Como requerer pensão por morte?
Perguntado por: Gonçalo Benjamim de Andrade | Última atualização: 16. April 2025Pontuação: 4.6/5 (3 avaliações)
Como requerer a pensão por morte no INSS O requerimento da pensão por morte pode ser feito de maneira totalmente online, por meio do portal Meu INSS ou pelo telefone do INSS, no número 135.
O que é necessário para requerer pensão por morte?
Declaração emitida pelo INSS informando o recebimento, ou não, de benefício pelo Regime Geral. CPF; • Documento de identificação com foto; • Comprovante de endereço; Comprovante da conta-corrente bancária (BRADESCO) destinada ao crédito da pensão; Requerimento de pensão por morte (enviado por email);
Como fazer o pedido de pensão por morte no INSS?
Para fazer o pedido basta entrar no aplicativo do Meu INSS, escolher o serviço/benefício que quer solicitar e seguir o passo a passo. Depois basta acompanhar o processo pelo aplicativo para saber a resposta.
Qual o prazo para dar entrada no pedido de pensão por morte?
Com relação ao prazo para pedir a pensão, os dependentes do segurado que faleceu têm de solicitar o benefício em até 90 dias após a morte, para ter direito a receber desde a data do óbito. O prazo é maior para os filhos menores de 16 anos, que têm até 180 dias para fazer a solicitação.
Como fazer o pedido de pensão por morte?
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .
Como solicitar pensão por morte no INSS
Qual o primeiro passo para dar entrada na pensão por morte?
- Acesse o portal Meu INSS;
- Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
- Em seguida, clique em “Novo Requerimento”;
- Na barra de pesquisa, escreva “pensão” e selecione a opção de “Pensão por Morte Urbana”;
- Clique em “Atualizar”;
- Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
Precisa de advogado para dar entrada na pensão por morte?
Precisa de advogado para pedir pensão por morte? Visando facilitar o acesso ao benefício, para entrar com pedido de pensão por morte no INSS não é necessário estar acompanhado de um advogado.
Quem tem direito a 100% da pensão por morte?
A renda mensal inicial da pensão por morte corresponderá a 100% do valor da aposentadoria que o segurado que faleceu recebia ou daquela a que ele teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento.
Onde ajuizar pensão por morte?
Você pode pedir a pensão por morte pelo site Meu INSS ou agendar o atendimento na agência pelo telefone 135. Se você pedir pelo site, não é preciso ir à agência do INSS, exceto se você for notificado para apresentar outros documentos e comprovações.
Qual a carência para pensão por morte?
Não, o benefício pensão por morte não exige carência como pré-requisito para ser concedido, conforme a Lei 8.213/91. Logo, independente do tempo de contribuição, os dependentes podem pensão por morte após o falecimento do segurado.
Quando a esposa perde o direito de pensão?
Se quem recebe a pensão voltar a se casar, perde o direito a receber pensão. Importante pontuar que, caso a pensão alimentícia do ex-cônjuge seja finalizada, mas ainda assim se mantenha a necessidade do alimentando, é possível solicitar pensão a outros parentes próximos com base na solidariedade familiar.
Quais os motivos que leva uma viúva perder a pensão do INSS?
Fim da invalidez do dependente; Fim da duração da pensão segundo a tabela; Fraude de casamento ou união estável para fins do benefício da pensão por morte; Dependente que tenha provocado ou contribuído para morte do segurado.
Como saber se tem direito à pensão por morte?
Outra maneira de fazer a consulta dos benefícios do INSS e informações gerais sobre eles é através da central de atendimento por telefone. Para isso, basta o usuário ligar no número 135. Veja o passo a passo: Ligue para o número 135.
Quando o filho completa 21 anos a pensão volta para a esposa?
Desse modo, a regra mais geral que podemos apontar é que quando o filho completa 21 anos de idade a pensão “volta para esposa” somente se o óbito aconteceu ANTES de 12 de novembro de 2019. E se acaso o óbito ocorreu depois dessa data, quando o filho completa 21 anos, esse dinheiro não reverte para mais ninguém.
Como saber se foi aprovada a pensão por morte?
Para saber se o seu benefício foi aprovado, você pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, fazer o login e ir até “Consultar Pedidos”, na tela inicial.
Como é pago o retroativo da pensão por morte?
Para fazer o pedido dos atrasados, é necessário ter em mãos a documentação que comprove que seu filho é dependente do falecido e também os documentos que comprovem a concessão do benefício de pensão por morte. Por isso, é importante se informar e agir rapidamente para não perder esse direito.
Quando a viúva tem direito a pensão integral?
Portanto, para ter a pensão vitalícia é preciso que o cônjuge tenha mais de 45 anos e, se já estiver recebendo um outro benefício do INSS, será feito um cálculo, onde somente o de maior valor ficará integral e o outro benefício será reduzido.
Quando a pensão por morte é vitalícia?
Quem tem direito à pensão por morte vitalícia? Cônjuges ou companheiros que tiverem 44 anos ou mais podem ter direito à pensão por morte vitalícia desde que o segurado que morreu tenha feito ao menos 18 contribuições ao INSS e se o casamento ou união estável tinha mais de dois anos.
O que mudou na pensão por morte em 2024?
A renda mensal da pensão por morte será equivalente a uma cota familiar de 50% do valor da aposentadoria recebida pelo segurado que faleceu, ou daquela a que ele teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, acrescida de cotas de 10% por dependente, até o máximo 100%.
Quanto um advogado cobra para fazer uma pensão por morte?
O valor máximo que o advogado pode cobrar é: 6 parcelas do valor bruto do benefício (50% das vincendas); 50% sobre o total das diferenças vencidas e não pagas (atrasados).
Como solicitar pensão por morte sem advogado?
certidão de nascimento do filho em comum (se tiver); declaração de Imposto de Renda do falecido, em que conste o seu nome como dependente ou vice-versa; depoimento de testemunhas (também precisa ter outros documentos); outros documentos que possam provar a relação do casal.
Quem não é casado no civil tem direito a pensão por morte?
Quem não é casado tem direito a pensão por morte? Sim, quem não é casado tem direito à pensão por morte desde que haja comprovação de uma união estável. Não é necessário, portanto, um casamento no papel para comprovar que o cônjuge vivia junto do falecido.
Quando o filho completa 21 anos a pensão por morte é cortada automaticamente?
Mesmo que o filho maior de 21 anos esteja estudando, não é possível continuar recebendo o benefício. Vale lembrar que a pensão por morte não acaba no ano que o filho faz 21 anos, mas sim no mês em que o mesmo completou os 21 anos.
Sou aposentada e meu marido faleceu eu tenho direito a aposentadoria dele?
Não existe nenhum impedimento para você receber a pensão por morte e continuar recebendo a sua aposentadoria. IV – 10% (dez por cento) do valor que exceder 4 (quatro) salários-mínimos.
Quanto tempo dura o efeito da creatina?
Como comprovar deficiência mental?