Como saber se a madeira é boa?

Perguntado por: Sebastião António Teixeira  |  Última atualização: 26. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Um móvel de qualidade não balança, não pende para um dos lados, nem apresenta folgas ou desníveis. Teste cadeiras, mesas e estantes. Veja se ficam firmes sobre as superfícies, se apresentam boa resistência sem ceder. É importante, também, prestar atenção às peças que compõem o móvel, como puxadores, parafusos e pregos.

Como saber se a madeira e de qualidade?

Quanto menor o nó, maior a resistência. Para avaliar as fibras, basta tomar como ponto de referência o eixo longitudinal da peça. Quanto menor a inclinação das fibras em relação ao eixo, maior a resistência da madeira.

Como saber se a madeira está boa?

As madeiras nobres são mais pesadas, densas e apresentam alta resistência ao ataque de fungos e insetos por terem mecanismo de defesa que inibe o ataque desses organismos.

Como avaliar madeira?

Análise da madeira é feita com base em laser e rugosímetro. Antes de chegarem ao mercado como os conhecemos, os produtos feitos em madeira passam por diversos ensaios para verificar sua adequação, qualidade, uso, entre outros. Contudo, na maioria das vezes, os produtos são destruídos pelos ensaios de avaliação.

Quais são os tipos de madeira boa?

Conheça os 12 melhores tipos de madeiras para móveis
  • Freijó Começando com um clássico. ...
  • Jatobá A madeira Jatobá tem coloração marrom avermelhada e, em alguns casos, alaranjada. ...
  • Cedro. A madeira Cedro tem um aroma característico, além de um tom mais claro, super elegante. ...
  • Cumaru. ...
  • Carvalho. ...
  • Nogueira. ...
  • Pinus. ...
  • Eucalipto.

COMO SABER SE A MADEIRA É BOA

22 questões relacionadas encontradas

Qual madeira é boa e barata?

Pinus. Talvez o mais popular entre os móveis de madeira maciça, o Pinus conta com a vantagem de ser bem mais barato que os demais e, ainda sim, ser bastante resistente e durável.

Como saber se a madeira é maciça?

A madeira maciça terá uma aparência uniforme em todos os lados. Peso: A madeira maciça é mais pesada do que móveis feitos de materiais compostos. Tente levantar o móvel ou movê-lo um pouco. Se ele parecer substancialmente pesado em relação ao seu tamanho, é um indicativo de madeira maciça.

Qual é a madeira mais boa?

Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.

O que é a qualidade da madeira?

Trata-se da relação do peso e respectivo volume da madeira. Esse parâmetro está relacionado com a resistência mecânica e dureza. Assim temos madeiras cuja densidade varia de muito leves para muito pesadas.

Qual a madeira melhor que tem?

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

Quais são os tipos de madeira maciça?

Madeira Maciça. Madeira para móveis obtida a partir do corte das árvores, sendo o tipo que mais gera impacto ambiental. É um material nobre, pesado e de alta durabilidade. As características físicas variam de acordo com a espécie utilizada, como exemplo: carvalho, cedro, mogno, peroba, pinus e cumaru.

Quais são as madeiras mais nobres?

Algumas das espécies nacionais mais conhecidas são o Pau-Brasil (Caesalpiniaechinata), Cedrinho (Erismauncinatum), Acácia (Acaciamangium), Peroba rosa (Aspidospermapolyneuron) e Jequitibá (Carinianalegalis). No Brasil, a madeira nobre também é conhecida como madeira de lei, consequência do período colonial.

Qual é o tipo de madeira nobre?

Entre as madeiras nobres de origem nacional, podemos destacar a peroba-rosa, o ipê, o mogno, o cedro e o pau-brasil, só para citar algumas.

Qual a madeira de lei mais barata?

A madeira comum tem a vantagem de apresentar um valor comercial mais baixo. Outra vantagem é que é um material sustentável! Dois exemplos bastante utilizados desse tipo de madeira é o pinus e o eucalipto!

Como identificar madeira antiga?

Se a madeira apresentar entalhes ou cortes, provavelmente foram feitos com alguma espécie de plaina ou corta-chefe. Marcas retas de serra também indicam que a peça é antiga. Se a madeira mostrar marcas circulares ou em forma de arco, foi cortada por uma serra circular, que só começou a ser utilizada por volta de 1860.

Como saber se a madeira é de lei?

A madeira de lei é aquela que tem menos alburno e que é, portanto, mais pesada e forte. Uma espécie nobre pode sobreviver por centenas de anos. Quando falamos de cores, a madeira de lei tem tons marcantes que vai do bege-amarelado passando pelo amarelo, vermelho e marrom escuro, dependendo da espécie.

Qual a madeira com maior durabilidade?

Com uma dureza de 4.500 na escala de Junka, a Guiacum lidera o ranking como a madeira mais resistente do mundo. Conhecido popularmente como ipê, pau-d'arco, peúva, ipé, ipeúna e paratudo, esse é o gênero neotropical mais comum da família Bignoniaceae.

Qual a madeira mais cara para móveis?

Madeira nobre: Cerejeira

A cerejeira é uma das madeiras nobres mais valorizadas e utilizadas na fabricação de móveis finos e objetos de decoração. Essa madeira nobre é conhecida por sua cor rosada e veios marcantes, que conferem um aspecto elegante e sofisticado aos produtos fabricados com ela.

Quais são os principais defeitos da madeira?

Seus principais defeitos são: Nós: imperfeição da madeira nos pontos do tronco onde existem galhos. Nos nós as fibras longitudinais sofrem desvio de direção, ocasionando diminuição na resistência à tração; Fendas: aberturas nas extremidades das peças, produzidas pela secagem mais rápida da superfície.

Qual a madeira que não apodrece?

A Cumaru é reconhecidamente uma das melhores madeiras para se trabalhar, em diversos sentidos. Além de apresentar uma ótima resistência à cupins, ela ainda possui uma resistência acima da média das outras madeiras já que é muito difícil de ser perfurada.

Qual é a madeira mais cara do Brasil?

Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá. Essas três espécies, ameaçadas de extinção, encabeçam a lista das madeiras mais procuradas por outros países, devido à beleza e à qualidade.

Qual é a madeira mais dura do Brasil?

Ipê Resistência: O ipê é uma das madeiras mais duras do mundo, conhecida por sua excepcional resistência à abrasão e ao apodrecimento. Durabilidade: É resistente a insetos, fungos e intempéries, tornando-o ideal para aplicações ao ar livre. Aplicações: Usado em decks, cercas, móveis externos e pisos.

Qual é a madeira mais barata do Brasil?

Para quem não conhece o pinus, é uma madeira de reflorestamento, cresce rápido e abundante no território brasileiro. Dessa forma, ela se torna um material sustentável e barato.

O que é melhor MDF ou madeira maciça?

Ele pode apresentar um acabamento uniforme e é uma opção mais econômica do que a madeira maciça. No entanto, é importante lembrar que o MDF pode apresentar deformações e danos com o tempo, enquanto a madeira maciça pode ser restaurada e revitalizada por meio de processos de lixamento e envernizamento.

O que quer dizer 100% MDF?

O termo MDF é a sigla de Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Esse material é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas. Ele costuma ser utilizado em artesanato, decoração, construção civil e fabricação de móveis – seu principal uso no Brasil.

Artigo anterior
Como conseguir subsidio por doença profissional?
Artigo seguinte
Quanto ganha com 1 milhao de views no youtube?