O que são áreas comuns?

Perguntado por: Bruna Benedita Oliveira Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

A área comum
As partes de uso comum em um condomínio são salões de festas, quadras de esportes, espaço gourmet, churrasqueiras, piscinas e todos aqueles espaços que podem ser utilizados de forma igual entre os moradores. Nessas áreas, sempre deve prevalecer a vontade coletiva sobre o interesse individual.

O que é área comum?

Área Comum: equivale ao espaço que pode ser utilizado por todos os condôminos, como hall de entrada, escadas, áreas de circulação, salão de festas, piscinas, playground, churrasqueiras etc. Área Útil: é toda a área que pode ser decorada e mobiliada e onde o morador pode transitar, como sala, quarto e cozinha.

Quais são as áreas comuns?

A área comum de um edifício em condomínio é toda aquela que compõe o prédio e suas instalações, cujo domínio é de uso e domínio comum a todos. Podemos citar, como áreas comuns: os hall de entrada, escadaria, corredores internos, as paredes e elementos das fachadas, espaço dos elevadores, caixas d`água, etc.

O que é área comum em um prédio?

A área comum do condomínio é caracterizada por espaços chamados para uso comum, logo, podem ser utilizados de forma igual por todos os moradores do condomínio.

Como calcular área comum de condomínio?

Isso é simples, basta dividir o valor da fração ideal encontrada pela área total do terreno ocupado. O resultado se dará em uma taxa nominal. Multiplicando-a por 100, seu valor percentual é encontrado. A fração ideal é um meio muito intuitivo de cobrança da taxa condominial.

Quais são as áreas comuns em condomínio fechado?

32 questões relacionadas encontradas

O que é área comum de uso exclusivo?

A área comum de uso exclusivo no condomínio é a área comum no edifício que serve somente ao uso dos moradores de uma única unidade.

O que é considerado área comum em condomínio?

Áreas comuns são aqueles espaços dentro do condomínio que são utilizados por todos os moradores, mediante reserva ou não. Piscina, salão de festas e quadra de jogos, por exemplo, costumam ter um controle maior do uso e da necessidade de um agendamento prévio — com o intuito de evitar conflitos desnecessários.

Quais são as partes comuns do edifício?

Partes comuns
  • Terreno onde o edifício está construído.
  • Alicerces.
  • Pilares e colunas do edifício.
  • Paredes-mestras.
  • Caixas dos elevadores, escadas, corredores, sotão, águas furtadas.
  • Telhado.
  • Terraço de cobertura.
  • Entradas de utilização comum.

Quais são as áreas comuns e as áreas de uso exclusivo de um condomínio edilício?

Todo condomínio é composto de partes que são de propriedade privativa (unidade autônoma) e partes que são de uso comum (escadas, elevadores, salão de festas, áreas de lazer, etc.).

O que é a área útil?

Área útil: medida do espaço interno do imóvel, com exceção das paredes, medidos à partir do piso. Neste cálculo não entram garagens, varandas e áreas de lazer cobertas.

O que é a área privativa?

É a área de uso exclusivo do proprietário, contida no perímetro do apartamento. Nela, também estão inseridas as espessuras das paredes, internas e externas, como rege a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Como saber a área total do imóvel?

A fórmula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final. Podemos concluir que este apartamento ou casa possui aproximadamente 41,30 m² de área útil.

Quais são as áreas comuns do condomínio?

É considerado como área comum em um condomínio o salão de festas, piscinas, quadras, corredores, escadas. A área total é considerada como a soma da área privativa com a área comum do condomínio e a área de construção é aquela onde é somada a área de todos os pavimentos da edificação.

É possível comprar área comum em condomínio edilício?

O STJ aprovou o enunciado 247 III Jornada de Direito Civil: "No condomínio edilício é possível a utilização exclusiva de área "comum" que, pelas próprias características da edificação, não se preste ao "uso comum" dos demais condôminos.

Quando um condômino utiliza com exclusividade parte que é de uso comum a todos quem deverá arcar com as despesas de obras realizadas nessas partes?

As despesas relativas a partes comuns de uso exclusivo de um condômino, ou de alguns deles, incumbem a quem delas se serve.

São consideradas áreas comuns de um condomínio com exceção?

11 - Consiste em conteúdo de uma Convenção Condominial com EXCEÇÃO: O fim a que as unidades destinam O regulamento interno A fração ideal atribuída a cada unidade O valor de cada unidade A forma de administração Letra: D 12 - São consideradas áreas comuns de um condomínio com EXCEÇÃO: A calefação e refrigeração ...

O que prevê o Código Civil brasileiro sobre a possibilidade de utilização das áreas comuns do condomínio?

O artigo 1.331 do Código Civil contempla a possibilidade de coexistência de partes que são propriedade de uso exclusivo de cada condômino e partes que são de uso comum dos comunheiros em edificações.

Pode construir em área comum?

Morador só pode fazer reforma em espaços comuns do condomínio com autorização do síndico! Todas as reformas em áreas comuns do condomínio geram polêmica, sejam aquelas que o condomínio precisa realizar para manutenção e/ou modernização ou as que os condôminos querem por uma necessidade ou gosto pessoal.

O que é uso comum?

No direito brasileiro bens públicos são classificados em três tipos: os de uso comum (ou de domínio público), que são os de utilização geral pela comunidade (como as ruas e praças) os de uso especial, que são os usados nos serviços administrativos e públicos em geral (o prédio da escola ou da prisão, por exemplo) e os ...

Pode construir em área comum de condomínio?

Todos os condôminos têm o direito ao uso da área comum pertencente ao condomínio, sendo que um não pode dela assenhorear como se fosse o seu proprietário, nem erguer construções que a transforme em área exclusiva sem autorização de todos os condôminos ou da convenção de condomínio, quando houver.

Onde acho A área total do imóvel no IPTU?

Em geral, a Inscrição Municipal (IPTU) do imóvel contém a informação sobre a área do imóvel que deverá ser informada na ficha de “Bens e Direitos”.

Onde encontrar a área total do imóvel no IPTU?

Na certidão de quitação de IPTU ou no próprio boleto de pagamento informa a área total.

O que fazer na área privativa?

Se preferir, você pode fazer uma pequena horta

O apartamento com área privativa tem a vantagem de oferecer um espaço personalizado para o proprietário fazer o que quiser. Uma ideia muito interessante é fazer uma pequena horta, com os temperos que você mais usa no dia a dia. E as paredes também podem ser aproveitadas!

O que é área privativa e área total?

Os dois termos indicam coisas diferentes: área privativa corresponde à metragem dos cômodos que apenas o morador vai usar. Área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício.

Artigo anterior
Que ano nasceu Klaus Mikaelson?
Artigo seguinte
Como habilitar instalação de fontes desconhecidas?