Como saber qual é a oração subordinada?

Perguntado por: Guilherme Xavier de Macedo  |  Última atualização: 5. November 2024
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

As orações subordinadas são as orações que dependem de outras orações no período e que não têm sentido completo se aparecerem isoladas. As orações subordinadas não possuem sentido completo sozinhas. As orações subordinadas dependem de outras orações para terem sentido completo no período.

Como identificar o tipo de oração subordinada?

Subordinada: chama-se subordinada porque estabelece uma relação de dependência com a oração principal — uma sem a outra não faz sentido — e exerce alguma função sintática para ela. É diferente das orações coordenadas, que são independentes da oração principal.

Como entender as orações subordinadas?

5 dicas para estudar as orações subordinadas
  1. 1 Faça resumos.
  2. 2 Faça mapas mentais.
  3. 3 Resolva muitos exercícios.
  4. 4 Faça conexões.
  5. 5 Utilize material impresso.

Como identificar os tipos de orações?

Como identificar uma oração

Orações podem ser identificadas por meio da presença ou da ausência de verbos nas construções sintáticas e da presença de conectivos como conjunções e locuções conjuntivas.

Como identificar uma oração subordinada reduzida?

Orações subordinadas desenvolvidas e reduzidas

Já as orações subordinadas reduzidas não possuem conectivo e seu verbo está no infinitivo, gerúndio ou particípio: Vejo o pássaro desaparecer na serra. Cantando, contou a sua história.

Diferença entre subordinação, coordenação, período simples e composto I Português para Concursos

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de orações subordinadas?

Logo, as orações subordinadas têm valor de substantivos, adjetivos e advérbios. E, justamente por isso são classificadas como orações subordinadas substantivas, orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais.

Como identificar uma oração subordinada adjetiva restritiva?

A depender da estruturação sintática, são classificadas como restritivas ou explicativas. As orações subordinadas adjetivas restritivas não aparecem entre vírgulas e restringem o significado de um termo presente na oração principal.

Como saber se é uma oração?

Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.

Como separar as orações de uma frase?

A vírgula é usada para separar orações independentes quando estão conectadas por uma conjunção coordenativa (como "e", "ou", "mas", "porque", etc.). Por exemplo: "Eu gosto de estudar, e ela prefere ler."

Como identificar a oração principal exemplo?

Em um período, a oração principal é aquela que não depende de outra oração, ou seja, ela não exerce uma função sintática. No entanto, ela vem sempre acompanhada de oração que completa o seu sentido: Sonhei que estava em Paris. Nesse exemplo, a oração principal é: “Sonhei”.

Como saber se a oração é restritiva ou explicativa?

Ao colocar a frase sem vírgulas, há uma oração subordinada adjetiva do tipo restritiva, que define qual grupo de pessoas devem ser punidas. Porém se escrevermos a mesma frase com a subordinação entre vírgulas, então surge uma oração explicativa: “as pessoas, que são preconceituosas, devem ser punidas”.

Quais são as orações subordinadas adverbiais exemplos?

Orações subordinadas adverbiais: exemplos
  • Se chover hoje, não haverá mais o passeio que estava programado. ( condição)
  • Quando saí, ainda não estava chovendo. ( tempo)
  • Conforme seja o resultado, ele ficará feliz. ( conformidade)
  • Para que tudo corra bem, estude! ( finalidade)
  • À medida que chovia, o córrego transbordava. (

Qual a diferença entre oração subordinada substantiva é adjetiva?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que se relacionam sintaticamente com a oração principal, desempenhando um papel substantivo. Assim, podem admitir funções sintáticas como sujeito, objetos diretos e indiretos, aposto, complemento nominal ou predicado.

Quais são os 5 tipos de orações coordenadas exemplos?

Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.

Para que serve a subordinada explicativa?

→ Oração subordinada adjetiva explicativa

Esse tipo de oração possui um caráter genérico, pois apenas acrescenta uma informação à oração principal. Isso quer dizer que se a oração subordinada adjetiva explicativa for excluída, o sentido do enunciado não é prejudicado.

Como identificar o período?

O período é um enunciado com sentido completo construído por uma ou mais orações. Quando há apenas uma oração, ou seja, um verbo, ele é chamado de período simples; quando há dois ou mais verbos, ele é chamado de período composto.

Como classificar as orações reduzidas?

Por sua equivalência, a oração reduzida é classificada como substantiva, adjetiva ou adverbial. As substantivas só podem ser reduzidas de infinitivo, nunca de gerúndio ou particípio. As adjetivas podem ter o verbo no infinitivo ou gerúndio. As adverbiais podem ter o verbo em qualquer das formas nominais.

Como separar a oração subordinada?

- As orações subordinadas adjetivas explicativas vêm sempre demarcadas pela vírgula. Ex: Dom Casmurro, obra de Machado de Assis, é uma excelente opção de leitura. Oração principal | subordinada explicativa | oração principal. Geralmente, recomenda-se o uso da vírgula em todas as orações subordinadas adverbiais.

Quais são as orações coordenadas?

As orações coordenadas são aquelas que não dependem de outras orações para fazer sentido, ou seja, são independentes, pois fazem sentido mesmo se estiverem isoladas. Lembre-se de que oração é toda unidade sintática que apresenta um predicado e, por consequência, um verbo.

Quais são os três tipos de oração?

Elas podem ser classificadas como orações subordinadas substantivas, adjetivas ou adverbiais. Cada um desses três tipos tem suas próprias subclassificações de acordo com a relação de sentido estabelecida.

Quais são os 6 tipos de oração subordinada substantiva?

Orações Subordinadas Substantivas
  • Orações Subordinadas Substantivas. A oração subordinada substantiva exerce função sintática de substantivo. ...
  • Subjetiva. Exercem a função sintática de SUJEITO. ...
  • Predicativa. ...
  • Objetiva Direta. ...
  • Objetiva Indireta. ...
  • Completiva Nominal. ...
  • Apositiva. ...
  • Subjetiva.

Artigo anterior
Qual a sensação da sedação?
Artigo seguinte
Como engravidar aos 44 anos?