Como responder a uma crítica destrutiva?

Perguntado por: Filipe Ângelo Soares Barros Coelho  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.9/5 (10 avaliações)

4 passos para elaborar boas respostas a críticas no seu blog ou email
  1. Desculpe-se. Boas desculpas são específicas – pedir somente “desculpas” como resposta a um parágrafo bem detalhado de críticas não vai resolver seu problema. ...
  2. Admita. Admita que o problema é válido. ...
  3. Pergunte. ...
  4. Agradeça.

Como responder uma crítica negativa?

Confira nosso passo a passo campeão para você nunca mais errar ao dar uma resposta a um review negativo de um cliente insatisfeito.
  1. Mencione o nome do cliente. ...
  2. Agradeça pela avaliação. ...
  3. Reconheça que houve um problema e peça desculpas. ...
  4. Garanta que providências serão tomadas. ...
  5. Direcione para o offline.

O que responder a uma crítica?

Como responder críticas de clientes: o que você deve fazer
  1. Identifique o perfil do cliente. ...
  2. Tenha calma e profissionalismo. ...
  3. Não delete os comentários negativos. ...
  4. Foque na resolução de problemas. ...
  5. Aposte na simplicidade. ...
  6. Crie políticas de relacionamento para as redes sociais. ...
  7. Vá além das desculpas. ...
  8. Admita o erro.

Como reagir diante de uma crítica?

Desconecte-se: É importante perceber que a crítica construtiva é sobre algo que fez ou disse, não sobre você pessoalmente. Procure desconectar seus sentimentos da crítica, de modo que possa compreender a verdade que a outra pessoa está dizendo. Ouça: Tenha certeza de que está realmente ouvindo ao que está sendo dito.

Como agradecer uma crítica construtiva?

Aprenda a agradecer

Se você quer lidar com a critica de forma receptiva a primeira coisa a se fazer é agradecer quando alguém está tentando te ajudar. Demonstre compreensão com o que foi dito pela pessoa e agradeça para que ela entenda que pode lhe ajudar sempre que sentir que é necessário.

Como Responder CRÍTICAS DESTRUTIVAS - 3 DICAS

41 questões relacionadas encontradas

Como responder críticas no Instagram?

O que fazer quando você recebe críticas online
  1. Resposta 1: Ver a crítica como uma oportunidade e oferecer uma solução se possível.
  2. Resposta 2: Responda às críticas com humor — mas só se isso funcionar para a sua marca.
  3. Resposta 3: Ressalte os aspectos positivos da experiência antes de responder críticas.

Como aceitar críticas de forma positiva?

7 passos para aceitar as críticas de forma positiva
  1. Perceba que as críticas podem ajudá-lo a crescer. ...
  2. Entenda que isso faz parte do dia a dia. ...
  3. Segure a sua primeira reação. ...
  4. Tente perceber porque foi criticado. ...
  5. Agradeça a crítica. ...
  6. Tente aprender com a situação. ...
  7. Tente “sair por cima” da situação.

Qual a minha reação quando recebo uma crítica?

Quando alguém com mais experiência lhe der uma crítica, não deixe de se perguntar e perguntar ao crítico também, o porquê de ter dito aquilo e trilhe o caminho para a sua mudança. Há críticas que são pessoais, porém, há outros pontos que são técnicos e se busca excelência naquilo, deve-se ouvir com atenção.

Como ouvir uma crítica?

Veja abaixo algumas dicas para transformar críticas em evolução profissional.
  1. 1 – Encare a crítica como uma possibilidade de crescimento. ...
  2. 2 – Encare a pessoa que está criticando como uma pessoa que quer te ajudar. ...
  3. 3 – Ouça atentamente sem fazer cortes na pessoa que está falando com você ...
  4. 4 – Analise o que ouviu.

Como responder uma avaliação positiva?

Respondendo avaliações positivas

Responder com apenas um – “muito obrigado pela sua avaliação” – pode parecer genérico, mas responder de maneira simples e direta é o ideal nesses casos. Procure ser direto e mostrar-se contente pela avaliação, evite promover-se ou forçar uma nova venda.

Como resolver uma situação crítica durante um atendimento?

Críticas do cliente: uma nova abordagem
  1. Proporcionar o melhor atendimento possível via telefone. A equipe precisa estar preparada para lidar com as críticas do cliente recebidas dentro do call center. ...
  2. Entender se é possível transformar a crítica em oportunidade. ...
  3. Analisar os dados e entender o que precisa ser ajustado.

O que responder para um cliente insatisfeito?

Relaxe: aprenda aqui como responder a um cliente insatisfeito
  1. Agradeça o contato. Essa é a primeira atitude que o atendimento deve ter em relação ao cliente insatisfeito. ...
  2. Ouça com atenção. ...
  3. Aja imediatamente. ...
  4. Deixe o cliente informado. ...
  5. Mantenha a calma. ...
  6. Não se abale. ...
  7. Foque na resolução do problema. ...
  8. Dite o tom da conversa.

Como responder a comentários ofensivos?

4 passos para elaborar boas respostas a críticas no seu blog ou email
  1. Desculpe-se. Boas desculpas são específicas – pedir somente “desculpas” como resposta a um parágrafo bem detalhado de críticas não vai resolver seu problema. ...
  2. Admita. Admita que o problema é válido. ...
  3. Pergunte. ...
  4. Agradeça.

Como responder Hate?

Simples: responda com educação! Um ”obrigada por comentar”, ”obrigada por estar sempre aqui”, ou coisas do tipo, vai desconcertar tanto ele que provavelmente ele não apareça mais. Se achar conveniente, explique o motivo de estar errado o ponto que ele está criticando.

Como se defender de uma crítica?

Não se coloque na defensiva, melhor, pergunte

No momento em que alguém nos faz uma crítica, a primeira reação que temos é nos colocar à defensiva. Sentimos a crítica como um ataque, nos dói e nos ofende. Por isso, nos colocamos em alerta. No entanto, no momento em que nos colocamos à defensiva, contra-atacamos.

Como não se abalar com críticas?

Aprenda a lidar com as críticas e enxergá-las de maneira diferente, separando as construtivas das destruitivas
  1. Relacione a crítica à sua atitude, não a você ...
  2. Filtre os comentários que escutar. ...
  3. Prefira ficar brava e não triste com os comentários. ...
  4. Valorize a sua opinião, não supervalorize a opinião alheia.

Como crescer com as críticas?

Ouça antes de rebater. A capacidade de absorver as críticas e aprender algo com elas é uma característica de quem tem um alto grau de maturidade, capacidade analítica e pode utilizar o comentário para seu desenvolvimento pessoal.

Como você se sente quando alguém crítica o seu trabalho?

Essa sensação acontece quando percebemos que os outros — chefe, colegas de trabalho ou clientes — não reconhecem o esforço que fazemos para executar uma determinada tarefa. Mas o fato de alguém se sentir ofendido com tudo pode ter várias causas, como sentimentos de inferioridade quando a autoestima é baixa.

O que a charge crítica?

A charge faz uma crítica a um acontecimento atual, normalmente de caráter político ou social. Um leitor desatento suporia se tratar de uma piada, mas à luz de uma leitura cuidadosa, perceberá que se trata, na verdade, de uma poderosa crítica, de uma tomada de posição vigorosa.

Que intenção você costuma ter quando faz uma crítica?

Como falamos acima, foque em fatos e sempre mostre o lado positivo. Deixe claro que a intenção é contribuir para o crescimento do profissional e que você ou a empresa acreditam que ele é capaz de ser ainda melhor. Elogie apenas se o elogio for sincero. Muitas vezes, mostrar o lado positivo é bem mais eficaz.

Como não ter medo de críticas?

Tente não focar no que os outros irão pensar ou falar caso você aja de determinada maneira. Faça o que você acredita ser o melhor pra você. E se as críticas aparecerem, encare-as como oportunidade de aprendizado. Você é capaz, não deixe que o medo de fracassar te impeça de alcançar seus objetivos!

Como responder a um comentário maldoso no Instagram?

Como responder comentários negativos nas redes sociais
  1. Como responder comentários negativos. Leve a conversa para um espaço privado. Seja sempre cordial. Procure entender o ponto de vista do cliente. Ofereça uma compensação.
  2. Um profissional sabe responder comentários negativos.

Como responder comentários negativos nas redes sociais?

Veja 10 dicas para lidar com comentários negativos nas redes sociais
  1. Agradeça por qualquer tipo de interação. ...
  2. Peça desculpas se for culpa da empresa. ...
  3. Não discuta por meio dos comentários. ...
  4. Nunca esconda a insatisfação do cliente. ...
  5. Enxergue pelos olhos do cliente. ...
  6. Ofereça soluções completas. ...
  7. Não alimente quem só quer atrapalhar.

Como responder críticas nas redes sociais?

7 Dicas de como reagir a uma crítica nas redes sociais
  1. 1) Esteja Ciente A primeira coisa a se fazer é monitorar as menções à sua marca a todo o momento. ...
  2. 2) Seja rápido O ideal é responder todos os comentários que você recebe em suas redes sociais com rapidez. ...
  3. 3) Reduza o Tom Mantenha o foco e procure não se exaltar.

Como resolver a situação de um cliente insatisfeito?

Continue a leitura e descubra!
  1. Seja proativo. ...
  2. Escute o que o cliente insatisfeito tem a dizer. ...
  3. Controle os danos e proteja sua marca de menções negativas. ...
  4. Não leve para o lado pessoal. ...
  5. Construa uma reputação positiva. ...
  6. Assuma o compromisso de resolver o problema. ...
  7. Aproveite a oportunidade de realizar melhorias.

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