Como provar pagamento de salário?

Perguntado por: Nelson Alves  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)

A prova do pagamento de salários, nos termos da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, deve ser feita pelo empregador, mediante a apresentação de recibo assinado. A quitação do salário não pode ser feita por outro que não o empregado, inclusive quando menor. Daí a necessidade da sua assinatura.

Como comprovar pagamentos de salário por fora?

Para comprovar o recebimento de salário “por fora”, o trabalhador pode apresentar seus extratos bancários, recibos, cheques ou qualquer outra forma de pagamento que forem utilizadas para remunerar o trabalhador.

O que é comprovante de pagamento de salário?

O documento que comprova o pagamento do salário por parte da empresa pode ter vários nomes: demonstrativo de pagamento, holerite, contracheque, folha de pagamento e daí por diante.

De quem é o ônus da prova de pagamento de salário?

464 da CLT, que dispõe sobre a obrigatoriedade da existência do recibo de pagamento de salários por parte do empregador. É certo que, diante deste caso, é o empregador que estará apto a produzir as provas referentes às verbas salariais que porventura venham a ser objeto de lide trabalhista.

De quem é o ônus da prova do recebimento de salário por fora ou sem a devida anotação em CTPS?

818 da CLT , c/c o art. 333 , I, do CPC , o ônus da prova quanto ao pagamento de salário "por fora" é do trabalhador. Referida comprovação exige prova robusta e convincente, capaz de formar o convencimento do Julgador e elidir as anotações lançadas na CTPS e demais documentos apresentados pela empresa.

14º salário do INSS Pagamento vai começar em março? Assista tudo e entenda oque vai acontecer.

24 questões relacionadas encontradas

De quem é o ônus da prova no processo do trabalho?

818. O ônus da prova incumbe: I - ao reclamante, quanto ao fato constitutivo de seu direito; ... Assim, continuamos com a regra de que ao reclamante cabe a prova dos fatos constitutivos de seu direito, enquanto que à reclamada incumbe a prova dos fatos impeditivos, extintivos ou modificativos do direito do autor.

Como fazer um comprovante de pagamento?

Como fazer um recibo correto?
  1. Dê um título ao documento. Coloque um título no cabeçalho da folha em branco: “Recibo”, “Recibo de pagamento”, ou “Declaração de pagamento”.
  2. Narre o recebimento. ...
  3. Tome cuidado com os valores. ...
  4. Deixe espaço para local, data e assinatura.

Quem fica com o recibo de pagamento?

Ele deve ser assinado pelo beneficiário ou recebedor da quantia, afinal de contas, o principal interessado no documento deve ser o pagador dos valores discriminados no comprovante. E, como forma de registro, o documento deve conter duas vias, uma deve ser entregue ao pagador e a outra deve ficar em posse do recebedor.

Quando a empresa paga por fora do salário?

O salário pago por fora é uma prática adotada por algumas empresas para reduzir os custos trabalhistas e consiste em dar uma remuneração mais alta para o trabalhador, sem fazer o devido registro em carteira, ou seja, o valor pago a mais não integra as folhas de pagamento e o cálculo de outras verbas.

Qual é o valor da indenização por acúmulo de função?

O que costuma se calcular, com base em legislação análoga, é algo em torno de 10% a 40% do salário. Contudo, vale ressaltar que a definição desse valor funciona apenas de acordo com caso concreto. Uma vez que seja determinado o acúmulo de função, o valor estabelecido irá refletir em todas as verbas salariais.

Como denunciar uma empresa que paga por fora?

Telefone. Para denúncia pelo telefone, entre em contato pelo número 158. A chamada é gratuita se realizada por telefone fixo, mas é cobrada se for feita pelo celular. As denúncias pelo telefone podem ser feitas das 07h às 19h, de segunda a sábado.

O que diz o artigo 464 da CLT?

- O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.

Qual parte do recibo fica com o cliente?

O canhoto é a parte onde quem emite o recibo fica com o controle, com informações do destinatário, valores, endereço, data e referências. É um dos tipos de recibo que pode ser facilmente encontrado em papelarias e adquirido em blocos de 50 folhas.

Qual via do recibo fica com o cliente?

O recibo deve ser assinado por quem recebeu a quantia. Quem efetuou o pagamento da quantia descrita no recibo, deve ficar com a primeira via do documento. Quem recebeu a quantia, poderá ficar com a segunda via, ou cópia do documento.

Quem fica com o canhoto do recibo?

O recibo fica com quem realizou o pagamento, para evitar que o vendedor reivindique um pagamento que já tenha sido realizado (e que está comprovado no recibo). Mas o ideal é que o emitente (ou seja, quem recebeu o pagamento) fique com um canhoto ou uma cópia do recibo, que ateste a transação e o valor do pagamento.

Como fazer comprovante em PDF?

Através do Google Drive é possível criar documentos em diferentes formatos (Word, Excel, formulários, etc) e salvá-los em PDF. Basta clicar em Arquivo, depois em Salvar Como e escolher a opção PDF.

Como fazer um recibo em PDF?

Como criar um recibo de pagamento no PDF
  1. Crie o recibo. Primeiro, baixe o modelo grátis de recibo da Wise, disponível nos formatos Word, Excel e em PDF. ...
  2. Salve ou compartilhe o seu recibo. Guarde o recibo de pagamento preenchido no seu computador ou envie diretamente para o seu e-mail.
  3. Prepare-se para o futuro.

Como fazer recibo grátis?

O Recibo Online é um serviço gratuito. Onde você pode facilmente gerar seus documentos em formato PDF. Basta preencher o formulário com as informações que desejar e clicar em GERAR PDF, entretanto, caso deseje falar conosco acesse o link do menu de contato.

Quem alega tem o ônus de provar?

No ordenamento jurídico processual penal o ônus da prova cabe a quem alega o fato, devendo o advogado do paciente, em sede de hábeas corpus, colacionar à inicial cópia da decisão que entende por ilegal.

De quem é o ônus de provar as horas extras?

HORAS EXTRAS - ÔNUS DA PROVA. É do trabalhador o ônus da prova do trabalho extraordinário sem a devida paga, não podendo o direito em questão ser acolhido por presunções ou deduções - art. 818 da CLT .

Como ocorre a distribuição do ônus da prova no processo do trabalho?

O encargo do ônus da prova encontra-se previsto no art. 333 do Código de Processo Civil, o qual determina que ao autor incumbe o ônus probatório quanto aos fatos constitutivos de seu direito e ao réu o ônus quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Quais são os tipos de recibo?

Confira abaixo!
  • Recibo de prestação de serviço simples. ...
  • Recibo de pagamento complementar. ...
  • Recibo de pagamento de locação. ...
  • Recibo de pagamento de entrada. ...
  • Recibo de pagamento de parte da dívida. ...
  • Recibo de quitação antecipada. ...
  • Pagamento de mão de obra.

Qual a função de um recibo?

O recibo é um documento muito importante, pois é a prova de que uma transação financeira foi realizada. É uma declaração por escrito, na qual alguém (pessoa física ou jurídica) declara ter recebido de outrem o que está especificado.

Como preencher recibo de prestação de serviços?

Etapas de elaboração de um Recibo
  1. Dê um nome ao documento.
  2. Descreva o recebimento.
  3. Valores em números e por extenso.
  4. Não esqueça do local, data e assinatura.
  5. RECIBO DE PAGAMENTO.
  6. RECIBO DE PAGAMENTO DE MÃO DE OBRA.

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Artigo anterior
Como queimar toco de árvore?
Artigo seguinte
Quem responde pelo Ministério Público?