Como saber o CFOP de uma nota fiscal?

Perguntado por: Tatiana Erica de Coelho  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

Cada código CFOP é composto por quatro dígitos, sendo que através do primeiro dígito, é possível identificar se a operação foi criada por meio de entrada ou saída. Já os demais dígitos mostram qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal.

Como descobrir o CFOP de uma nota?

Há uma lógica no posicionamento de cada número na sequência:
  1. primeiro dígito: evidencia se o produto ou a atividade é de entrada ou de saída.
  2. segundo dígito: mostra qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal.
  3. terceiro e quarto dígitos: especifica o tipo de prestação ou de operação.

Onde fica o CFOP na nota fiscal de serviço?

O preenchimento das notas ou formulário padrão da nota fiscal de serviço também varia de acordo com a prefeitura, algumas pedem o CFOP no corpo principal da nota e outras que o mesmo seja incluído a cada serviço.

Como saber qual CFOP usar na entrada?

Visto que é uma operação de Entrada, o CFOP que você deverá indicar deve começar com 1 ou 2. Exemplo: Seu fornecedor lhe fez uma venda, indicando o CFOP 5.102 na nota fiscal. Ao realizar a Entrada, você provavelmente indicará o CFOP 1.102.

Como saber o CFOP pelo NCM?

Dito isso, entenda que não há nenhum tipo de tabela que mostre com certeza como saber o CFOP de um produto pelo NCM, pois varia de caso a caso. No entanto, você pode acessar a lista de CFOP's disponível na SEFAZ.

CFOP nas Notas Fiscais - O Que é, e Para Que Serve ?

34 questões relacionadas encontradas

Qual CFOP de entrada para o 5949?

O caso do CFOP 5949 (Outra saída de mercadoria ou prestação de serviços não especificada) é aplicado também nas operações de remessa ou retorno e locação de bens, mais especificamente uma emissão distinta das demais, já que em sua configuração não é necessário colocar nenhum tipo de tributação.

O que é CFOP CST NCM?

Observa-se também que o primeiro Cadastro de Tributação Padrão que seria localizado é o primeiro da tabela, pois é o mais específico (O Código NCM é exatamente o cadastrado no Produto, o CFOP é exatamente o utilizado na venda e a Origem (CST A) é exatamente a cadastrada no Produto).

Quando devo utilizar o CFOP 6109?

CFOP 6109 Venda de produção do estabelecimento destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio.

Qual a diferença entre CFOP 1102 e 2102?

1102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria DENTRO do seu estado. 2102 é o CFOP usado para nota de compras de mercadoria FORA do seu estado. 5102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria DENTRO do seu estado. 6102 é o CFOP usado para nota de vendas de mercadoria FORA do seu estado.

O que é o CFOP 1353?

Se o estabelecimento for comercial utiliza-se o CFOP : 1353 Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial / dentro do estado... ou CFOP:2353 Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial / fora do estado.

Qual o CFOP para prestação de serviços?

5900 – Outras saídas de mercadorias ou prestação de serviços.

O que é CFOP prestação de serviços?

O que é CFOP? A sigla CFOP significa Código Fiscal de Operações e Prestações das Entradas e Saídas de Mercadorias. Como o próprio nome sugere, é um conjunto numérico composto por 04 dígitos que identificam se uma operação ou prestação de serviço é de entrada, ou de saída.

O que determina o CFOP?

O CFOP é formado por quatro números e cada um tem o seu motivo. O primeiro número diz respeito ao tipo de operação, se será entrada ou saída. O segundo número define se ele foi produzido pela sua empresa ou por terceiros.

Qual a diferença entre CFOP 5401 e 5101?

Classificam-se neste código as vendas de produtos industrializados no estabelecimento. No caso do Magno, quando a empresa vende para consumidor final, não há a substituição tributária, logo o CFOP indicado é o 5101. E então quando vender para revenda, sujeita-se à ST, logo o CFOP é o 5401.

Quais são os CFOP?

  • 1.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO.
  • 2.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DE OUTROS ESTADOS. 3.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO EXTERIOR. SAÍDAS. 5.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO. 6.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA OUTROS ESTADOS.

Quando devo usar o CFOP 1102?

1102 - Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

O que é CFOP 1102?

1102 - Compra para comercialização.

Quando utilizar o CFOP 6109 e 6110?

O CFOP 6109 ou 6110 só utilizado para empresa que possuem isenção de ICMS.

Qual CFOP usar para Zona Franca de Manaus?

O CFOP 6.109 (venda de produção do estabelecimento, destinada à Zona Franca de Manaus ou Áreas de Livre Comércio) somente deverá ser utilizado quando não houver cobrança de ICMS por substituição tributária.

Quando o CFOP e 5101?

O CFOP (Código fiscal da operação) 5101 refere-se à venda de produção do estabelecimento. Ou seja, produtos industrializados no estabelecimento. Também se encaixam neste código as mercadorias de estabelecimentos industriais, como cooperativas que podem destinar as vendas aos cooperados ou a outra cooperativa.

Para que serve o CFOP 1949?

CFOP 1949 Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada. 1949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores.

O que é CFOP 1929?

Classificam-se neste código as remessas de insumos remetidos para industrialização por encomenda, a ser realizada em outra empresa ou em outro estabelecimento da mesma empresa.

Artigo anterior
Tem como pagar com dois cartões na americanas?
Artigo seguinte
Como deixar a franja lisa naturalmente?