Como processar a Enel por danos morais?
Perguntado por: Davi Pereira Vaz | Última atualização: 17. April 2025Pontuação: 5/5 (52 avaliações)
Para formalizar uma reclamação pessoalmente, o consumidor poderá procurar o Procon de sua cidade ou o Juizado Especial Cível, com cópia da documentação relativa ao caso (laudos, Notas Fiscais, fotos etc), RG, CPF e comprovante de residência.
Quanto a Enel paga por danos morais?
A Religa estima que as indenizações por danos morais pela ausência prolongada de energia elétrica podem chegar a 10 mil reais , além dos danos materiais – por exemplo, alimentos estragados devido à falha na distribuição por parte da Enel.
Como faço para processar a Enel?
Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nosso app Enel São Paulo, site www.enel.com.br, pelo telefone 0800 72 72 120 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para solicitação é de 5 anos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento.
Como botar a Enel na Justiça?
Recorra à Justiça
Você pode entrar com uma ação judicial contra a Enel, pedindo uma indenização pelos danos materiais e morais que você sofreu por causa do apagão. Para isso, você pode contar com a ajuda de um advogado ou de um juizado especial cível, que atende causas de até 40 salários mínimos.
Quanto tempo pode ficar sem energia elétrica para ocorrer um dano moral?
Então, o nosso Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, entende que um período menor que 24 horas não irá gerar um dano que poderá a vir ser compensado ao consumidor. O próprio código de defesa do consumidor em seu artigo 22 fala sobre os serviços de prestações contínuas: Art. 22.
FALTA DE ENERGIA DA DIREITO A INDENIZAÇÃO? MATERIAL E MORAL
Quando o cliente tem direito a indenização?
A falta de informações adequadas pode levar a danos e, portanto, a indenização pode ser justificada. Proibição de Práticas Comerciais Enganosas ou Abusivas: Práticas comerciais injustas, como publicidade enganosa ou venda agressiva, podem levar a indenizações quando causam prejuízos aos consumidores.
Como pedir indenização para Enel?
Como peço ressarcimento do aparelho elétrico danificado? De acordo com a concessionária, o consumidor pode realizar sua solicitação via aplicativo, site, contato com a Central de Relacionamento ou comparecer em uma loja da Enel. Ou presencialmente em qualquer loja de atendimento.
Quando devo processar a Enel?
Sempre que experimentar algum prejuízo em decorrência da falta de energia ou de alguma descarga elétrica, o consumidor deve, com a maior brevidade possível, procurar a empresa fornecedora de energia, relatando a ocorrência e pleiteando os ressarcimentos que entenda devidos.
Como pedir indenização por falta de energia?
Ressarcimento. Os consumidores pessoas físicas que se sentirem lesados pela falta de energia devem apresentar, perante a distribuidora, CPF, RG ou outro documento com foto. Já as empresas precisam fornecer o contrato social ou último aditivo, CNPJ, CPF e RG dos sócios.
Qual o órgão que fiscaliza a Enel?
Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. 12ª SESSÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO DE PROCESSOS AOS DIRETORES-RELATORES.
Como denunciar a empresa Enel?
Denúncia de Fraude
O furto de energia é crime, causa prejuízos e prejudica a qualidade do serviço. Você não precisa se identificar, sua denúncia pode ser anônima. Se preferir, ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento no telefone 0800 280 0120.
Tem como processar a Enel por cobrança indevida?
No caso de cobranças indevidas realizadas por outras empresas, você pode registrar reclamação no SAC da companhia, na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e no Procon de seu município, ou ainda entrar com ação no JEC (Juizado Especial Cível).
Quais os direitos do consumidor da Enel?
- Receber energia elétrica em sua unidade consumidora nos padrões de tensão e de índices de continuidade estabelecidos.
- Ser orientado sobre o uso eficiente da energia elétrica, de modo a reduzir os desperdícios e garantir a segurança na sua utilização.
Qual a responsabilidade da Enel?
A concessionária de energia elétrica responde pelos prejuízos morais e materiais causados ao consumidor, decorrentes da queima de equipamentos elétricos por falha na prestação de serviços, pela oscilação de energia elétrica.
Estou sem energia posso processar?
Caso a empresa de energia se recuse a arcar com o prejuízo, o consumidor pode fazer uma reclamação na Aneel ou na plataforma consumidor.gov.br.
O que fazer se a Enel não resolve o problema?
Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 00 120 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado.
Como fazer uma reclamação no Procon da Enel?
OS PASSOS DO CONSUMIDOR
1) Se a conta chegar no valor muito acima da média, o consumidor deve registrar uma reclamação nos canais de atendimento do @proconsp: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS.
Qual o valor mínimo de indenização por danos morais?
Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos.
O que pode ser considerado dano moral?
O dano moral é a violação da honra ou imagem de alguém. Resulta de ofensa aos direitos da personalidade (intimidade, privacidade, honra e imagem). O dano estético configura-se por lesão à saúde ou integridade física de alguém, que resulte em constrangimento.
O que pode ser danos morais ao consumidor?
Os danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade. Pois bem. Todos os dias milhares de ações são ajuizadas no Judiciário com base neste tema, nas mais diversas situações.
O que é o artigo 323 da Enel?
323- RESOLUÇÃO 1.000, em suas faturas mensal de energia elétrica, e caso tenha já efetuado o pagamento e não se passaram, mais de 3 (três) anos. Sabia, que você tem direito a receber o que pagou de forma indevida em dobro?
O que diz o artigo 113 da ANEEL?
113, inciso I, da Resolução 414/2010, da ANEEL, modificada pela Resolução nº 479 /2012, que prevê a limitação de cobrança aos três últimos ciclos de faturamento imediatamente anteriores ao ciclo vigente, prevista para a hipótese de faturamentos incorretos por motivo de responsabilidade da distribuidora.
Como funciona reembolso Enel?
- 15 dias corridos, se o pedido é feito em até 90 dias da data em que ocorreu o dano elétrico; - 30 dias corridos, se o pedido é feito após 90 dias da data em que ocorreu o dano elétrico. Esse prazo fica suspenso, ou seja, para de contar, sempre que houver alguma pendência por parte do cliente.
Como reclamar no Procon sobre a conta de luz?
Como reclamar e obter orientações
O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br) e aplicativo – disponível para Android e iOS.
Como denunciar a Enel na ANEEL?
- Assistente virtual: ChatBot.
- Formulário no site da ANEEL.
- Aplicativo ANEEL Consumidor.
- Telefones 167 e 0800 7270167: seg./sáb., 6h20 às 0h.
Quanto tempo antes tenho que fazer o check in?
Quais são os elementos para cálculo de estatística?