Como recorrer ao pedido indeferido do INSS?

Perguntado por: Adriana Andreia de Brito  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

Inicie o texto identificando o motivo do indeferimento, depois aponte o equívoco do INSS e solicite a reforma da decisão. A solicitação pode ser feita pelo app Meu INSS, na agência do INSS ou pelos correios destinada à Agência que emitiu o primeiro resultado.

O que fazer quando o benefício é indeferido?

É direito de todo cidadão cujo benefício solicitado tiver sido indeferido pelo INSS de entrar com um pedido para nova análise da solicitação. Esse pedido, normalmente feito por meio de um recurso administrativo, pode ser enviado no prazo de até 30 dias após o recebimento do aviso de indeferimento no INSS.

Como recorrer da decisão do INSS?

Pela internet, você precisa acessar o site da Ouvidoria do INSS. A reclamação por telefone também é feita pela Central de Atendimento 135. Depois que o Órgão Julgador Previdenciário der a decisão, ele tem 20 dias para devolver o processo para que o INSS passe a cumprir a decisão.

Quando o INSS nega o benefício quem paga?

Quem é o responsável por pagar o salário do trabalhador quando o auxílio-doença é negado por carência? Quando o trabalhador fica afastado por motivo de incapacidade, o empregador é o responsável por pagar o seu salário pelos primeiros 15 dias.

O que fazer quando o INSS nega o benefício?

Caso o seu benefício seja negado, você tem 3 opções:
  1. aceitar a decisão;
  2. entrar com recurso administrativo;
  3. ingressar com ação judicial.

Auxílio-Doença: como recorrer da decisão de INDEFERIMENTO do INSS

43 questões relacionadas encontradas

Quando o INSS reprova?

Isso pode ocorrer porque você não apresentou documentos médicos suficientes (laudos, exames, atestados, relatórios etc) ou, ainda, porque a perícia do INSS foi muito exigente no seu caso.

Quando o INSS nega?

Quando o benefício é indeferido, o INSS envia uma notificação informando que não foi possível atender o pedido do segurado, e expõe os fundamentos da negativa. Após fazer o seu pedido de aposentadoria, pensão, auxílio e outros benefícios, é possível que você tenha de apresentar mais documentos para o INSS.

O que acontece caso o INSS nega o benefício é a empregada ainda Encontra-se doente qual a responsabilidade do empregador?

Fato é que se o trabalhador não está recebendo o benefício previdenciário, significa que ele não está com o contrato suspenso, sendo então responsabilidade do empregador o pagamento dos salários.

O que acontece quando a perícia é negada?

Caso a sua perícia médica seja negada, você tem duas opções: Entrar com pedido de reconsideração; Iniciar um recurso administrativo.

O que os peritos do INSS avaliam?

A perícia médica do INSS é o momento em que você será avaliado por um médico-perito do INSS. Esse perito deve analisar se realmente existe a incapacidade para o trabalho, seja se forma parcial ou total, temporária ou permanente.

Quantas vezes o INSS pode recorrer de uma decisão?

Pela legislação, o INSS tem 45 dias para dar uma resposta a um requerimento, prorrogáveis por mais 45. Há ainda uma tolerância de 60 dias prevista em lei federal, que costuma ser respeitada pelos juízes na hora de aceitar ação contra o órgão.

Como recorrer no INSS online?

PASSO A PASSO
  1. Acesse o Meu INSS, com login e senha.
  2. Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”
  3. Depois, clique em “Novo Requerimento”
  4. Selecione o serviço “Recurso – atendimento à distância”
  5. Clique em “Atualizar”
  6. Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”

O que acontece quando o INSS recorre a decisão do juiz?

Quando sai a sentença (e aí sai a tutela) o INSS recorre para não pagar os atrasados, que geralmente são devidos desde a data da entrada do requerimento inicial sabendo que na instância recursal mais 3 anos se passarão até que se confirme a decisão de 1º grau.

O que acontece se o INSS Negar o Auxílio-doença?

Ou seja, desde quando você recebeu a resposta do auxílio-doença negado no INSS, você tem 1 mês para entrar com um recurso. Caso você não se atente a isso e deixe passar o prazo, apenas será possível uma reavaliação no INSS com um novo pedido de auxílio-doença.

Quais as chances de ganhar um processo contra o INSS?

Na Justiça, a chance de sucesso em uma ação de auxílio ou aposentadoria por invalidez é maior em relação a outros benefícios negados. A análise quantitativa de decisões judiciais indica que os casos que tratam de perícia administrativa têm 35,3 pontos percentuais a mais de probabilidade de sucesso, diz a pesquisa.

O que ocorre quando o segurado empregado tem o seu auxílio-doença cessado e é impossibilitado pela empresa de retornar às suas atividades laborais?

A Justiça do Trabalho, de forma correta e coerente, nas situações em que o trabalhador tem o seu retorno ao trabalho impedido pela empresa após a cessação do benefício por incapacidade, está reconhecendo que o empregado tem direito à indenização pelos salários não pagos após a alta do INSS, ou seja, no período ...

Quando o INSS nega benefício a segurado a ação de deve ser proposta na Justiça do Trabalho?

Negado o benefício, não há impedimento ao segurado para que ingresse no Judiciário antes que eventual recurso seja examinado pela autarquia.

O que fazer quando o INSS concede alta médica ao trabalhador e o médico do trabalho o considera inapto?

O funcionário que retorna do INSS será avaliado pelo seu serviço de medicina do trabalho e, caso seja considerado inapto, o empregador deve protocolar um pedido administrativo junto ao INSS, contestando a decisão do órgão.

Quando a perícia do INSS é negada?

Existem casos de quando o trabalhador solicita um desses benefícios, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nega, ou seja, indeferir. Nestes casos, cabe ao segurado recorrer à justiça para obter o benefício desejado ou ter de volta o benefício cancelado após uma perícia médica.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

1. Após a assinatura da sentença, caso as partes já tenham tomando ciência, o processo é movimentado para a tarefa 'Aguardando prazo – ED'. Caso exista algum ato aguardando a ciência pelas partes, o processo ficará na tarefa 'Aguardando ciência' até que todas elas sejam consumadas.

Quanto tempo o juiz demora para dar a sentença contra o INSS?

Assim sendo, se após esta etapa o benefício for negado, será iniciado a fase recursal. Ou seja, onde se entra com recurso tentando alterar a sentença. Assim, a sentença poderá demorar em torno de 7 meses, se o caso for solucionado no Tribunal Regional, e até 6 anos, se for preciso utilizar outros recursos.

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Ela leva, em média, 1 ano e 7 meses. Já a fase da execução é a concretização do direito reconhecido na sentença. Em outras palavras, é quando a parte derrotada deve pagar o que deve ao vencedor do processo.

Como fazer um pedido de recurso do INSS?

7 – Como protocolar o recurso no INSS?
  1. Você pode agendar um horário por telefone (pelo número do INSS: 135), comparecer presencialmente na agência na hora marcada e realizar o protocolo. ...
  2. Você pode fazer o protocolo digitalmente, por meio do site do Meu INSS.
  3. Você também pode protocolar o seu recurso pelos correios.

O que escrever no recurso?

Como redigir um bom recurso para concursos públicos
  1. Formule justificativas claras.
  2. Apresente fundamentação teórica e legal, sempre que possível.
  3. Use tom respeitoso e neutro.
  4. O resultado valerá para todos.
  5. Busque auxílio na preparação de recursos com o VIPJUS.

Artigo anterior
Quando canela eu soprar?
Artigo seguinte
Quais são os tipos de Micelios?