Como responder uma crítica negativa?

Perguntado por: Rafael Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

Confira nosso passo a passo campeão para você nunca mais errar ao dar uma resposta a um review negativo de um cliente insatisfeito.
  1. Mencione o nome do cliente. ...
  2. Agradeça pela avaliação. ...
  3. Reconheça que houve um problema e peça desculpas. ...
  4. Garanta que providências serão tomadas. ...
  5. Direcione para o offline.

Como responder a uma crítica destrutiva?

Mantenha a calma e respire fundo quando confrontado com a crítica. Observe como se sente e o que a outra pessoa está comunicando para refletir melhor sobre o que está sendo dito e como responder ao julgamento. Espere que ela termine de falar e não se apresse para dar suas versões do ocorrido.

O que responder a uma crítica?

Como responder críticas de clientes: o que você deve fazer
  1. Identifique o perfil do cliente. ...
  2. Tenha calma e profissionalismo. ...
  3. Não delete os comentários negativos. ...
  4. Foque na resolução de problemas. ...
  5. Aposte na simplicidade. ...
  6. Crie políticas de relacionamento para as redes sociais. ...
  7. Vá além das desculpas. ...
  8. Admita o erro.

Como lidar com comentários negativos?

Como lidar com comentários negativos nas redes sociais?
  1. Implemente uma estratégia de redes sociais. A maior parte das empresas tem um plano de crise a que recorre numa altura de crise. ...
  2. Responda rapidamente. ...
  3. Mantenha as coisas privadas. ...
  4. Assuma a responsabilidade pelos seus erros. ...
  5. Mostre os factos.

Como responder a comentários ofensivos?

O que fazer quando você recebe críticas online
  1. Resposta 1: Ver a crítica como uma oportunidade e oferecer uma solução se possível.
  2. Resposta 2: Responda às críticas com humor — mas só se isso funcionar para a sua marca.
  3. Resposta 3: Ressalte os aspectos positivos da experiência antes de responder críticas.

APRENDA A LIDAR COM CRÍTICAS | COMECE a FAZER ISSO quando for CRITICADO

30 questões relacionadas encontradas

Qual é a melhor maneira de lidar com comentários maldosos?

Como lidar com comentários maldosos
  1. Não bata tambor para maluco dançar. Essa frase é do Lenadro Karnal, uma pessoa que certamente lida com muitos haters, e que adotei para a vida. ...
  2. Use filtros de palavras e moderação de comentários. ...
  3. Não leve para o lado pessoal. ...
  4. Tome medidas legais.

Como responder Hate?

Simples: responda com educação! Um ”obrigada por comentar”, ”obrigada por estar sempre aqui”, ou coisas do tipo, vai desconcertar tanto ele que provavelmente ele não apareça mais. Se achar conveniente, explique o motivo de estar errado o ponto que ele está criticando.

Como responder comentários negativos no Instagram?

A resposta a um comentário negativa deve ser feita de maneira sóbria e compreensiva. Procurar entender os reais motivos pelos quais o cliente se expressou daquela maneira é mais importante e produtivo do que ser ríspido ou questionar a postagem.

Como lidar com as críticas no Instagram?

Geralmente são pessoas que fazem críticas pouco construtivas, que usam termos de baixo calão e estão em busca de alimentar o problema – e não de resolvê-lo. Nestes casos, a melhor estratégia é esclarecer a situação, encaminhar a conversa para os canais privados e, caso a conduta persista, ignorá-los.

Como agradecer uma crítica?

Identifique-o, e atue sobre ele, mesmo que você não vá responder ao autor. Agradeça, mesmo que sob o ponto de vista de quem fez a crítica, o ato em si seja um desperdício. A crítica é um feedback importante, e pode contribuir para a melhoria do seu desempenho, mesmo que a intenção dela seja ofender e magoar.

Como agradecer por uma crítica?

Também vale a estratégia de agradecer e não concordar, mas sem muita discussão e debates, pois quem está te criticando provavelmente não vale sua energia e tempo perdido. Quando encontrar fundamentos positivos, tais como, oportunidade de evolução e crescimento com aquele comentário.

Como responder de forma elegante?

Responda com "Estou bem, obrigado" ou "Tudo bem, obrigado". Essas são boas formas de responder ao conversar com um colega ou com alguém que acabou de conhecer. Você também pode usar essas respostas no trabalho, com o chefe, um cliente ou sócio.

Como responder uma reclamação de mau atendimento?

Relaxe: aprenda aqui como responder a um cliente insatisfeito
  1. Agradeça o contato. Essa é a primeira atitude que o atendimento deve ter em relação ao cliente insatisfeito. ...
  2. Ouça com atenção. ...
  3. Aja imediatamente. ...
  4. Deixe o cliente informado. ...
  5. Mantenha a calma. ...
  6. Não se abale. ...
  7. Foque na resolução do problema. ...
  8. Dite o tom da conversa.

Como lidar com comentários negativos nas redes sociais?

Veja 10 dicas para lidar com comentários negativos nas redes sociais
  1. Agradeça por qualquer tipo de interação. ...
  2. Peça desculpas se for culpa da empresa. ...
  3. Não discuta por meio dos comentários. ...
  4. Nunca esconda a insatisfação do cliente. ...
  5. Enxergue pelos olhos do cliente. ...
  6. Ofereça soluções completas. ...
  7. Não alimente quem só quer atrapalhar.

Como responder críticas nas redes sociais?

7 Dicas de como reagir a uma crítica nas redes sociais
  1. 1) Esteja Ciente A primeira coisa a se fazer é monitorar as menções à sua marca a todo o momento. ...
  2. 2) Seja rápido O ideal é responder todos os comentários que você recebe em suas redes sociais com rapidez. ...
  3. 3) Reduza o Tom Mantenha o foco e procure não se exaltar.

Como responder a um comentário maldoso no Instagram?

Como responder comentários negativos nas redes sociais
  1. Como responder comentários negativos. Leve a conversa para um espaço privado. Seja sempre cordial. Procure entender o ponto de vista do cliente. Ofereça uma compensação.
  2. Um profissional sabe responder comentários negativos.

Como responder um cliente insatisfeito exemplo?

"Caro cliente XXX, Lamentamos profundamente que tenha tido uma experiência ruim com o nosso serviço. Para nós da empresa XXX a sua satisfação é o mais importante e, por isso, focaremos todos os nossos esforços em buscar soluções para sanar não somente o inconveniente, como melhorar o nosso relacionamento.

Como responder um hater do BTS?

O que fazer quando vir uma mensagem de ódio sobre o BTS? ✥Primeiramente NÃO RESPONDA a mensagem dessa pessoa, eles gostam da atenção e já tem respostas prontas que só te deixara estressado. Não adianta argumentar com essas pessoas, elas não ouvem.

Como lidar com os haters?

Silencie, não responda ou exclua o comentário. Reagir por impulso e responder o comentário de um hater de volta só contribui para dar mais palco ao ódio que o usuário dissemina na web. Ignorar, nesse caso, é a escolha ideal.

Como acabar com os haters?

“Existem atitudes que minoram a ação desses haters. Não responder é a principal, pois o silêncio significa que não entrou no jogo; moderar os comentários também é uma saída, assim como apagar esses comentários para desincentivar que aconteçam. Eles querem visibilidade e, assim, não têm atenção.

Como lidar com comentários maldosos na internet?

Outra dica: mantenha conexão e compartilhe seus conteúdos com pessoas que você realmente conhece — blindando-se, dessa forma, de críticas maldosas de anônimos ou estranhos. No entanto, a forma mais eficaz de lidar com tudo isso é o autoconhecimento, muitas vezes alcançado com o apoio da psicoterapia.

Como lidar com pessoas que te incomodam?

Algumas vezes, a melhor forma de manter a calma é se afastar — portanto, quando a pessoa agir de forma particularmente irritante e você sentir que está prestes a explodir, retire-se do ambiente e dê uma volta no quarteirão, vá ao banheiro, ou compre alguma coisa para comer.

Como responder a uma reclamação por escrito exemplos?

Como responder a uma reclamação por escrito
  1. Responda especificamente aos problemas levantados pelo cliente.
  2. Forneça um pedido de desculpas específico que reconheça os erros do seu lado.
  3. Declare exatamente o que você pretende fazer (ou já fez) para corrigi-lo.

Como converter uma reclamação em satisfação?

Isso pode ser feito através de um e-mail onde se solicite um feedback de como a reclamação do consumidor foi tratada. Outra ótima sugestão para se conseguir feedback é realizar pesquisas de satisfação para estar sempre atualizado a respeito de como está o relacionamento entre sua empresa e o cliente.

Qual seria sua resposta para uma situação complicada de nosso cliente?

Na maioria das vezes, o cliente só precisa desabafar e contar para você toda a frustração sobre o que aconteceu. Por isso, o primeiro passo para lidar com clientes em situações difíceis é ouvir. Além de ajudá-lo a ficar mais calmo, essa atitude vai permitir com que você entenda o que, de fato, aconteceu.

Artigo anterior
Para que serve o porta-escova?
Artigo seguinte
Quando há conexão entre processos?