Como determinar a capacidade em litros de um cubo?

Perguntado por: Sofia Matilde Loureiro  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.2/5 (27 avaliações)

Um cubo formado por arestas medindo 1 metro (m) cada, possui capacidade de 1000 litros, pois: V = 1m * 1m * 1m = 1m³. Um cubo formado por arestas medindo 1 decímetro (dm) cada, possui capacidade de 1 litro, pois: V = 1dm * 1dm * 1dm = 1dm³ = 1 litro.

Como se calcula o cubo?

  1. O volume do cubo é a medida correspondente ao espaço interno do cubo. ...
  2. Lembrando que o cubo possui 12 arestas, 8 vértices e 6 faces. ...
  3. Portanto, o volume do cubo é calculado considerando a largura, o comprimento e a altura. ...
  4. V = a . ...
  5. V = a³
  6. Exemplo:
  7. V = a³
  8. Então: V = 5³ = 125 cm³

Como calcular a medida de cada aresta de um cubo?

Para tanto, é preciso descobrir a medida da aresta desse cubo. Para isso, é necessário perceber que área da base de um cubo é semelhante a aresta de um quadrado. Logo, para identificar a aresta do cubo basta descobrir a medida do lado desse quadrado.

Como se calcula o volume?

Como calcular o Volume? O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Como calcular volume e capacidade?

1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml). Uma lata de refrigerante contém 350 ml de líquido, dessa forma podemos dizer que o seu volume é igual a 350 cm³.

Determine a capacidade, em litros, dos cubos com arestas de medidas

18 questões relacionadas encontradas

Como se calcula a aresta?

Relação de Euler
  1. A relação de Euler é uma fórmula matemática que relaciona os números de vértices, arestas e faces de um poliedro convexo. ...
  2. V – A + F = 2.
  3. Onde V é o número de vértices, A é o número de arestas e F é o número de faces do poliedro.

Qual o número de arestas de um cubo?

O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.

Quantas arestas tem em um cubo?

O cubo é formado por 12 arestas (segmentos de retas) congruentes, 6 faces quadrangulares e 8 vértices (pontos).

Como calcular o número de arestas de uma pirâmide?

Veja como calcular: Considere ℓ como a aresta da base. As faces são triangulares, assim basta calcular a área de uma face e multiplicar o valor pelo número de faces (sempre igual ao número de lados da base ). Corresponde à soma da área lateral com as duas bases do prisma.

O que é número de arestas?

Número de arestas em um poliedro convexo

Assim, o número de arestas é dois a menos do que a soma do número de vértices e de faces. Por exemplo, um cubo tem 8 vértices e 6 faces, logo possui 12 arestas.

Quantas são as arestas?

Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta. O cubo possui 12 arestas. Vértices são os pontos de encontro das arestas.

Como se calcula a capacidade?

As principais medidas de capacidade usadas no dia a dia são o metro cúbico e o litro. Utilizamos o litro geralmente para medir o volume de líquidos e gases. Essa unidade de medida é bastante comum no dia a dia, pois leite, refrigerante, água, entre outros líquidos, são sempre medidos em litros.

O que é volume e capacidade?

Quando falarmos em volume, estamos nos referindo ao espaço que um corpo é capaz de ocupar. Mas ao falar de capacidade, estamos nos referindo ao volume de líquido que pode ser acomodado dentro do recipiente.

Como calcular o volume em litros?

Para calcular o volume basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura. "Já fizemos as contas e dá aproximadamente 196 metros cúbicos, ou seja, 196 mil litros de água pra servir as duas torres.

Como calcular a capacidade de uma caixa?

Fórmula para calcular o volume de uma caixa

O volume de uma caixa é obtido pela multiplicação de três medidas: comprimento, largura e altura.

O que se usa para medir a capacidade?

A capacidade de um condensador pode medir-se com um medidor-LCR, da designação em língua inglesa LCR-meter. O medidor-LCR é um instrumento que permite medir a capacidade, a indutância e a resistência eléctrica de um componente.

Como é capacidade?

Significado de Capacidade

substantivo feminino O valor daquilo que está contido ou pode caber em; volume ou quantidade: barril com capacidade de 50 litros; a igreja tem capacidade para 1000 pessoas. Particularidade de capaz; competência: possui capacidade para/de administrar a escola.

O que é arestas e vértices?

Explique rapidamente que um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, uma aresta é um segmento de reta onde duas faces se encontram e que face é cada um dos lados do sólido.

O que são as arestas e vértices?

Arestas: São os segmentos de reta provenientes do encontro entre duas faces. Uma aresta pertence apenas a duas faces distintas. Na figura abaixo, são os segmentos de reta AB, AD, BC, CD, AE, BE, CE e DE. Vértices: São os pontos de encontro das arestas.

O que é uma aresta de um cubo?

As arestas, como dito, são as linhas que ligam uma vértice a outra no cubo. Existem 12 (doze) arestas ao todo em um cubo. Já as faces são os lados desta figura geométrica. Existem 6 (seis) faces em um cubo.

O que é uma aresta de uma pirâmide?

São segmentos de reta formados pelo encontro entre duas faces de uma pirâmide. São as arestas encontradas entre a base da pirâmide e uma de suas faces laterais. São as arestas encontradas entre duas faces laterais da pirâmide.

Quantas e quais são as arestas da pirâmide?

Arestas da base: AB, BC, CD, DE, EF e FA, que são os lados da base. Arestas laterais: AH, BH, CH, DH, EH e FH, que são os segmentos das faces laterais. Altura da pirâmide: h, que é a distância entre o vértice da pirâmide e a base.

Artigo anterior
Qual a diferença entre motor de corrente contínua e alternada?
Artigo seguinte
Qual a importância do pedagogo frente ao processo de inclusão?