Como saber se o bebê tem problema no pulmão?

Perguntado por: Cláudio Correia  |  Última atualização: 5. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (63 avaliações)

Normalmente, o diagnóstico é realizado por meio do exame de raio-x do tórax, que permite identificar a presença de secreções no pulmão. A verificação da frequência respiratória do bebê é uma outra forma muito comum de diagnosticar a doença. O aumento dessa frequência possibilita a confirmação do quadro.

Como saber se o pulmão do bebê está bem?

"A falta de ar e o chiado no peito são dois sintomas que mais costumam preocupar. Nesses casos, a orientação é levar a criança para ser avaliada por um pediatra", completou. Somente o médico pode confirmar se o pulmão do bebê está realmente limpo.

Como saber se a criança tem alguma coisa no pulmão?

Dificuldade do ar entrar e sair a cada respiração. Respirar com retrações (uso dos músculos entre as costelas e no pescoço quando respiram) Tosse crônica ou tosse que vai e vem muitas vezes. Ruídos pulmonares anormais audíveis com estetoscópio, assim como sibilos ou crepitações.

Como saber se o bebê está com algum problema respiratório?

Chiado no peito e dificuldade respiratória são sintomas que os pais não devem ignorar. Nesse caso, a orientação é buscar atendimento médico. Quando a criança já sabe falar, ela consegue dizer o que sente.

Como saber se o pulmão do bebê tá chiando?

Bebê com peito chiando: principais sintomas
  1. Chiados no peito (som agudo que surge ao expirar ou soltar o ar);
  2. Estridor (som resultante da turbulência do ar nas vias respiratórias quando o bebê inspira o ar);
  3. Tosse, podendo ser seca ou produtiva;
  4. Falta de ar ou cansaço.

6 SINAIS DE PNEUMONIA EM CRIANÇAS! Como identificar e saber quais o cuidados necessários

27 questões relacionadas encontradas

Quando o Chiado é preocupante?

É essencial não subestimar o chiado no peito, pois pode ser um indicador de problemas subjacentes sérios, como asma, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou até mesmo uma obstrução das vias aéreas. Ignorar esses sinais pode resultar em complicações mais graves.

Quando devo me preocupar com a respiração do bebê?

Quando o bebê precisa usar os músculos entre as costelas ou do pescoço para respirar, é sinal de que está fazendo mais força que o normal. Se notar um “buraco” no peito enquanto inspira e um “V” de ponta cabeça no pescoço, são sinais de alerta.

Como é a respiração de um bebê cansado?

Movimento das laterais de nariz

Portanto, se você notar que a parte lateral está se movimentando quando ele puxa o ar, significa que está tendo dificuldades para respirar. Por isso, observe bem e veja se há indicativos de que ele faz muito esforço ao respirar.

Quando o bebê respira e faz barulho?

O ronco no bebê pode surgir pode ser causado por alergias, refluxo e aumento das adenoides, por exemplo, resultando em um estreitamento das vias aéreas e dificuldade da passagem do ar pelo nariz e vias aéreas, provocando o ronco.

Como é a tosse de bronquiolite?

Em um ou dois dias o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado/chio de peito). Por vezes, podem haver sinais e sintomas mais graves, como sonolência, gemência, cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

Como saber se meu filho está com pneumonia silenciosa?

Principais sintomas
  1. tosse.
  2. mal-estar no corpo, similar ao da gripe.
  3. sensação de falta de ar ou pressão no peito.
  4. secreções pulmonares.
  5. dor no peito.
  6. fraqueza local ou generalizada.
  7. febre e confusão mental (nos casos mais avançados)

Como identificar algo no pulmão?

Diagnóstico por imagem do tórax
  1. Radiografias.
  2. Tomografia computadorizada (TC)
  3. Angio-TC.
  4. Ressonância magnética (RM)
  5. Ultrassonografia.
  6. Cintilografia nuclear do pulmão.
  7. Angiografia arterial pulmonar.
  8. Tomografia por emissão de pósitrons (PET)

Quais os sintomas da pneumonia silenciosa infantil?

Especialmente em bebês e crianças pequenas, a pneumonia silenciosa pode ser mais desafiadora de ser reconhecida. Alterações no padrão de sono, apetite e atividade física, bem como dificuldade respiratória, cansaço, irritabilidade e febre baixa são sinais importantes que podem indicar uma infecção.

Quais são os principais sinais de perigo em Pediatria?

Um sinal geral de perigo está presente se: ➢ a criança não consegue beber nem mamar; ➢ a criança vomita tudo o que ingere; ➢ a criança apresentou convulsões; ➢ a criança está letárgica ou inconsciente. Uma criança que apresenta um sinal geral de perigo deve ser avaliad a cuidadosamente.

O que é bom para limpar pulmão de bebê?

O tratamento com remédios expectorantes para bebês com menos de 2 anos de idade, podem ajudar a fluidificar as secreções mucosas e ajudar também na limpeza dos brônquios e eliminação do muco.

O que é bom para limpar o pulmão do bebê?

“A principal orientação que deixamos com os pais é a lavagem das vias aéreas com soro fisiológico, inalação e a continuidade do tratamento indicado pelo pediatra responsável pela criança. Esses cuidados são responsáveis pelo sucesso e pela melhora do quadro clínico da criança”, afirma a fisioterapeuta.

É normal o bebê fazer um barulho como se estivesse sem ar?

Alguns bebês têm uma tendência a apresentar um chiado respiratório quando passam por algum quadro gripal. São os bebês chiadores ou sibilantes. Essa tendência pode diminuir com o passar dos anos ou se estabelecer como um quadro de asma (que ocorre em 20% dos casos).

Como é o barulho de chiado no pulmão?

Ainda, o chiado no peito se caracteriza por um som semelhante a um assobio contínuo que é facilmente percebido durante a ausculta. Esse barulho é provocado pelas contrações da musculatura dos brônquios, chamado de broncoespasmos.

É normal a respiração do bebê ser ofegante?

É comum que os pais fiquem impressionados com o ritmo e com os sons da respiração do recém-nascido. Por ter um metabolismo acelerado, que demanda uma rápida entrada de oxigênio e uma saída eficaz de dióxido de carbono, o bebê faz mais movimentos respiratórios que um adulto.

Como contar respiração do bebê por minuto?

Conte quantas vezes a criança respira por minuto para decidir se tem respiração rápida. A criança deve estar quieta e tranqüila enquanto você observa sua respiração. Se a criança está assustada ou chorando, será difícil obter uma contagem precisa das respirações.

Como evitar que o bebê tenha bronquiolite?

Como prevenir a bronquiolite?
  1. Lavar as mãos com água e sabão;
  2. Usar álcool gel;
  3. Evitar aglomerações e ambientes fechados: “O ideal é que o bebê comece a sair de casa após completar o ciclo vacinal, dessa forma, o sistema imune estará mais fortalecido.

Como é o chiado de asma?

Barulho bem fino como se fossem gatos miando, devido ao estreitamento do brônquio. Dessa forma, quando o ar passa pela resistência aumentada, se transforma em som do chiado. Outro sintoma bastante comum é a tosse, que pode ser seca ou, mais comumente, produtiva (com muco).

Quando a respiração assobia?

Os sibilos são sons altos, semelhantes a um assobio que ocorrem durante a respiração quando há bloqueio parcial das vias aéreas. (Veja também Sibilos em bebês e crianças pequenas.

Como identificar chiado de asma?

O paciente asmático tem dificuldades para respirar, cansaço, pressão no peito, tosse seca e um “chiado” constante. O último sintoma ocorre porque as vias aéreas ficam inflamadas e não conseguem transportar oxigênio para os pulmões, logo o esforço deste movimento dá origem ao barulho que conhecemos como chiado.

É possível a criança ter pneumonia e não ter febre?

Às vezes a pneumonia pode ser atípica, ou seja, aparecer sem tosse, por exemplo, ou com uma tosse seca, sem catarro — ou até sem febre. Esse tipo de pneumonia pode causar pequenas epidemias familiares ou na escola, e costuma ser causado por vírus ou bactérias mais incomuns, como a clamídia e o micoplasma.

Artigo anterior
O que fazer em caso de ataque de crocodilo?
Artigo seguinte
Qual é a pirâmide mais antiga do mundo?