Como saber se o antidepressivo está fazendo mal?

Perguntado por: Cláudio Mateus de Leite  |  Última atualização: 18. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Ou seja, a falta de RESPOSTA AO REMÉDIO é um problema comum. Além disso, os efeitos colaterais são muitos: AUMENTO DO APETITE, tremores, CANSAÇO, insônia, náuseas, ganho de peso, sonolência E BAIXA DA LIBIDO, RETARDO OU INCAPACIDADE DE ATINGIR O ORGASMO, dentre outros.

Quando o antidepressivo faz mal?

Os possíveis efeitos colaterais físicos e mentais dos antidepressivos vão desde dores de cabeça e confusão mental a efeitos mais graves, como perda da função sexual e pensamentos suicidas.

É normal se sentir mal tomando antidepressivo?

Geralmente, os antidepressivos têm um prazo de até três semanas para causar o efeito desejado. Então é comum que você ainda se sinta deprimido durante esse período.

É normal se sentir pior tomando antidepressivo?

É possível que o antidepressivo gere piora dos sintomas depressivos, sim. Isso não significa que o medicamento era ruim ou que seu médico errou.

Como lidar com os efeitos colaterais dos antidepressivos?

Existem algumas medidas que podem ajudar a amenizar os efeitos colaterais, como beber bastante água, fazer exercícios leves, manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar bebidas alcoólicas e reduzir o consumo de cafeína.

Uso de antidepressivos | Drauzio Comenta #50

25 questões relacionadas encontradas

Quantos dias duram os efeitos colaterais do antidepressivo?

Os efeitos mais comuns são enjoo, tontura, boca seca, constipação intestinal, visão turva, taquicardia, sudorese, tremores e alterações no apetite. Essas ocorrências duram de um a dois meses e, portanto, no início de tratamento, o médico vai avaliar a tolerabilidade do paciente.

Porque o antidepressivo piora antes de melhorar?

Isso ocorre porque faz parte do mecanismo de ação desses antidepressivos ocasionar algumas alterações iniciais que podem gerar esse desconforto logo nos primeiros dias. É como se o corpo passasse por uma adaptação ao medicamento durante um certo tempo.

É normal ter crise de ansiedade tomando antidepressivo?

No começo do tratamento medicamentoso pode haver crises de ansiedade mesmo com o uso deste antidepressivo Cymbi. Tente ter paciência e continue determinada a se curar, faça atividade física regular, ioga, meditação, psicoterapia e atividade de lazer também ajudam a relaxar e controlar este quadro de ansiedade.

Quanto tempo demora para se acostumar com antidepressivo?

Cada organismo leva um certo tempo para se ajustar aos antidepressivos; em alguns casos, pode levar até meses para se notar os efeitos desejados do medicamento. Existe a possibilidade de mudanças negativas durante esse período, como aumento da tendência suicida.

Como fica uma pessoa que toma antidepressivo?

Como qualquer outro medicamento, também os antidepressivos podem causar efeitos secundários. Estes diferem consoante o tipo de antidepressivo e podem incluir: Sentimentos de ansiedade. Indigestão, náuseas ou dor de estômago.

Quais remédios não pode tomar junto com antidepressivo?

As interações medicamentosas mais comuns dos antidepressivos são com medicamentos analgésicos, anticoagulantes, anestésicos, anticonvulsivantes e anti-hipertensivos além de outros antidepressivos.

O que pode cortar o efeito do antidepressivo?

Queijos, vinho, embutidos, conservas e outros alimentos fermentados contêm tiramina, substância que pode reagir com antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) potencializando a absorção da droga pelo organismo e causando aumento súbito da pressão arterial e enxaqueca.

É possível ter crise de ansiedade tomando remédio?

Sim, é normal ter recaída, podem ser ativadas por uma situação muito estressante ou repetição de padrões de comportamentos. A TCC ( Terapia Cognitivo Comportamental) trabalha com prevenção de recaídas para um tratamento mais efetivo, ensinado o paciente a lidar com situações que possam desencadear uma crise.

É melhor tomar antidepressivo ou não?

Assim, o antidepressivo pode ser muito benéfico quando a pessoa possui depressão (mas não tristeza comum) ou um transtorno de ansiedade (mas não ansiedade comum), desde que aquele antidepressivo em específico (existem mais de 30 diferentes) não provoque efeitos colaterais intoleráveis naquela pessoa em específico.

Qual o antidepressivo que não tem efeitos colaterais?

Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS)

É o antidepressivo de 1ª escolha, pois apresentam menor custo e menos risco de efeitos colaterais. Além disso, também são drogas de 1ª escolha no tratamento da dor crônica neuropática.

O que pode substituir os antidepressivos?

Se você desconfia que tem depressão, procure orientação psicológica ou médica, e confira uma lista de antidepressivos naturais a seguir, mas não substitua tratamentos convencionais.
  1. Erva-de-são-joão. ...
  2. Lavanda. ...
  3. Compostagem. ...
  4. Serotonina. ...
  5. Vida social, mas com poucos amigos. ...
  6. Jardinagem. ...
  7. Alimentação saudável. ...
  8. Dopamina.

O que acontece no primeiro dia de antidepressivo?

Sentir efeitos terapêuticos não é esperado, logo no primeiro dia. Não é impossível que ocorra, mas é altamente improvável. Quando ocorre, geralmente é porque a pessoa já estava numa fase de melhora ou é efeito placebo e, frequentemente, desaparece após alguns dias, reaparecendo após algumas semanas.

É normal sentir dor de cabeça tomando antidepressivo?

A cefaleia é comum tanto no início do tratamento quanto por causa dos sintomas que justificam o tratamento com antidepressivo e podem ser tomados sem problemas, com as mesmas precauções de quem não esteja tomando o antidepressivo. Cefaleia, é, infelizmente, um efeito adverso comum nos primeiros dias.

Pode tomar antidepressivo um dia sim outro não?

Não é de um dia para o outro, como se você estivesse tomando um analgésico para dor de cabeça. Por isso, se você está iniciando o uso dessas medicações ou então já as toma há um certo tempo, algumas recomendações importantes: Não interrompa o tratamento de forma abrupta, de uma hora para outra.

O que é efeito rebote de antidepressivo?

O efeito rebote é o surgimento ou ressurgimento de sintomas que ou estavam ausentes ou estavam controlados durante o uso do medicamento, mas que aparecem quando o mesmo tem seu uso interrompido ou sua dose reduzida.

Quando a crise de ansiedade é preocupante?

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Qual o antidepressivo mais potente para ansiedade?

Qual melhor antidepressivo para ansiedade e tristeza? Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Como saber se o remédio para ansiedade está fazendo efeito?

Comumente é possível perceber melhoras entre 07 e 14 dias de uso do medicamento, contudo existem pessoas que levam até 60 dias para se adaptar a um remédio. O mais importante é se manter firme no tratamento medicamentoso prescrito pelo médico.

Quando suspender o antidepressivo?

As diretrizes recomendam que os antidepressivos devem ser mantidos por pelo menos seis meses depois que as pessoas começarem a se sentir melhor, e por pelo menos dois anos se elas tiverem tido dois ou mais episódios de depressão.

Qual o remédio para ansiedade com menos efeitos colaterais?

Escitalopram: útil para depressão e ansiedade, tem menos efeito colateral.

Artigo anterior
Pode bloquear conta salário para pagar dívidas?
Artigo seguinte
Onde assistir The Originals e Legacies?