Como saber o CST a usar?

Perguntado por: Mariana Baptista Matias  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

O código CST é composto por três dígitos. O primeiro dígito é encontrado na tabela A e indicam origem da mercadoria: Se a origem do produto é nacional, seu dígito será 0; se a mercadoria veio direto do exterior, a sua identificação será feita pelo dígito 1.

Como calcular o CST de um produto?

Exemplo CST 000

Para calcular este ICMS é simples, basta multiplicar a base de cálculo pelo alíquota estabelecida. Embora a operação seja tributada integralmente, ela pode possuir Alíquota de ICMS reduzida. A alíquota de ICMS também muda de acordo com o estado de origem x destino da mercadoria.

O que é CST de PIS e COFINS?

CST (Código de Situação Tributária) é o código que indica a situação tributária de seu produto. Na nota fiscal de produto (NF-e) devem ser informados o CST ICMS, CST IPI, CST PIS e CST COFINS.

Qual CST PIS e COFINS Simples Nacional?

Vendas tributadas no regime do Simples Nacional (Recolhimento único): CST 49.

Quando usar CST 010 ou 060 na entrada?

Preliminarmente cabe esclarecer que a escolha do CST - Código de Situação Tributária, dependerá da operação que está sendo praticada, por exemplo se um contribuinte substituto tributária estiver vendendo gasolina deverá utilizar o CST 010 - tributada e com cobrança do ICMS substituição tributária, o substituído ...

CST do ICMS – Código da Situação Tributária – Origem da Mercadoria – Parte 1

38 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre CST 010 e 060?

O código CST indica qual a tributação aplicada na operação: c) CST “10” – indica que houve a aplicação da substituição tributária. ... e) CST “060” – indica que o ICMS ST já foi recolhido, ou seja, a nota fiscal é emitida sem destaque do ICMS.

O que significa CST 010 na nota fiscal?

O código 010 é para produtos com origem nacional e com tributação de acordo com cobrança de ICMS por substituição tributária. É importante ressaltar que um contador deve ser consultado para encontrar o código correto para seus produtos.

O que quer dizer CST 060?

Att. A indicação de CST 60 e CFOP 5405 significa que o produto é tributado e sujeito a substituição tributária e que o ICMS ST já foi retido anteriormente.

Qual o significado do CST 060?

ICMS CST 60 ou ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária. Neste tipo de operação o ICMS não é calculado nem recolhido. Para que uma operação se enquadre nesta situação, é preciso que a mercadoria tenha tido entrada no estabelecimento com retenção do ICMS por ST. ... Essas são as situações do ICMS CST 60.

O que significa cst-100 na nota fiscal?

CST é a abreviação de Código de Situação Tributária e o seu objetivo é identificar a origem de uma mercadoria. Os números atribuídos a cada uma das mercadorias indica se ela veio do Brasil ou do exterior, identificando qual será a forma que ela será tributada.

O que é cst-100 na Nota Fiscal Eletrônica?

Código de Situação Tributária, ou apenas CST, é um classificador que determina a incidência do ICMS sobre um produto ou serviço. Ele serve para orientar os contribuintes no processo de comercialização de mercadorias e auxiliar as entidades federativas no processo de fiscalização tributária.

Quando usar o CST 101 e 102?

Normalmente usa-se o CSOSN 101 quando a mercadoria é vendida para outra PJ que irá revender ou utilizá-la no processo produtivo de nova mercadoria. O CSOSN 102 usa-se quando a mercadoria é vendida para consumidor final.

Quando devo usar o CST 010?

O CST 10, usa somente quando os itens da nota é algo de ICMS ST, de acordo com o convênio ICMS 92/15.

Como saber se a mercadoria é tributada?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

O que significa CST 102 na nota fiscal?

102 Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito - Classificam-se neste código as operações que não permitem a indicação da alíquota do ICMS devido pelo Simples Nacional e do valor do crédito, e não estejam abrangidas nas hipóteses dos códigos 103, 203, 300, 400, 500 e 900.

O que é CST de origem?

O Código de Situação Tributária ou CST foi instituído com a finalidade de identificar a origem da mercadoria e identificar o regime de tributação a que esta sujeita a mercadoria, na operação praticada.

Qual CST usar para empresas do Simples Nacional?

101 - Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito - Classificam-se neste código as operações que permitem a indicação da alíquota do ICMS devido no Simples Nacional e o valor do crédito correspondente.

Qual o CFOP de CST 060?

CST 060, 160 ou 260, a CFOP deve ser 5405 ou 6404.

Qual CST devo usar para não contribuinte?

Nesse sentido, considerando a atividade de revenda, a Consulente deverá utilizar o CFOP 6.108 (“venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, destinada a não contribuinte”) e o CST 00 (“tributada integralmente”), no caso de a mercadoria ser normalmente tributada.

Qual CST usar em nota de devolução?

Ao emitir uma nota de devolução, você deverá utilizar o mesmo código de CST da nota fiscal de origem: “070”. Além disso, use a alíquota de 12% de ICMS.

Artigo anterior
Pode dar folga no dia 25 de dezembro?
Artigo seguinte
Qual área profissional está em alta 2022?