Como saber que a mola do carro está ruim?

Perguntado por: Júlia Brito de Henriques  |  Última atualização: 12. November 2024
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

Alguns sinais de molas desgastadas incluem perda de altura do automóvel, perda de estabilidade, balanço nas acelerações e frenagens, ruídos, batidas e trepidações, pontos com ferrugem, batente do veículo danificado, regiões trincadas ou descascadas, desgaste excessivo dos pneus e impacto forte ao passar por lombadas ou ...

Como saber se a mola do carro está ruim?

Um dos principais sinais que os amortecedores estão desgastados é a sensação de vibração ou rolamento excessivo do veículo ao passar por solavancos, buracos ou irregularidades na estrada. Ao passar por um quebra mola ou buracos na pista, o carro pode ficar desconfortável devido a movimentação da carroceria.

Como saber se as molas do carro precisam ser trocadas?

Muita gente só se lembra delas ao ouvir barulhos estranhos vindo das rodas. No geral, o indicado é que as molas sejam substituídas a cada 80 mil quilômetros rodados. Depois que o veículo alcança os 40 mil quilômetros, é indicado inspecionar os itens a cada 10 mil quilômetros rodados.

Quais são os sinais que o veículo apresenta quando há problemas na suspensão?

Ouvir muitos barulhos altos e fora do comum é o primeiro sinal da existência de problemas na suspensão de um veículo. Como já falamos, a suspensão se trata de um sistema feito de vários componentes, e é preciso ter todos eles em ordem e funcionando perfeitamente para que complicações não ocorram.

O que é mola cansada?

As molas “cansadas” geram a perda de estabilidade do carro, o desgaste dos batentes e coxins, e podem até empenar a ponta do eixo e o quadro.

Como saber a hora de trocar a mola do carro.

22 questões relacionadas encontradas

Como diagnosticar mola?

O diagnóstico diferencial entre mola completa e mola parcial é feito principalmente por meio da ultrassonografia, mas também pode ser feito clinicamente. Se em algum momento da ultrassonografia for possível visualizar um embrião, é mais provável que seja mola parcial.

Quando trocar a mola traseira do carro?

Para as molas helicoidais, a substituição é feita com 60 mil quilômetros e para os feixes de mola aos 70 mil quilômetros.

Qual barulho faz quando o amortecedor está ruim?

Aquele barulho de suspensão típico, quando passamos em uma lombada ou valeta, e que indica que algo está solto, também pode ser causado quando os amortecedores não estão bem fixados.

Quando o carro fica balançando o que pode ser?

As principais causas de trepidação no volante do carro incluem: desequilíbrio ou desgaste dos pneus, problemas de alinhamento da suspensão, problemas no sistema de freios (como pastilhas de freio desgastadas ou rotor desgastado) e problemas no sistema de direção (como juntas de direção gastas ou caixa de direção com ...

Como saber se o batente está ruim?

O primeiro indicativo de que é necessário trocar o batente do amortecedor é o mau desempenho apresentado pelo sistema de suspensão. Quando essa peça está em más condições de uso, pode haver a presença de barulhos, bem como impactos quando o veículo passa em lombadas ou buracos.

Quanto custa para trocar as molas do carro?

Qual o valor para trocar a mola do carro? No conjunto de suspensão, cada peça tem o seu valor. As molas podem custar de R$ 80 e chegar até R$ 1.000.

Quantos km dura as molas do carro?

Sem prazo de validade

“Depois que o carro alcança a marca de 40 mil km rodados, as molas, assim como os amortecedores e demais componentes da suspensão, devem ser inspecionadas a cada 10 mil km”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e de serviços da Nakata.

Quando troca o amortecedor tem que trocar a mola?

Substituição de molas

Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.

Como saber se o problema é mola ou amortecedor?

Nesse caso, é necessário uma inspeção visual para se verificar o estado das molas, que não podem apresentar oxidação, deformação ou falhas de pintura. No caso dos amortecedores, deve-se observar se há vazamentos e deformações nos tubos, buchas, fixações e no guarda-pó.

Como fazer uma mola voltar ao normal?

Se a água quente não funcionar para consertar a mola, você pode forrar uma fôrma com papel alumínio, colocar a mola em um recipiente dentro dela e aquecer a 120°C no forno por cerca de 10 minutos. Use luvas de forno para remover e dobre para devolver a forma à mola, se ela não tiver se recomposto sozinha.

Pode andar com o carro com a mola quebrada?

É importante ressaltar que andar com o veículo com lâminas do feixe de molas quebradas compromete a vida de todas as outras lâminas do feixe, que não estão danificadas.

O que é quando o carro fica tremendo parado?

Se a trepidação ocorrer já com o veículo parado, as causas podem ser muitas. O motor talvez não esteja recebendo combustível ou ar suficiente. Outra causa comum para a vibração excessiva é a vela de ignição. Verifique se elas estão sujas ou se os cabos estão bem conectados.

Porque o carro treme a 100 por hora?

Essa trepidação, em geral, é percebida na estrada quando o carro está em velocidades maiores e sempre perto de uma determinada velocidade. Vai chegando, por exemplo a 100 km/h ela começa. Passa de 100 por hora, ela desaparece – isso é típico da roda desbalanceada.

Como saber se o carro está desbalanceado?

Desgaste dos pneus desigual. Volante desalinhado. Dificuldade de retornar o volante depois de uma curva. Mudança na posição da suspensão.

Como identificar barulhos na suspensão?

Barulhos na suspensão: como identificar e resolver
  1. Batidas secas ao passar por lombadas ou buracos: esse som indica que os amortecedores não estão mais absorvendo os impactos adequadamente.
  2. Ruídos metálicos: esse som pode indicar desgaste nas peças internas do amortecedor.

O que pode ser um barulho na suspensão dianteira?

Se você está ouvindo barulhos na suspensão provavelmente não é culpa do amortecedor, faça a checagem dos outros itens antes de decidir realizar a troca desnecessariamente. Se houver algum Vazamento nos amortecedores sim devem ser substituídos.

Quando se deve trocar a suspensão do carro?

A melhor forma de descobrir o momento certo de trocar os amortecedores é prestando atenção nos barulhos que o carro está fazendo, se o mesmo apresenta trepidações ao passar por lombadas, e se há uma falta persistente de estabilidade durante as curvas.

Qual a melhor marca de molas para carros?

Abaixo as melhores marcas de molas automotivas disponíveis no mercado nacional:
  • Cofap.
  • Fabrini.
  • Makata.
  • Hoesch.
  • Aliperti.

Pode trocar apenas um amortecedor do carro?

O motorista deve substituir as peças sempre aos pares. ``Trocar apenas um amortecedor nunca é recomendável, pois haverá diferença de pressão entre a peça nova e a usada'', afirma Nílson Aurélio Rey, da loja Pneu Rey. Ruídos metálicos e vazamentos indicam que os componentes devem ser substituídos.

O que é a mola helicoidal?

As molas helicoidais são componentes mecânicos fundamentais em inúmeras máquinas e equipamentos ao redor do mundo. Elas são peças em formato de espiral que possuem alta capacidade de armazenar energia mecânica quando submetidas a uma força de compressão, tração ou torção.

Artigo anterior
O que usar para limpar panela de inox que queimou?
Artigo seguinte
Quem é o pior inimigo do Homem Aranha?