Como reclamar da Enel na ANEEL?

Perguntado por: Eva Érica Paiva Domingues Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
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ANEEL reclamação telefone
Para falar com os atendentes da ANEEL por telefone, ligue gratuitamente para o número 167. O serviço da Central de Teleatendimento funciona de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite.

Onde registrar reclamação da Enel?

Fale com a Enel São Paulo
  1. Central de Relacionamento da Enel São Paulo. 0800 72 72 120.
  2. Deficientes Auditivos. 0800 77 28 626.
  3. Ouvidoria da Enel São Paulo. 0800 72 73 110.

Qual o órgão que fiscaliza a Enel?

Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

Onde reclamar da Enel RJ?

Central de Relacionamento Enel Rio De Janeiro
  • 0800 28 00 120 (Central de Relacionamento Enel Rio de Janeiro)
  • 0800 28 21 887 (Central de Relacionamento Enel Rio de Janeiro Para Deficientes Auditivos)

Como falar com a Aneel?

As solicitações não resolvidas pela concessionária podem ser encaminhadas à Agência por meio dos seguintes canais:
  1. telefone 167;
  2. chat on-line no portal da ANEEL;
  3. 0800-727-0167 (Agências Estaduais Conveniadas);
  4. formulário no portal da ANEEL;

Como registrar sua reclamação na Ouvidoria da ANEEL

36 questões relacionadas encontradas

Qual o telefone da ANEEL para reclamações?

formulário no site da Aneel;

telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite). Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.

Qual o telefone de reclamação da anel?

A partir desta quinta-feira (01/04), o acesso à Central de Teleatendimento (CTA) da Aneel terá que ser feito pelo telefone 0800 7272010. A troca do número ajustará o acesso ao teleatendimento da Agência à padronização dos números de discagem direta gratuita em 11 dígitos, exigência que entrará em vigor no ano que vem.

Como reclamar da Enel no Procon?

O consumidor que tiver dúvidas ou problemas referentes as suas contas de energia elétrica e não conseguiu um retorno satisfatório da empresa, pode procurar o @proconsp, que disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais ...

Como denunciar a Enel no Procon?

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 00 120 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior.

Como processar Enel por danos morais?

O consumidor que se sentir prejudicado em casos de corte indevido de energia elétrica pode buscar orientação de advogado especializado em Direitos do Consumidor para requerer, na Justiça, indenização por danos morais e materiais.

Para que serve a ANEEL?

É papel da ANEEL controlar e fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica.

Como fazer reclamação da conta de luz?

Como proceder para reclamar

Se a conta chegar no valor muito acima da média, o consumidor deve registrar uma reclamação nos canais de atendimento do @proconsp: no site ou aplicativo – disponível para Android e iOS.

Onde reclamar do valor da conta de luz?

Se o problema não for resolvido, deve-se procurar a Ouvidoria da distribuidora. Se ainda assim não for resolvido, deve-se procurar a Aneel. Se não der certo, a opção é registrar a reclamação no site Consumidor.gov ou procurar o Procon da cidade.

Como fazer uma reclamação na Anatel?

Caso queira, você pode ligar 1331 para registrar por telefone a sua reclamação. A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Pronto! Agora você pode utilizar o app Anatel Consumidor para fazer uma reclamação na Anatel.

Qual o 0800 da Neo?

Para entrar em contato com a ouvidoria da Neoenergia, ligue para 0800-644-6116.

Onde reclamar da Equatorial?

Digite abaixo o número de protocolo informado por nossa central de atendimento (0800 091 0196), agências de atendimento, site ou aplicativo e a Conta Contrato para a qual foi gerado o serviço.

Como falar com atendente da Equatorial?

Central de Atendimento Equatorial

Ligação gratuita para todo o Pará qualquer dia e qualquer hora, basta ligar para o número 0800 091 0196.

O que fazer se a conta de luz veio muito alta?

É possível pedir revisão quando a conta de luz vem muito alta. Caso tenha notado erros em relação aos valores que estão sendo cobrados, você pode solicitar uma revisão. No entanto, antes disso, é necessário avaliar a sua conta, conferindo períodos de cobrança, taxas e demais informações.

Como saber se o valor da conta de luz está correta?

Para confirmar se o valor da sua fatura está correto, faça uma leitura da medição no mesmo dia que o leiturista, assim você poderá comparar os números com mais precisão. Analisando o medidor de energia você também poderá saber se há fuga de energia na sua residência.

O que fazer com conta de luz abusiva?

Saiba como proceder a cobranças abusivas
  1. Tenha os comprovantes sempre em mão.
  2. Procure pela empresa que está realizando as cobranças abusivas.
  3. Procure ajuda nos Órgãos de Defesa do Consumidor.
  4. Entrar com ação em caso de dívida com mais de cinco anos.

Como resolver cobrança indevida da Enel?

Caso exista algum valor ou código não identificado ele deverá procurar pela empresa e esclarecer o motivo desta cobrança e, também, se procedente se o valor é o correto. Havendo erro ele deverá formalizar reclamação junto a empresa e anotar protocolo. Se não for atendido deverá reclamar no Procon.

Qual o objetivo do Selo Procel?

O Selo Procel de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.

O que é a ANEEL?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997.

O que é a empresa anel?

A missão da ANEEL é proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade. A visão de futuro da ANEEL é ser reconhecida como instituição essencial para a satisfação da sociedade com o serviço de energia elétrica.

Como pedir indenização para Enel?

Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nosso site: www.enel.com.br, pelo telefone 0800 285 0196 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para solicitação é de 90 dias corridos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento.

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