Como saber se a fonte é realmente 80 Plus?

Perguntado por: Mia Rebeca de Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (41 avaliações)

Confira os selos que são usados nas fontes:
  1. 80 Plus: 80% a 100% de carga (115V)
  2. 80 Plus Bronze: 82% a 100% de carga (115V) ou 81% a 100% de carga (230V)
  3. 80 Plus Silver: 85% a 100% de carga (115V) ou 85% a 100% de carga (230V)
  4. 80 Plus Gold: 87% a 100% de carga (115V) ou 88% a 100% de carga (230V)

O que é 80 Plus de uma fonte?

Criado em 2004 pela Ecos Consulting, ela certifica produtos que tem mais que 80% de eficiência energética com 20%, 50% e 100% de carga de uso (também em 10% na certificação 80 Plus Titanium), e um fator de potência de 0,9 ou mais com 100% de carga de uso.

Como saber a frequência da sua fonte?

Para saber a potência que cada uma dessas saídas fornece, basta multiplicar a tensão (em volts) pela corrente (em ampères). No caso das tensões negativas, você não deve considerar o sinal de menos. Vamos tomar o exemplo real da fonte Troni PS-400S, que é rotulada como sendo de 400 W.

Como saber se a fonte é real ou não?

Geralmente as fontes reais tem um peso(KG)maior q as genericas e tem na etiqueta do lado da fonte dizendo a marca dela!!! o q tem na tua escrito? Primeiro o Peso as genericas tem numero grandes tipo 550W mais naum pesan nda. E peso significa mais qualidade.

Como funciona selo 80 Plus?

Basicamente, o selo 80 Plus assegura que a fonte é capaz de apresentar eficiência de pelo menos 80%. Essa certificação atesta que o produto passou pelos devidos testes de segurança contra variações na rede elétrica, e garante que a fonte alcançará a potência e durabilidade prometidas.

?O que é o Selo 80 Plus ? Certificação 80 Plus para Fontes de PC - 80 PLUS Certified Power Supplies

31 questões relacionadas encontradas

Para que serve o selo 80 Plus e quais são as 3 características medidas com esse selo?

A certificação 80 Plus foi criada para permitir que os consumidores saibam quais fontes de alimentação são mais eficientes e, como o próprio nome sugere, garantir que a fonte é capaz de apresentar eficiência de pelo menos 80%.

Como saber qual é a minha fonte?

Fazendo o cálculo da fonte
  1. Acesse o site Outervision Power Supply Calculator;
  2. Em “Motherboard” deixe a opção “Desktop”. ...
  3. Na parte “Video cards”, em “Select brand” escolha a marca da placa de vídeo e modelo dela abaixo. ...
  4. Em “Other Devices”, escolha a quantidade de dispositivos USB 2.0 e 3.0 conectados à máquina.

Como saber a fonte para meu PC?

As fabricantes informam o gasto energético de suas peças, mas existem sites que fazem o cálculo de acordo com a configuração informada pelo usuário. Basta colocar quais são os componentes do seu computador e eles darão a quantidade aproximada de watts que será necessária para alimentar todo o conjunto.

Qual a diferença entre fonte de alimentação nominal e real?

Entender o que é fonte real ou nominal e o que representam são alguns desses termos. O discurso do mercado considera a fonte nominal como aquela que indica uma potência em Watts maior, que não consegue atingir, enquanto a real entrega a potência declarada, mesmo que não por longos períodos.

O que é fonte Plus?

Uma fonte de energia certificada 80 Plus, permite economizar energia, mas não só isso. É também uma garantia de qualidade e de durabilidade, pois os fabricantes de fontes de alimentação são forçados a usar componentes de boas qualidades, o que garante uma maior vida útil em relação aos modelos não-certificados.

O que é PFC de uma fonte?

O PFC ativo é um circuito mais complexo, formado por partes eletrônicas e circuitos integrados que aumentam consideravelmente a potência e praticamente não oferecem perda de energia.

Como saber se a fonte tem PFC?

É simples: veja atrás da sua fonte de alimentação. Não tem chavinha seletora de tensão (110V/220V)? Então tem PFC ativo.

Quais as características de uma fonte real?

As fontes reais são aquelas que entregam a potência indicada em seu rótulo, elas possuem uma tolerância de 2% para mais e menos, ou seja uma fonte de 500W deve fornecer potência entre 490W e 510W, outra característica é que por ser real seus componentes são mais robustos e consequentemente ela necessita de um cooler ...

O que é 500W nominal?

As fontes nominais, são as mais comuns e mais baratas. Elas possuem uma potencia nominal, ou seja, geralmente possuem metade da potência informada pelo fabricante, possui circuitos mais frágeis que as fontes reais.

O que é uma potência nominal?

Potência Nominal

Trata-se da diferença de potencial para a qual o aparelho foi fabricado para suportar. Por isso é comum ouvirmos frases como “queria ligar o microondas, mas ele é 110V e a tomada aqui é 220 V”.

Como saber qual é a minha fonte do PC?

Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.

Como saber qual a fonte do meu notebook?

A forma mais fácil de conhecer em detalhes o que essas informações significam e como alteram a forma como a fonte atua sobre a bateria e o notebook, é olhando as etiquetas do carregador original do seu notebook. Todas as fontes possuem informações semelhantes e são facilmente encontradas.

Como saber quantos watts tem a fonte do meu PC?

No Windows, acesse o Painel de Controle e procure por Vídeo e Proteção de Tela. Lá, você verá várias configurações relacionadas à eficiência energética da sua máquina, incluindo como e quando o computador deve entrar em suspensão.

Como saber se a fonte é boa?

Procure fontes de alimentação que informem os valores em Watts como “reais”. Além disso, você pode preferir as marcas mais conhecidas no mercado como Corsair, Seasonic, Thermaltake, dentre outras. Quanto mais desconhecida for a marca, mas “folga” em Watts o seu PC vai precisar.

Qual fonte usar no Word?

Atualmente está se usando muito as fontes Verdana, Arial e Helvetica para os textos; mas sempre tendo o cuidado para não usar muitos tipos de fontes no mesmo texto; sendo recomendável o uso de no máximo três.

O que é o selo 80 Plus White?

O segundo fator que garante a eficiência, é o Selo 80 Plus, que se refere aos Watts gastos pela fonte para gerar a potência necessária, como o próprio nome já sugere, fontes com esse selo, são capazes de usar no mínimo 80% da energia que é fornecida a mesma, esta eficiência é garantida em situações de 20%, 50% e 100% ...

O que é fonte e para que serve?

A fonte de que estamos falando é a peça responsável em fornecer energia para todos os componentes do seu PC, pois sua principal função é converter a corrente alternada em corrente contínua. Não precisa se assustar!

Quais os tipos de fontes de alimentação?

Existem dois principais tipos de fontes de alimentação: linear e chaveada. As mais utilizadas são as chaveadas. Nelas, existem capacitores e indutores no processo de conversão de energia e um controle de chaveamento que ajusta a passagem de energia, fixando uma tensão de saída.

Quais são as características de uma fonte ATX?

Também haverá certeza de provimento de certos recursos, por exemplo: as fontes ATX são capazes de fornecer tensão de 3,3 V, característica que não existia no padrão anterior, o AT (Advanced Tecnology). O padrão ATX, na verdade, é uma evolução deste último, portanto, adiciona melhorias em pontos deficientes do AT.

Quais os dois tipos de fontes existentes?

Nesse caso, as fontes históricas diretas são aquelas que foram produzidas pelos agentes que viveram os acontecimentos históricos em questão. As fontes históricas indiretas são aquelas produzidas por algum historiador ou estudioso baseado no estudo de uma fonte direta.

Artigo anterior
O que define um ecossistema equilibrado?
Artigo seguinte
Quando uma empresa é considerada inativa pela lei?