ruído metálico ao acelerar, superaquecimento, aumento no consumo de ...

Como saber se tem que fazer o cabeçote do motor?

Quando preciso fazer a retífica do cabeçote?
  1. Problemas para fazer o motor funcionar ao ligar o veículo;
  2. Superaquecimento do motor;
  3. Quebra da correia dentada;
  4. Baixo nível ou ausência de óleo lubrificante.

Como eu sei que preciso retificar o motor?

Investir na retífica do motor é uma decisão baseada em uma análise cuidadosa de vários fatores. Por exemplo: se o seu veículo apresenta sinais de desempenho inadequado, consumo excessivo de óleo ou outros problemas relacionados ao motor, a retificação pode ser uma alternativa econômica à substituição completa do motor.

É NECESSÁRIO RETIFICAR O CABEÇOTE TODA VEZ QUE SE TROCA A JUNTA? | O Mecânico Responde

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Qual a vida útil de um motor retificado?

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

Como fica o motor depois de retificado?

Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente. Tudo que é novo exige maior cuidado.

Quais os sintomas de um cabeçote ruim?

O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:
  • Indicação de alta temperatura no painel;
  • Fumaça excessiva nos canos de escape;
  • Redução rápida da água do radiador;
  • Velas de ignição úmidas;
  • Falhas no motor.

Como saber se o problema é o cabeçote?

Existem alguns testes que podem ser realizados para verificar a condição do cabeçote. Um deles é o teste de pressão, que consiste em medir a pressão do ar dentro do motor. Se estiver baixa, pode indicar que a junta do cabeçote está queimada.

Quando o cabeçote está ruim?

Alguns sinais mais imediatos que o carro pode apresentar são facilmente notados por motoristas mais experientes, por isso é primordial ficar sempre atento. Sem dúvidas, o sinal mais perceptivo é o surgimento de fumaça intensa no cano de escape, além disso, o motor também pode vir a apresentar falhas com frequência.

Qual o valor de uma retífica de cabeçote?

O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.

Quantas retífica um cabeçote aguenta?

É bom lembrar que alguns cabeçotes aceitam apenas uma plaina de superfície, enquanto outros suportam até três. Também existem outros serviços, como troca de sede de válvulas e guias de válvulas, bem como retífica do alojamento do comando de válvulas.

Qual a diferença de fazer o motor é fazer a retífica do motor?

Também conhecido como “fazer o motor”, a retífica consiste, basicamente, em desmontar o propulsor, trocar peças móveis e realizar a usinagem do bloco. A ideia é voltar às especificações de um motor novo. VEJA TAMBÉM: A incrível maracutaia do óleo grosso para esconder necessidade de retífica.

O que troca na retífica do cabeçote?

Retificar o motor é um procedimento realizado para realizar a substituição de peças internas desgastadas que estão apresentando desgaste. Basicamente, o mecânico vai desmontar o cabeçote e o bloco do motor para ter acesso aos anéis, pistões e bronzinas e realizar a substituição.

Quando queima a junta do cabeçote tem que retificar o motor?

Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica? Depende da extensão do dano. Em caso de superaquecimento, se o carro for rapidamente desligado e rebocado para um oficina é provável que seja necessário apenas trocar a junta.

O que é trocado na retífica de cabeçote?

O que é retífica de motor? De modo geral, retificar o motor significa desmontar o cabeçote e o bloco do motor para substituir itens que podem estar desgastados, como é o caso de anéis, pistões e bronzinas.

Pode andar com a junta do cabeçote queimada?

Andar com a junta do cabeçote queimada não é recomendado. Quando a junta do cabeçote está queimada, a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor é comprometida, causando vazamentos de líquido de arrefecimento para a câmara de combustão ou vazamentos de gases de escape para o sistema de arrefecimento.

Pode trocar a junta do cabeçote sem retificar?

Não plainar (retificar) o cabeçote quando necessário

O processo de plaina é crucial para assegurar que a superfície do cabeçote esteja perfeitamente nivelada, garantindo assim uma vedação adequada com a junta nova.

Quanto custa para arrumar a junta do cabeçote queimada?

Para consertar a junta do cabeçote queimada, geralmente investimos cerca de R$150,00 reais. Esse valor, importante salientar, pode variar de acordo com o local onde o motorista está, com a qualidade da peça escolhida e com os valores cobrados pelo especialista.

Como saber se a água está indo para o motor?

Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.

Qual o valor de uma retífica do motor?

Quanto custa uma retifica completa de motor? O preço da retífica completa de motor varia muito, de acordo com a especialidade de cada oficina, com a região e até mesmo com o tipo de carro. É possível encontrar esse serviço por valores que vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil.

É normal baixar o óleo do motor após retífica?

Primeiramente, cabe destacar que o nível de óleo do motor pode baixar um pouco entre os procedimentos de troca. Isso é perfeitamente normal, desde que a variação seja pequena.

Quando o cabeçote não dá mais retífica?

Isso ocorre quando a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor é deficiente. Ou seja, pode indicar menos oneroso problema nas juntas ou até mesmo um cabeçote empenado.

O que acontece se não retificar o motor?

Entre os principais indícios de esgotamento estão o consumo excessivo de óleo e água (aquecimento rápido), perda da potência, ruído da parte superior e inferior do motor (desgaste das peças) e fumaça saindo do escapamento.

Quanto tempo dura um cabeçote feito?

Quanto tempo dura retífica? Mecânico experiente, Rador Tavares responde Desta forma, tudo sendo feito de forma correta, tanto a retífica , quanto o uso no dia a dia e as manutenções, pode durar em média de 300 a 400 quilômetros.

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