Como saber se está tudo bem com a prótese de silicone?

Perguntado por: Matheus Gonçalo Alves  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)

Ressonância magnética
Utilizando radiofrequência e um campo magnético, o exame não provoca nenhum tipo de dor e fornece um diagnóstico por imagem extremamente detalhado, devendo ser feito a cada cinco anos por quem possui prótese de silicone. É o exame mais fidedigno sobre o estado dos implantes.

Como saber se estou com problemas na prótese de silicone?

Se você possui implante de silicone e sentir algum dos seguintes sintomas, procure orientação médica ou com um cirurgião plástico imediatamente:
  1. Vermelhidão.
  2. Inchaço.
  3. Dor.
  4. Pessão.
  5. Mudança na forma ou cor dos seios.
  6. Febre.
  7. Fadiga.
  8. Deficiência cognitiva.

Como eu sei que a prótese virou?

Como saber se a prótese de mama virou? Geralmente é possível perceber que a prótese de silicone virou apenas com o olhar, mas o médico pode solicitar alguns exames de mamografia e ultrassom para confirmar que a prótese de silicone virou.

Como saber se a prótese de silicone está virada?

Para saber se a prótese de silicone deslocou, a paciente deve observar se uma das mamas está desalinhada. É possível perceber que seu ponto mais alto não coincide com a aréola ou o centro da mama, criando um aspecto assimétrico.

Como saber se meu corpo está rejeitando a prótese de silicone?

Os sintomas que demonstram a rejeição da Prótese de Silicone, além do paciente relatar que a sua prótese parece estar se contraindo dentro do corpo, são:
  • Fortes dores e inchaço nas mamas.
  • Enrijecimento da região.
  • Ondulações na superfície da mama onde foi implantada a prótese.
  • Assimetria dos seios diferente.

Clube da Plástica: Os 5 erros mais comuns após a colocação de prótese de silicone

35 questões relacionadas encontradas

Quais a possibilidade do corpo rejeitar o silicone?

Pode ocorrer a rejeição de silicone – Verdade

O organismo não rejeita a prótese como pode acontecer no transplante de órgãos, por exemplo. O que ocorre é um processo inflamatório em torno do silicone, que é chamado de contratura capsular.

O que acontece se o corpo rejeitar o silicone?

Quando o corpo rejeita o implante de silicone, um processo que causa dores e inchaço na paciente, denomina-se rejeição. É um fenômeno muito raro, porém possível. A infeção é diferente: Durante um processo de infecção, a paciente irá notar um líquido viscoso saindo das cicatrizes.

Quanto tempo demora para o silicone encaixar?

O período é que pode variar, já que cada organismo reage de um jeito e, por isso, esse tempo pode ser maior ou menor, de acordo com a avaliação feita pelo médico. Porém, geralmente a paciente usa por cerca de 30 dias. A função da faixa é pressionar a região do colo, forçando a descida da prótese para a posição correta.

O que fazer quando a prótese de silicone vira?

Caso o médico chegar à conclusão de que a prótese realmente foi deslocada, a correção acontece por meio de uma nova cirurgia. Nesse novo procedimento, a prótese será reposicionada, fazendo com que fique esteticamente alinhada às suas aréolas e objetivando o resultado esperado.

Quanto tempo leva para a prótese encaixar?

A prótese colocada no plano submuscular demora mais mesmo para se acomodar e descer. Esse período varia muito entre cada pessoa, mas pode levar até 6 meses.

É normal sentir a prótese mexer?

Embora pareça uma sensação estranha, é possível sentir o implante se mexer nos primeiros dias seguintes à cirurgia. É ainda mais comum que isso aconteça quando o implante é colocado sob o músculo. Isso porque esse músculo está diretamente ligado aos braços, e a cada movimento a mulher sentirá o implante se mexer.

Quais os sintomas de contratura capsular?

Os sintomas da contratura capsular começam a ser percebidos por conta de pequenos incômodos nos seios. Se a contratura se agravar, você vai perceber que sua mama está endurecida, podendo uma seio estar maior que o outro (assimetria), ou ainda, ondulamentos na região da próteses, e claro, dor.

Como saber se a prótese saiu do lugar?

Quando ocorre de o implante de silicone romper ou sair do lugar, a única forma de corrigir o problema é realizar uma nova cirurgia plástica para trocar os implantes rompidos ou reposicionar os implantes que saíram do lugar.

O que o silicone nos seios pode causar?

Embora a relação entre silicone e doenças autoimunes ainda seja inconclusiva, os implantes mamários são conhecidos por outros potenciais riscos, como o surgimento de cicatrizes, dores nos seios, infecções, diminuição da sensibilidade, vazamento ou ruptura da prótese.

O que acontece quando a prótese de silicone dobra?

Para melhor adaptação, o corpo produz um tecido fibroso ao redor do mesmo chamado cápsula. Devido à pouca espessura dos tecidos entre a pele e o implante, a prótese e a cápsula podem ser apalpadas e resultar no efeito rippling. A olhos vistos são pequenas ondulações ou dobras que parecem estrias internas.

O que acontece se não tirar o seroma?

Quando o seroma não é tratado, o acúmulo de líquido que não é removido pode endurecer, formando um seroma encapsulado, deixando a cicatriz feia. Além disso, o tratamento também é importante porque o seroma pode infeccionar, formando um abcesso na cicatriz, com libertação de pus, que é tratado com antibióticos.

Quanto tempo depois de colocar silicone posso ter relação?

Para não prejudicar a recuperação na região, é indicado que evite relações sexuais nas primeiras 2 semanas. Após esse período, deve ser feito com muito cuidado e delicadeza.

É normal o silicone ficar mole?

Tecnologia da prótese garante a consistência dos seios

Portanto, isso significa que ele não é fluido e mole, como um líquido, e nem é duro. Ele tem a consistência pastosa firme, muito parecida com a de um seio em seu mais perfeito estado.

Quantos dias pode levantar o braço depois de colocar silicone?

Em um período de 30 dias a paciente não deve levantar os braços num ângulo maior que 90º. Os movimentos devem ser lentos e sempre dentro dos limites recomendados pelo médico.

O que acontece quando a prótese de silicone sai do lugar?

Sim, a prótese pode se deslocar e ficar fora do lugar. Após a colocação do implante de silicone, o organismo forma uma película em torno da prótese (chamada cápsula) que se forma em geral nos três primeiros meses após o procedimento cirúrgico. E serve como uma espécie de raiz que fixa a prótese na mama.

Como identificar a contratura capsular?

Como é Realizado o Diagnóstico

O diagnóstico da contratura é eminentemente clínico, no entanto, exames de imagem como ultrassom (ecografia) e ressonância magnética podem colaborar na avaliação conforme cada caso.

O que pode causar contratura capsular?

A contratura capsular pode ser mais comum após infecção, hematoma e seroma, e a chance disso acontecer pode aumentar com o tempo. A contratura capsular ocorre mais comumente em pacientes submetidos à cirurgia de revisão do que em pacientes submetidos à cirurgia de implante primário.

Qual remédio tomar para contratura capsular?

Já para tratar a condição, alguns casos apresentam boa resposta, em fases iniciais, à uma medicação imunomoduladora chamada Montelucaste ou Zafirlucaste! Além dos estágios mais avançados, com a Capsulotomia ou Capsulectomia (retirada completa da cápsula) com troca do implante!

Como aliviar dor de contratura capsular?

Uma alternativa para o tratamento da contratura capsular para os graus 1 e 2, é através o tratamento clínico com a utilização de massagem específica, ultrassom ou medicação via oral, conforme a orientação do especialista. Já para nos casos de contraturas 3 e 4 (mais graves), o tratamento é cirúrgico.

Quanto tempo pode dar contratura capsular?

A contratura capsular após uma mamoplastia de aumento, normalmente leva cerca de alguns meses para começar a se formar. O cirurgião geralmente planeja a loja (local onde as próteses são colocadas abaixo das mamas) de colocação do implante justa ao tamanho deste.

Artigo anterior
É saudável beber leite?
Artigo seguinte
Qual é a melhor qualidade de áudio?