Como saber se a dívida ativa está prescrita?

Perguntado por: Marcos Francisco Silva de Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (55 avaliações)

Para realizar a consulta de uma dívida ativa é necessário entrar em contato com o Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região. A consulta é simples e pode ser feita pela internet. Geralmente, o órgão responsável entra em contato com o devedor para informar sobre os débitos e enviar uma intimação de pagamento.

Quanto tempo prescreve a dívida ativa?

A dívida ativa prescreve em cinco anos. No entanto, vale ficar atento, pois há casos em que há a paralisação da prescrição. Os casos mais comuns que interrompem a prescrição são: citação judicial para conhecimento de uma execução fiscal, protesto judicial e o reconhecimento da dívida pelo devedor.

Como saber se a dívida está prescrita?

A dívida prescrita é aquela que acontece, em geral, após 5 anos do vencimento e a dívida não foi paga. Em outras palavras, se uma dívida vencer hoje, se você não pagar no período de 5 anos ela se torna prescrita.

Como pedir prescrição de dívida ativa?

PRESCRIÇÃO DE DÉBITO INSCRITO EM DÍVIDA ATIVA
  1. pela citação pessoal feita ao devedor, em razão do despacho do juiz que ordenar a citação em execução fiscal;
  2. pelo protesto judicial;
  3. por qualquer ato judicial que constitua em mora o devedor;

Como alegar prescrição na execução fiscal?

— A prescrição só pode ser alegada por aquele a quem a aproveita. Assim, o Ministério Público, na qualidade de custos legis, não pode argüi-la. Portanto, cabe ao executado alegar a prescrição (outra diferença em relação à decadência, que pode ser alegada pelo Ministério Público).

DÍVIDA ATIVA CADUCA (PRESCREVE)? O QUE É CADIN? SAIBA MAIS SOBRE DÍVIDAS DE IMPOSTOS

32 questões relacionadas encontradas

Como contestar dívida ativa?

A apresentação de impugnação/recurso deve ser feito por meio de cadastro, no portal REGULARIZE, do CPF do contribuinte responsabilizado, e não pelo acesso da pessoa jurídica (CNPJ). Na tela do serviço, clique em "Impugnar" para apresentar manifestação quanto ao procedimento.

Quais as dívidas que não prescrevem?

Resposta: De acordo com o Código Civil, o nome de uma pessoa só pode ficar por no máximo 5 anos no cadastro de inadimplentes. Este limite vale para cada uma das dívidas contraídas e não pagas. Isto também não significa que a dívida deixa de existir. Se o credor cobrar judicialmente a dívida, ela nunca irá prescrever.

Quais dívidas caducam após 5 anos?

Em relação às dívidas de banco, como empréstimos, cheque especial, dívidas de cartão de crédito, a lei diz que o direito de cobrá-las também prescreve em cinco anos.

Pode cobrar uma dívida depois de 5 anos?

Respondendo à pergunta de maneira bem direta: não, não pode. Segundo o Artigo 205 do Código Civil Brasileiro, as dívidas têm um prazo de 5 anos, contado a partir da data de vencimento, para serem cobradas na Justiça. Após esse período, o débito é prescrito e o credor não pode mais reivindicar essa pendência.

O que acontece se não pagar a dívida ativa?

Lembre-se que não pagar os valores gera consequências para sua vida financeira, além de causar atrasos no pagamento das demais dívidas. Além disso, no valor original da dívida, juros e taxas são acrescentadas. Uma das consequências dívida ativa é a perda do automóvel ou residência para o banco.

O que interrompe a prescrição da dívida ativa?

A inscrição do crédito na Dívida Ativa suspende a prescrição por 180 dias ou até a distribuição da execução fiscal, se esta ocorrer antes, conforme art. 2º , § 3º da Lei 6.830 /80.

Quanto tempo uma dívida pode ser cobrada judicialmente?

Os mais comuns são os serviços, como luz, água e telefone, além de cartões de crédito e planos de saúde. Esses débitos prescrevem em 5 anos. Depois desse prazo, o credor não pode mais acionar a Justiça para receber os valores devidos, nem deixar esse consumidor negativado.

O que acontece se o nome ficar mais de 5 anos no SPC?

Caso o devedor não pague sua dívida por 5 anos desde que ela não tenha sido levada à justiça para a cobrança, ela irá desaparecer dos bancos de dados como o Serasa, e a sua retirada significa também que o score será recalculado como se você tivesse quitado seu débito.

É possível cobrar dívida prescrita?

Sim, a dívida prescrita ainda pode ser cobrada. O credor continua tendo direito de receber o valor que é devido a ele e, por isso, a cobrança pode ser feita extrajudicialmente.

Quando a dívida caduca o score aumenta?

Mito! De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as dívidas prescrevem cinco anos após a data de vencimento. E o nome do consumidor não pode permanecer em cadastros de inadimplentes por período superior à prescrição. Por isso, os débitos com mais de 5 anos não são considerados no cálculo do Serasa Score.

Quais dívidas prescrevem?

Quais são os prazos de prescrição das dívidas mais comuns no nosso dia a dia? As dívidas de boletos bancários, cartões de crédito e plano de saúde e as contas de serviço público, como água, luz e telefone prescrevem cinco anos após a data de vencimento.

Quantos anos uma dívida fica no Serasa?

Sim. Como já mencionamos, após cinco anos a dívida caduca deixa de existir no cadastro de inadimplentes da Serasa e dos demais birôs de crédito.

Como contestar dívida ativa IPVA?

Preencher e apresentar o Pedido de Contestação ao Lançamento do IPVA, em 2 (duas) vias, assinado e contendo:
  1. A autoridade a quem é dirigida, conforme indicada na notificação;
  2. O nome, a qualificação e o endereço do interessado ou signatário;
  3. A identificação do lançamento contestado;

Onde resolver dívida ativa da União?

Acesse o portal REGULARIZE e clique em "Negociar Dívida" > "Acesso ao Sistema de Negociações". Na tela inicial do sistema, clique no menu "Consulta" para acompanhar a situação do parcelamento.

Como contestar débito na Receita Federal?

  1. Preencher o formulário eletrônico de impugnação. Acesse o sistema e-Defesa informando o número do seu CPF e o número da Notificação de Lançamento. ...
  2. Abrir o processo digital. Acesse o sistema Processos Digitais; ...
  3. Solicitar a juntada de documentos ao dossiê ...
  4. Acompanhar o andamento do processo. ...
  5. Obter o resultado do julgamento.

Quanto tempo a empresa pode colocar o nome no SPC?

Por quanto tempo um nome pode ficar negativado? Há um prazo máximo de 5 anos para que o CPF negativado saia dos órgãos de proteção ao crédito, a partir da data de vencimento da dívida. Após esse prazo, o nome do devedor precisa ser retirado da lista de inadimplentes, ou seja, volta a ficar limpo.

Quanto tempo leva para limpar o nome?

Sendo assim, o tempo para limpar o nome depois que a dívida caduca é de 5 anos. Isso porque, depois desse período, mesmo que o débito não tenha sido pago, seu nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito. Portanto, a sua restrição no nome pode durar, no máximo, 5 anos.

Quanto tempo depois que paga a dívida o nome sai do SPC?

Neste caso, o consumidor deve procurar pelos seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece um prazo de cinco dias úteis para o credor retirar o nome do cliente da inadimplência. A contagem começa a partir da data do pagamento da dívida.

O que acontece se não pagar cobrança judicial?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

Quanto tempo prescreve uma ação judicial?

De acordo com o artigo 205 do Código Civil, os débitos prescrevem em 10 anos. Entretanto, existem algumas exceções. Contas de serviços como água, luz e telefone, e boletos em geral, só podem ser cobradas por no máximo cinco anos. No caso de aluguel, o prazo é de três anos.

Artigo anterior
Como revogar uma escritura de doação?
Artigo seguinte
Quem entra primeiro florista ou daminha?