Qual a função dos tipos celulares de Porifera?
Perguntado por: Ivo David Pinho Azevedo Leite | Última atualização: 22. März 2022Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)
(FURG/2008) Assinale a alternativa que apresenta a função dos tipos celulares de Porífera. a) A digestão do alimento é realizada pelos coanócitos, e os nutrientes são distribuídos pelos pinacócitos. ... e) Os pinacócitos formam o tecido presente entre a parede externa do corpo e a parede da espongiocele.
Qual é a função dos tipos celulares dos poríferos?
A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos. Os coanócitos movimentam seu flagelo e garantem o fluxo de água no interior do corpo do animal.
Quais os tipos celulares dos poríferos?
Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.
Quais são os tipos de células das esponjas e qual é a função de cada tipo?
As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos. Esses possuem poros, sendo responsáveis pela entrada de água diretamente para o interior da esponja; já aqueles, são tipos celulares achatados e bem unidos entre si.
Quais os tipos de poríferos?
- Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.
- Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.
- Lêucon - É a forma mais complexa.
TIPOS DE CÉLULAS (Tipos Celulares) | Biologia com Samuel Cunha
Quais são os três tipos de esponjas?
Classificação. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.
O que são poríferos e cnidários?
Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.
Qual o tipo celular encontrado nas esponjas que tem uma grande similaridade com as células dos protistas coanoflagelados?
Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.
Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.
Qual é a célula típica dos cnidários qual é a função dessa célula?
Questão 2. Que nome recebe a célula típica dos cnidários que atua na defesa e ajuda na captura de presas por esses animais? Alternativa “a”. Os cnidócitos são células encontradas apenas nos cnidários e que apresentam filamentos urticantes chamados de nematocistos.
Que tipo de células formam as estruturas de sustentação dos porifera?
Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.
Como é a circulação dos poríferos?
Todos os organismos marinhos simples, como esponjas e rotíferos, não possuem sistema circulatório. Esses animais não possuem tecidos ou órgãos verdadeiros, tendo seus corpos formados simplesmente por poucas camadas de células.
Qual célula responsável pela produção do esqueleto das esponjas?
Espongócitos são as células responsáveis pela secreção da espongina (fibras semelhantes ao colágeno), que formam o "esqueleto" do animal. Miócitos são pinacócitos modificados, que controlam o tamanho do ósculo, a abertura dos poros e, consequentemente, o fluxo de água dentro da esponja.
Qual é a importância dos poríferos?
Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.
Que células são responsáveis pela corrente de água e pela captura e digestão das partículas alimentares?
Nessa camada, encontram-se os chamados coanócitos ou células do colarinho, células flageladas que desempenham o papel de capturar o alimento. Essas células, ao baterem os seus flagelos, criam uma corrente de água e, usando seu colarinho, captam partículas de alimento, o qual é engolfado por fagocitose.
Quais as células que revestem externamente as esponjas?
Os pinacócitos revestem externamente a esponja; os cnidócitos são células com líquido urticante, presentes em cnidários (ex.: água-viva) e os amebócitos são células capazes de diferenciar em diversos tipos celulares da esponja.
Qual tipo de esponja é mais eficiente na filtração?
Já as leuconoides são as mais complexas, pois possuem câmaras de coanócitos com ampla distribuição de água, dando assim uma característica especial, entre as demais esponjas, por ser muito eficiente no processo de filtração.
O que é uma esponja do mar?
Os poríferos são animais invertebrados, que possuem um conjunto corporal bem simplificado, apenas uma fina estrutura externa cheia de furinhos microscópicos e uma abertura grande na ponta, chamada de ósculo. Não possuem sistema nervoso, músculos e nem órgãos internos.
Por que podemos classificar as esponjas como Metazoários?
Provavelmente, eles tenham se originado de Protozoários flagelados coloniais, que passaram a viver exclusivamente em íntima associação, até constituírem um só indivíduo pluricelular. A sua inclusão no grupo dos metazoários se faz em uma linha evolutiva paralela à da maioria dos outros animais.
Que material é encontrado no esqueleto de todas as esponjas?
As esponjas apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto mineral (espículas calcáreas e silicosas) e o esqueleto orgânico (rede de fibras de espongina, uma escleroproteína).
Qual o tipo corpóreo das esponjas parece mais eficiente e permite tamanhos corpóreos maiores?
A organização leuconóide é a mais complexa dentre os tipos estruturais e permite um aumento no tamanho da esponja. A maioria das leuconóides forma grandes massas com óculos numerosos.
Quais as características dos poríferos e dos cnidários?
Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.
Quais são os exemplos de cnidários?
- hidras;
- obelias;
- caravelas;
- águas-vivas;
- corais;
- anêmonas.
Qual é a classificação dos cnidários?
Classificação dos cnidários
Podemos classificar o filo Cnidaria em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa. As anêmonas-do-mar são pólipos e exemplos de antozoários. Classe Hydrozoa: hidrozoários têm representantes com grande variedade de formas e ciclos de vida. ... A hidra é um exemplo de hidrozoário.
Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?
Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.
Porque as letras ficam juntas no Word?
O que acontece se misturar clonazepam com álcool?