Qual a diferença de capeamento pulpar direto e indireto?

Perguntado por: Nelson Paulo Matos  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 5/5 (37 avaliações)

Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.

O que é um capeamento direto?

O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma. Nesse caso a polpa deve se encontrar sadia, sem sinais de inflamação (ESTRELA, 2001).

Qual a diferença do capeamento pulpar direto e indireto?

A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada ...

Quais os tipos de capeamento pulpar?

As terapias de polpa viva em dentes decíduos são o capeamento pulpar direto, o capeamento pulpar indireto e a pulpotomia.

O que é um capeamento pulpar indireto?

O capeamento pulpar indireto (CPI) é um tratamento conservador realizado na tentativa de ma- nutenção da integridade e vitalidade pulpar. Consiste na manutenção do tecido cariado afetado no fundo de uma cavidade profunda visando evitar uma possível exposição pulpar.

Capeamento Direto - Exposição pulpar

32 questões relacionadas encontradas

Quando fazer capeamento pulpar indireto?

Capeamento Pulpar Indireto

Em casos de fratura sem exposição pulpar ou reabsorções dentárias iniciais, ex. cáries superficiais, é indicado o capeamento pulpar indireto. Neste processo são estimulados os mecanismos naturais de reparo dentinário pela polpa.

Como é feita a Proteção pulpar indireta?

Recobrimento pulpar indireto

É utilizado em preparações de cavidades profundas em que a polpa não está exposta, mas se encontra comprometida. Nestes casos, é aconselhável eliminar a dentina infetada e deixar uma camada de 1 mm de dentina afetada antes de aplicar o protetor pulpar.

Como é feito capeamento pulpar?

O capeamento pulpar direto consiste na colocação de um fármaco diretamente sobre a exposição pulpar na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente formação de tecido dentinário.

Como é feito o capeamento pulpar?

Capeamento pulpar direto – o capeamento pulpar direto é feito de forma simples. O objetivo desse procedimento é proteger a polpa dentária, facilitando a sua cicatrização e a formação de tecido dentinário. Desse modo, o processo consiste na colocação direta de um material específico na parte interior do dente.

Quais os tratamentos conservadores da polpa?

Os tratamentos conservadores da polpa são descritos como os capeamentos pulpares, curetagem pulpar e pulpotomia. A proteção pulpar e o capeamento têm um enfoque preventivo, visando manter a polpa sem intervir nela.

Qual o principal objetivo da técnica de capeamento pulpar indireto envolvendo remoção seletiva de tecido cariado em dentes decíduos?

O capeamento pulpar indireto consiste da remoção parcial da cárie seguido da restauração definitiva do elemento dentário. Nesse método, os microorganismos remanescentes do tecido cariado tornam-se inviáveis devido à perturbação do biofilme e ao isolamento da cavidade.

O que é Apicificação?

A solução proposta, clinicamente, para a eficácia da endodontia em dentes nesta situ- ação, se encontra numa técnica denominada de apicificação. Esta consiste na indução da formação completa da raiz e fechamento do forame apical, pela deposição de tecido duro mineralizado, em dentes com necrose pulpar.

Quando fazer pulpotomia e Pulpectomia?

Pulpotomia: remoção da porção coronária da polpa, mantendo a porção radicular quando ela é passível de se manter viável e sem infecção. Já nas dores espontâneas, podemos pensar em duas opções: pulpite irreversível ou necrose pulpar. Em ambos os casos o tratamento mais adequado é a pulpectomia.

O que é Proteção pulpar direta?

A proteção pulpar direta é um tratamento conservador que visa à manutenção da vitalidade pulpar e possibilita a permanência do elemento dental na arcada. Um material recentemente utilizado é o Agregado Trióxido Mineral, devido às suas propriedades favoráveis, como atividade antimicrobiana e alta biocompatibilidade.

Qual o valor de um retratamento de canal?

“Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.

Como fazer Proteção pulpar?

  1. Proteção pulpar direta.
  2. Técnica: bolinha de algodão esterilizada embebida em solução de soro fisiológico sobre a exposição para hemostasia; solução de Ca (OH)2 sobre a exposição; Ca (OH)2 P.A. sobre a exposição; segue técnica de proteção pulpar convencional.

Quando fazer Proteção pulpar?

Sempre que houver perda de substância, quer seja por cárie e sua remoção, fraturas, erosões ou abrasões e conseqüentemente, o dente deve ser restaurado, é necessário que a vitalidade do complexo dentino/pulpar seja preservada por meio de adequada proteção.

Como é o tratamento de canal?

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.

Como preparar hidróxido de cálcio PA?

solução de hidróxido de cálcio:

Essa solução é preparada utilizando 10 gramas de hidróxido de cálcio P.A. em 100ml de água destilada ou soro fisiológico, deixando a mistura em repouso até que o excesso de hidróxido de cálcio fique sedimentado no fundo do recipiente.

Qual a diferença entre proteção direta e indireta?

Proteção do complexo dentino-pulpar  Proteção indireta:  Aplicação de agentes seladores, forradores e/ou bases protetoras nas paredes cavitárias. ... Proteção do complexo dentino-pulpar  Proteção direta:  Aplicação de um agente protetor diretamente sobre o tecido pulpar exposto.

Qual é o melhor protetor pulpar?

Pode-se concluir que o hidróxido de cálcio foi o material de proteção pulpar mais usado tanto nas cavidades profundas, bem como, nas com exposição pulpar, já em cavidades médias e rasas a maioria optou por técnica adesiva convencional.

O que fazer em caso de exposição pulpar?

O cimento de hidróxido de cálcio fotoativado pode ser utilizado sobre o pó de hidróxido de cálcio ou sobre a pasta (feita com o pó e água destilada), como também pode ser utilizado como agente capeador direto sobre a exposição pulpar(1).

Quando o tratamento endodôntico está indicado é porque o dente apresenta os seguintes sintomas?

Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal? Dor de dente que pode durar horas. Sensibilidade a temperaturas quentes e frias. Dor pulsátil.

Qual a diferença de pulpotomia para Pulpectomia?

pulpotomia: é a remocao da porcao de polpa coronaria, mantendo a vitalidade da polpa radicular. pulpectomia: é remocao total da porcao tanto coronaria quanto radicular, sendo biopulpectomia ou necropulpectomia. pulpotomia: é a remocao da porcao de polpa coronaria, mantendo a vitalidade da polpa radicular.

Artigo anterior
Como usar Rivotril para dormir?
Artigo seguinte
Como tirar mancha de óleo de roupa com talco?