Como protocolar uma reclamação no STJ?
Perguntado por: Sara Alice Monteiro Leite Figueiredo | Última atualização: 24. Juni 2025Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)
O peticionamento no STJ é feito eletronicamente pela Central do Processo Eletrônico (CPE), no site do STJ. Pela CPE, os advogados podem encaminhar suas petições, de forma rápida e segura, dispensando a apresentação de documentos.
Como se dirigir ao STJ em petição?
General Vossa Excelência V.
Como denunciar no STJ?
- Pelo Disque-Cidadania: (61) 3319-8888.
- Pela Web: Formulário eletrônico.
- Por e-mail: ouvidoria@stj.jus.br.
- Presencialmente: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
- Por carta, remetida para: Ouvidoria do STJ – SAFS, quadra 6, lote 1, Trecho III,CEP 70.095-900, Brasília/DF.
Qual o prazo para reclamação no STJ?
Aludida Resolução estabelece, no seu art. 1º, caput, o prazo de 15 dias para o ajuizamento da reclamação, o que denota sua natureza recursal, diferentemente da reclamação constitucional, que não prevê qualquer prazo para a sua propositura, ficando limitada apenas pelo trânsito em julgado da decisão em avilte.
Como enviar conflito de competência ao STJ?
Pessoalmente, na sede do STJ, em dias úteis, das 8h às 19h. O protocolo é feito na Seção de Atendimento Judicial e Apoio aos Advogados (SEAJU).
Reclamação - Rcl
Onde deve ser protocolado o recurso especial?
Independentemente de interposição conjunta com recurso extraordinário, o recurso especial será en- viado para o Superior Tribunal de Justiça.
Quem julga conflito de competência no STJ?
Compete ao STJ julgar conflito de competência entre Tribunal de Justiça e Juiz Federal.
Quais são as hipóteses de cabimento de reclamação?
De acordo com a CF/88, será cabível a reclamação constitucional em DUAS hipóteses: Como forma de preservação da competência dos tribunais superiores; Garantia da autoridade de suas decisões.
O que é uma reclamação ao STJ?
A resolução estabelece que o acesso ao STJ, por meio da Reclamação, se dá quando a decisão reclamada violar súmula ou acórdão em Recurso Especial Repetitivo.
O que é reclamação no STJ?
A reclamação é o veículo adequado para a garan- tia do cumprimento 'de decisão deste Superior Tribu- nal de Justiça, consoante expressão de norma consti- tucional (artigo 105, I, f), sujeitando o funcionário con- tumaz às penas definidas na legislação pertinente.
Como falar com STJ?
Por telefone
O STJ oferece atendimento judicial pelo número (61) 3319-8410, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Quando cabe reclamação ao tribunal?
Cabimento da reclamação
Ele explicou que há três hipóteses em que cabe reclamação no STF: (i) preservar a competência do tribunal; (ii) garantir a autoridade de suas decisões; e (iii) assegurar a observância de enunciado de súmula vinculante e de decisão do Supremo em controle concentrado de constitucionalidade.
Como fazer uma reclamação judicial?
Se você tem alguma reclamação em relação à atuação de um juiz, um tribunal, um fórum, você deve procurar, em primeiro lugar, a ouvidoria do respectivo tribunal. Nos casos de processos parados na Justiça ou reclamações disciplinares, você pode procurar o CNJ — Conselho Nacional de Justiça.
É obrigatório chamar juiz de excelência?
É obrigatório chamar um juiz de Vossa Excelência? Não.
Como despachar com um ministro do STJ?
O pedido é feito por formulário disponível no site do STJ. Também é possível fazer a solicitação pessoalmente no dia do julgamento, 30 minutos antes do início da sessão.
Qual a forma correta de chamar um juiz?
O documento afirma que "vossa excelência" é a forma de tratamento mais adequada, especialmente na redação de atos oficiais, mas o vocativo "senhor (a)" também é compatível quando alguém fala com um juiz. Já o "excelentíssimo" deve ser usado para chefes de poder, como o presidente da República e do Congresso Nacional.
Qual o órgão competente para julgar a reclamação?
Conforme o §1º do artigo 988 do CPC, a competência para julgamento da Reclamação é do órgão cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir por meio de seu ajuizamento.
O que é ação de reclamação?
A reclamação trata-se de uma ação judicial, que visa preservar a competência ou a autoridade dos tribunais, bem como os precedentes vinculantes.
Como fazer uma reclamação ao STF?
- Telefone. (55-61) 3217-3000.
- Fax. Envio de petições. (55-61) 3217-7921 e (55-61) 3217-7922. ...
- Atendimento presencial. Dias úteis, das 11h às 19h. ...
- Informações à Imprensa. Consulte notícias, imagens, pautas de julgamento, agenda dos ministros, credenciamento de jonalistas, entre outras informações.
De quem é a legitimidade para requerer a reclamação?
A legitimidade decorre da titularidade da relação jurídica de direito material objeto da demanda, de modo que legitimado ativo é aquele que atribui a si o direito que pleiteia e legitimado passivo é aquele a quem o autor atribui o dever de satisfazer a pretensão.
Quando cabe reclamação junto ao STF?
Mais à frente, o artigo 103-A, § 3º, dispõe que cabe Reclamação ao Supremo Tribunal Federal para atacar ato administrativo ou decisão judicial que contrariar súmula vinculante aplicável ou que for aplicada indevidamente.
Qual é a natureza jurídica da reclamação?
Na verdade, a reclamação tem natureza jurídica de ação de conhecimento originária dos tribunais. A Constituição Federal prevê a reclamação nos arts. 102, 103 e 105, especificamente endereçada para o STF e STJ.
Quais casos o STJ julga?
O STJ julga crimes comuns praticados por governadores, desembargadores estaduais, federais, eleitorais e trabalhistas, conselheiros de tribunais de contas e procuradores da República, entre outros. Nesses casos, um ministro do STJ preside o inquérito, conduzido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
Quando é possível recorrer para o STJ?
Conforme a Constituição Federal, o recurso em mandado de segurança ao STJ só é cabível contra acórdão em mandado de segurança julgado de forma originária pelo tribunal local, e se houver indeferimento do pedido do impetrante.
Qual a diferença entre o STJ e o STF?
A Constituição de 1988 criou dois tribunais de cúpula dedicados à definição da inteligência do direito federal: o STF, com competência para se pronunciar a respeito de direito constitucional, e o STJ, sobre direito infraconstitucional.
O que mantém os planetas em suas órbitas?
Qual é o país da tecnologia?