Como recalcular Das-MEI em atraso?
Perguntado por: Mariana Bárbara Macedo Gaspar | Última atualização: 13. März 2025Pontuação: 4.5/5 (13 avaliações)
Emita a guia atrasada Então, é só selecionar as guias em atraso e clicar em “Apurar/Gerar DAS” para recalcular o DAS MEI pendente. O sistema fará o cálculo da multa e dos juros devidos automaticamente, gerando a guia de pagamento atualizada.
Como calcular Guia do MEI em atraso?
Segundo o Governo Federal, caso o Microempreendedor Individual (MEI) não tenha apresentado dentro do prazo a Declaração Anual do Simples Nacional, ele ainda pode entregá-la, mas deverá pagar uma multa de 2% a cada mês de atraso, com o limite de 20% sobre o valor total dos tributos declarados ou o mínimo de R$ 50.
Como emitir guia das MEI em atraso?
Para emitir a guia é necessário acessar o portal gov.br/mei e clicar em “já sou MEI”. Na sequência, procure pelo link “pagamento de contribuição mensal e parcelamentos” e logo após acesse o boleto de pagamento.
Como recalcular das em atraso?
- Acesse o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual ;
- Preencha com o seu CNPJ e caracteres de segurança;
- Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
- Em “Informe o Ano-Calendário:”, escolha o ano em questão e clique em OK;
Como recalcular guia de MEI?
- Acesse o site da Receita Federal, preencha com seu CNPJ e clique em continuar.
- Após preencher seu CNPJ, irá abrir a página conforme imagem abaixo, clique em Emitir Guia de Pagamento (DAS).
- Selecione o ano que você deseja emitir a guia e clique em OK.
Como Pagar DAS MEI atrasado Passo-a-Passo
Como gerar um DAS em atraso?
- Acesse o site utilizando o certificado digital ou gere um código de acesso;
- Escolha a opção PGDAS-D e DEFIS;
- Emita a guia na opção “Emitir DAS Simples Nacional / 2ª Via Boleto Atualizado”;
- Confira o valor do boleto atualizado;
- Faça a emissão.
Como gerar o DAS para pagamento do MEI?
Baixe o aplicativo MEI, disponível gratuitamente para Android e iOS. Ao abrir o app, faça login com sua conta gov.com. No Menu inicial, clique em “Emitir DAS”; selecione o ano e o mês correspondente da guia DAS que quer emitir.
Como recalcular a guia do DAS?
Para recalcular, selecione a competência desejada, informe a data de pagamento e clique em Apurar/Gerar Das.
Como calcular multa e juros do MEI?
- A multa do MEI é calculada considerando a taxa de 2% ao mês, podendo ser aplicada parcialmente conforme o número de dias em atraso. ...
- Todos os anos, os Microempreendedores Individuais precisam entregar a Declaração demonstrando a receita bruta da empresa e se houve contratação de funcionários.
Como atualizar o das vencido?
Passo a passo para atualizar o pagamento da DAS
Acesse o site do Simples Nacional (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/) Escolha a opção PGDAS no lado direito. Acesse utilizando seu certificado digital ou seu código de acesso.
Qual o juros do DAS em atraso?
Os juros do Simples Nacional atrasado são incluídos no DAS no montante de 1% ao mês. Além disso, é cobrada multa de 0,33% por dia, limitada ao total de 20%.
Quantas parcelas do MEI posso atrasar?
Pode pagar MEI com atraso? Se o MEI não fizer o pagamento por mais de um ano, o CNPJ pode ser suspenso por 30 dias.
Estou com MEI atrasado?
Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente para pagamento à vista, ou também solicitar um parcelamento da dívida.
Quantas das posso atrasar?
Sim, é possível realizar o parcelamento do DAS atrasado desde que haja mais de 12 boletos vencidos e não sejam referentes ao ano vigente. Para isso, você deve acessar o Portal do Simples Nacional e escolher a opção parcelamento.
Como emitir a guia do Simples Nacional em atraso?
Acesse o site do Simples Nacional (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/) e escolha a opção PGDAS no lado direito. Acesse utilizando seu certificado digital ou seu código de acesso. Esses passos também servem para gerar a segunda via do boleto, caso necessário.
Como gerar uma nova guia do DAS?
Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal
Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix.
Como atualizar uma guia de DAS?
- Acesse o site do Simples Nacional;
- Escolha a opção PGDAS no lado direito;
- Caso não tenha código de acesso, crie um por meio do site do Simples Nacional;
- Anote o código em local seguro;
- Faça login com seu CNPJ, CPF do responsável e código de acesso;
Como recalcular guia no sicalc?
- Acesse o site da Receita Federal na aba Sicalc Web, ou clique aqui e clique em preenchimento rápido.
- Selecione a opção: Pessoa Jurídica e coloque o CNPJ da sua empresa e clique em continuar.
- Coloque o código da receita que você deseja efetuar o recalculo.
O que acontece se não pagar a taxa do MEI?
O DAS é o único imposto que o MEI paga, e é por meio dele que acontece a arrecadação do INSS. Ou seja: qualquer irregularidade na contribuição vai virar problema caso um dia você dê entrada numa aposentadoria como MEI. Mais: junto com a irregularidade no INSS, os benefícios previdenciários vão por água abaixo.
Como emitir guia MEI 2024?
No aplicativo MEI, da Receita Federal, é possível emitir a guia do DAS inserindo o CNPJ da empresa na plataforma e escolhendo a opção “Emitir DAS”. No sistema, o usuário deve selecionar o ano e o mês desejado.
O que acontece se eu não pagar a das?
Deixar de entregar a DASN-Simei pode implicar declaração de inaptidão do MEI. O MEI que deixar de apresentar a DASN-Simei por um período superior à 90 (noventa) dias (contados do vencimento do prazo de entrega) poderá ter a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) tornada inapta.
É obrigatório pagar o MEI atrasado?
O MEI que não pagar a DAS também pode perder os benefícios previdenciários, já que a DAS engloba também a contribuição previdenciária do microempreendedor. Caso fique inadimplente, o MEI mantém a condição de segurado da previdência por 12 meses após o início dos débitos.
Sou obrigada a pagar MEI atrasado?
O MEI que passa dois anos sem pagar o boleto DAS e sem fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), obrigatória até para quem não teve faturamento no ano anterior, fica com o CNPJ suspenso por 30 dias. Se nesse tempo a dívida não for quitada, o CNPJ será suspenso definitivamente.
Quanto tempo sem pagar o MEI é cancelado?
Não. Somente terão suas inscrições canceladas os MEI que não tiverem pagado nenhuma contribuição mensal durante dois anos e, também, não tenham entregado nenhuma declaração anual no mesmo período. Assim, é possível suspender o cancelamento pagando apenas as parcelas condizentes com seus recursos disponíveis no momento.
Pode pagar o Simples Nacional atrasado?
Efetue o pagamento: o pagamento pode ser realizado no banco autorizado ou por meio de canais eletrônicos, como internet banking ou aplicativos móveis. Regularize a situação: após efetuar o pagamento em atraso, sua empresa estará regularizada perante o Simples Nacional – isso se a única pendência forem os DAS em atraso.
Qual CFOP de entrada para 5556?
Onde levar os filhos para passear em Salvador?