Como recuperar dinheiro de passagem?

Perguntado por: Manuel Neto de Valente  |  Última atualização: 7. März 2022
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De acordo com a ANAC, os passageiros podem cancelar as suas passagens compradas online ou presencialmente em até 24 horas a partir da compra e ter 100% do reembolso, sem a cobrança de nenhuma taxa. Mas esse direito só existe caso a compra seja feita com até 7 dias de antecedência da viagem.

Tem como recuperar o dinheiro da passagem?

Você sabia que pode receber o dinheiro da passagem se desistir da viagem de ônibus? ... A lei vale para todas as linhas de ônibus intermunicipais, interestaduais e internacionais. Em caso de desistência, para receber de volta o que pagou, o passageiro só precisa pedir o reembolso à empresa antes do embarque.

Como solicitar reembolso de passagem?

O primeiro passo para ter a devolução do valor é solicitar à companhia aérea a Declaração de Atraso de Voo/Cancelamento de Voo, na qual devem estar explícitos os motivos do atraso ou cancelamento do voo. Esta declaração é um direito do passageiro. Ela deve ser impressa sempre que o atraso for maior do que 1 hora.

Como funciona reembolso de passagem de ônibus?

ser feitos até três horas antes do embarque, sendo autorizado às empresas a retenção de 5% do valor pago. Após três horas antes do embarque as viações podem não aceitar a solicitação. Em caso de reembolso, esse deve ser feito em até 30 dias e com o valor corrigido, considerando a data do reembolso e não a da compra.

Quanto tempo posso cancelar uma passagem de ônibus?

Por lei, quem viaja de ônibus intermunicipal, interestadual ou internacional pode cancelar a viagem, mudar a data e o horário. Mas para remarcar a viagem o passageiro tem que comunicar essa desistência pelo menos três horas antes do embarque. Respeitando essa antecedência é possível até ter o dinheiro de volta.

PASSAGENS AÉREAS: CANCELEI E QUERO REEMBOLSO! O QUE FAZER?

17 questões relacionadas encontradas

Quando perde o ônibus perde a passagem?

Segundo a ANTT, o passageiro que perdeu o ônibus tem o direito de trocar sua passagem. Isso é dito na Resolução número 4282 de 17 de fevereiro de 2014, onde fica claro que a passagem tem validade de um ano após sua emissão.

O que fazer quando se perde o ônibus?

Em casos que o passageiro perde sua passagem, as companhia de ônibus permitem a emissão da segunda via da passagem. Para solicitar o pedido basta: Apresentar um documento com identificação (CPF, Carteira de Motorista, Identidade); Comparecer no guichê da empresa onde comprou o bilhete e solicitar a 2ª via.

O que acontece quando se perde a viagem?

Algumas companhias aéreas, além da multa, cobram ainda uma taxa de remarcação e mais a diferença tarifária entre o valor da passagem inicial e o da nova viagem. Dessa forma, o novo bilhete pode acabar saindo mais caro do que o valor original, o que é considerado uma prática abusiva pelos órgãos de defesa do consumidor.

Como tirar 2 via de passagem?

O passageiro tem o direito de realizar a emissão da segunda via do seu bilhete apresentando um documento de identificação (CPF, Carteira de Motorista ou RG) no balcão da empresa.

Como imprimir passagem de ônibus?

Caso a sua viagem tenha possibilidade de passagem para imprimir em casa, você pode imprimir o documento que se encontra anexado no e-mail. Caso a sua viagem não tenha as possibilidades citadas acima, você precisa retirar o bilhete no próprio guichê da empresa de ônibus.

Como imprimir passagem de ônibus pela internet?

Para retirar passagens de ônibus compradas pela internet, é obrigatória a apresentação de um documento com foto, que deve ser, necessariamente, o mesmo fornecido no ato da compra. A apresentação do voucher é opcional. Outro item que requer sua atenção é o preenchimento de dados.

Quanto custa a 2 via do Bilhete Único?

Para a emissão da segunda via será cobrada taxa de duas tarifas vigentes (R$ 6,60); para a aquisição da terceira via, serão quatro tarifas vigentes (R$ 13,20); e, da quarta via em diante, serão oito tarifas vigentes (R$ 26,40), valor que era cobrado anteriormente para todos os casos.

Quando perde o voo tem que pagar?

O passageiro que perdeu o voo tem, portanto, o direito de usar a mesma passagem em outro voo, simplesmente fazendo o pagamento da taxa de remarcação ou multa, quando remarcar a viagem.

Qual o valor da multa para remarcar passagem aérea?

Terminou nessa sexta-feira (31) a validade da lei que permitia aos passageiros remarcar voos sem a cobrança de multas e direito a reembolso do valor da passagem em razão da pandemia de covid-19.

O que acontece se eu não embarcar no voo?

Porém, vale lembrar que, em caso de não comparecimento (o chamado “no-show”), seu voo de volta pode ser cancelado automaticamente. O cancelamento não ocorre quando, em viagens nacionais, você informa que não irá embarcar até o horário do voo. O procedimento evita, também, a cobrança de eventual multa contratual.

Quanto tempo o ônibus espera o passageiro?

Alguns chegam a esperar, no mínimo, 40 minutos nos pontos do município. Quem depende do transporte público, reclama que a situação ficou bastante ruim durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Fora a demora, os passageiros precisam enfrentar ônibus lotados, principalmente em horário de pico.

Como cancelar passagem transpen?

Informamos que recebemos seu pedido de cancelamento enviado pelo e-mail contato@transpen.com.br e a mensagem pelo WhatsApp (15) 9 8125-9000.

Tem como cancelar passagem de ônibus comprada pela internet?

Com toda essa facilidade, será que cancelar passagem de ônibus comprada pela internet também é algo simples? A resposta é sim. Se você ainda não fez a troca do voucher (ou comprovante de compra) pelo bilhete da passagem é só entrar em meu pedido, fazendo o login com seu e-mail e n° do pedido e solicitar o cancelamento.

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