Como saber se a cárie chegou na raiz do dente?

Perguntado por: Telmo Martinho de Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

Quando o desconforto doloroso provocado não cessa passados alguns minutos – ou quando o problema é contante e não necessita de estímulos para aparecer -, é sinal de que o problema tem como causa a cárie dentária. Outro problema é a infiltração por cárie em raízes tratadas endodonticamente (tratamento de canal).

Quando a cárie atinge a raiz do dente?

A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.

Como saber se a raiz do dente tá podre?

O sintoma mais comum de um dente podre é a cárie dentária, ou seja é o aparecimento de uma mancha escura nele. O tamanho da deterioração é o principal fator para indicar a gravidade do problema. É ainda comum que pacientes sintam dor e sensibilidade quando ingerem alimentos e bebidas, sejam eles quentes ou gelados.

Como saber se tem cárie dentro do dente?

Sintomas de cárie
  1. Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  2. Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  3. Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  4. Sensibilidade ao tocar num dente;
  5. Gengiva inchada e dolorida.

Quando a cárie chega no osso?

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

CÁRIE NA RAIZ - Porque ocorre? Melhor EXTRAIR, OBTURAR ou TRATAR CANAL?

34 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando a cárie chega no nervo?

Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.

O que acontece quando a cárie chega no canal?

Quando um dente passa pelo tratamento de canal, ele perde toda sua terminação nervosa (a polpa) e, consequentemente, a capacidade de sentir dor ou qualquer incômodo vindo da cárie. "O paciente vai demorar mais tempo para diagnosticar, pois o dente não terá nenhuma sensibilidade", esclarece.

Como tratar cárie interna?

Para que esta cárie desapareça do dente, o tratamento mais indicado é a restauração dentária. Um procedimento bem simples que permite recuperar as formas e funções dos seus dentes, que antes estavam cariados. E tudo isso sem sofrer as dores, já que o procedimento usa anestesia local.

O que é cárie oculta?

O termo cárie oculta vem sendo utilizado para descrever lesões de cárie em dentina sob superfícies de esmalte aparentemente hígidas ou minimamente desmineralizadas.

O que acontece quando a raiz do dente apodrece?

“Elas podem afetar o dente, de ordem local, como abscesso periapical (inchaço com pus que ocorre junto à raiz de um dente e que normalmente provoca dores), necrose pulpar (necrose localizada na polpa do elemento dentário) e em casos extremos, a perda do elemento dental”, explica.

O que acontece quando o dente apodrece?

Normalmente, quando o nervo do dente fica morto, existe um escurecimento do dente que está sofrendo esse problema. “Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente”, explica Claudio. Nesse segundo caso, ocorre também a saída de pus.

Tem como recuperar um dente podre?

Sim, é possível recuperar um dente podre, mas tudo isso vai depender do olhar profissional do odontologista. "É importante avaliar o caso com um dentista a possibilidade da recuperação deste dente, seja com tratamento de canal, associado a pinos intra-radiculares e coroas.

O que uma cárie profunda pode causar?

O dente com cárie profunda, além de gerar dor, pode atrapalhar na mastigação, o que pode levar à problemas digestivos. Pode evoluir também para processos infecciosos da polpa, podendo levar a uma contaminação da corrente sanguínea pelas bactérias presentes nessa infecção (bacteriemia).

Quanto tempo a cárie destrói um dente?

Com o tempo, o dente pode se decompor até a raiz. Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.

Tem como matar cárie em casa?

Como tratar a cárie sem anestesia e sem dor

Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.

Como diagnosticar cárie oculta?

Cárie oculta X Cárie externa

"São diagnosticadas através de exames de imagens, em especial a radiografia Interproximal ou uso de câmeras ou aparelhos intraorais para o diagnóstico por imagem". Já a outra cárie, basta um exame visual feito pelo cirurgião-dentista.

Quais são os tipos de cárie?

Os tipos de cárie são:
  • Cárie coronária — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. ...
  • Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. ...
  • Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.

Como impedir o avanço da cárie?

COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?
  1. CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. ...
  2. ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ...
  3. USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ...
  4. EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ...
  5. FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO. ...
  6. DOR E SENSIBILIDADE DENTAL. ...
  7. PERDA DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA. ...
  8. DENTES DANIFICADOS.

É possível morrer de cárie?

Uma simples cárie pode, sim, ser fatal. Foi o que causou a morte do ex-vocalista da banda Dominó Ricardo Bueno, aos 40 anos, em 2017 e o que preocupa a comunidade médica por ser uma porta de entrada para infecções em órgãos vitais e doenças mais graves.

Quando o nervo do dente dói?

A dor e a sensibilidade podem ser causadas por um problema dentário que pode ser tratado, então vá ao dentista. Dor ao comer não é agradável, mas há muito o que você pode fazer para tratar a sensibilidade dentária. Evite alimentos muito quentes ou frios e doces ou ácidos e faça uma visita ao dentista.

Como saber se o nervo do dente está inflamado?

O principal sintoma de pulpite é a dor no dente em que está havendo a inflamação e que pode ser mais frequente quando a pessoa mastiga ou come alimentos muito quentes ou muito frios. Em alguns casos, a pessoa pode também sentir dor na região próxima ao local da inflamação e inchaço.

Como desinflamar o nervo do dente?

Na pulpite sintomática podem ser prescritos remédios ou medicamentos analgésicos (ex. paracetamol) que permitem aliviar a dor de dentes ou em alguns casos efetuar tratamento antibiótico e/ou anti-inflamatório para ajudar a desinflamar dente, devendo o doente tomar a medicação sempre sob orientação do médico dentista.

Qual o pior tipo de cárie?

Conheça a cárie dentária mais perigosa

As agudas são aquelas que devemos ter mais cuidado, pois a bactéria entra em contato com a polpa do dente, podendo causar uma pulpite - inflamação na região nervosa do elemento.

Quais as doenças causadas por dentes estragados?

Fique atento as doenças que afetam sua saúde bucal
  • Cárie. A cárie é uma das doenças dentárias mais comuns no mundo. ...
  • Gengivite. ...
  • Periodontite. ...
  • Halitose. ...
  • Endocardite bacteriana. ...
  • Pneumonia e artrite reumática. ...
  • Parto prematuro. ...
  • Diabetes.

Quanto custa pra arrancar um dente podre?

Logo, o valor da extração do dente podre pode variar dependendo da gravidade do problema e do quadro clínico do paciente, além de variar pelo dentista e pela clínica. O preço médio desse processo cirúrgico pode ir de R$100 (cem reais) a R$200 (duzentos reais), considerando os fatores clínicos e o local da extração.

Artigo anterior
Quem já derrotou a Wanda?
Artigo seguinte
Como retirar o DIU pelo SUS?