Como prevenir hipocalcemia em vacas leiteiras?

Perguntado por: Isaac Rafael Cunha Garcia Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

Prevenção da hipocalcemia
A primeira dica é reduzir o fornecimento de cálcio para os animais antes do parto. A segunda, é trabalhar com dietas aniônicas no pré-parto.

Como prevenir a hipocalcemia em vacas?

Como prevenção indica-se um controle meticuloso da dieta das vacas no período de transição, ou seja, durante as três semanas anteriores e posteriores ao parto.

Como tratar hipocalcemia em vacas leiteiras?

Os animais com hipocalcemia devem ser tratados imediatamente com Gluconato de Cálcio pela via endovenosa, na dose de 1g para cada 45Kg de peso vivo. É importante que a administração do Cálcio seja feita de forma lenta (10-20 min.), devido ao seu caráter cardiotóxico (RIET-CORREA, et al., 2007).

Como dar cálcio para vaca?

É necessário o aporte de cálcio via endovenosa para garantir a sobrevivência do animal. Em alguns casos o animal poderá apresentar mais um quadro de hipocalcemia nos dias seguintes para isso pode ser feito uma aplicação subcutânea para manter a absorção do cálcio por um período prolongado.

O que causa hipocalcemia em vacas?

Principais causas da febre do leite (hipocalcemia clínica)

- Diminuição da absorção intestinal de cálcio ao parto; - Resposta lenta ao hormônio PTH e à vitamina D3 após o parto – 24 horas para resposta intestinal e 48 horas para reabsorção óssea.

O que é HIPOCALCEMIA (FEBRE DO LEITE) em Vacas Leiteiras

42 questões relacionadas encontradas

Por que a hipocalcemia ocorre?

Causas da hipocalcemia

A hipocalcemia ocorre com mais frequência quando um excesso de cálcio é perdido na urina ou quando uma quantidade insuficiente de cálcio é movida dos ossos para o sangue.

Quais os sintomas de hipocalcemia em vacas?

Sintomatologia clínica
  • O animal está em estação, apresenta excitação e tetania sem decúbito, sinais súbitos e de curta duração, taquicardia e hipertermia. ...
  • O animal está em decúbito esternal, apresenta paralisia flácida, atonia do trato gastrointestinal, hipotermia (extremidades frias) e depressão da consciência.

Como aplicar turbo cálcio em vacas?

MODO DE USO E DOSAGEM

O TURBOCÁLCIO deve ser administrado em dose única, lentamente pela via intravenosa, utilizando equipo e agulha estéril, na dose de 1 mL por kg de peso vivo. Após o uso o restante deve ser descartado.

Como aplicar o ValleeCalcio?

Aplicar ValleeCalcio preferencialmente por via endovenosa. Pelas vias subcutânea ou intramuscular, fracionar a dose e injetar em dois ou três lugares diferentes. Outras posologias poderão ser adotadas a critério do Médico Veterinário.

Como aplicar ValleeCalcio na vaca?

Bovinos e caprinos: via endovenosa ou subcutânea; Equinos: via endovenosa. Em caso de administração subcutânea o volume máximo por local de aplicação é 20 mL para bovinos e 5 mL para caprinos. Interrompa a aplicação do produto assim que houver reversão no quadro de hipocalcemia e/ou decúbito do animal.

Qual a principal forma de prevenção da hipocalcemia?

Prevenção da hipocalcemia

A primeira dica é reduzir o fornecimento de cálcio para os animais antes do parto. A segunda, é trabalhar com dietas aniônicas no pré-parto.

Qual a melhor vitamina para vaca de leite?

Biotina, colina, ácido fólico, niacina, riboflavina, ácido pantotênico, tiamina, piridoxina, B12 e C são vitaminas hidrossolúveis. Das 14 vitaminas reconhecidas, apenas duas apresentam exigências absolutas nas dietas de vacas leiteiras: A e E.

Quais são as medidas que podem ajudar um produtor rural no combate da hipocalcemia em vacas após o parto?

Como a dieta aniônica previne a hipocalcemia em vacas

Para que os mecanismos de manutenção da calcemia estejam ativos ao parto, recomenda-se o uso de dietas aniônicas por um período mínimo de 21 dias antes do parto.

Como evitar prolapso uterino em vacas?

O prolapso uterino em vacas pode ser prevenido através do controle da hipocalcemia (falta de cálcio no organismo), evitar animais com excesso de peso no momento do parto e cuidado com a alimentação do animal. Há muitas vezes nas pastagens, a presença do trevo estrogênico.

Como prevenir febre do leite?

A melhor forma de prevenir essa enfermidade é a adoção de uma dieta equilibrada e adequada para as distintas categorias animais. Boas práticas de manejo, redução do estresse para os animais e ambiência são também fundamentais para o sucesso do intento.

Como evitar febre do leite?

4 recomendações para evitar a febre do leite no seu rebanho
  1. Reduza o potássio da dieta das vacas no pré-parto. ...
  2. Adicione ânions à dieta para acidificar a vaca e restaurar a sensibilidade do tecido ao hormônio da paratireóide que regula o cálcio. ...
  3. Restrinja o cálcio da dieta por pelo menos 10 dias antes do parto.

Como aplicar o modificador orgânico?

Adultos: Administrar 10 ml pela via subcutânea. Suínos: Leitões: Administrar 2 ml pelas vias subcutânea ou intramuscular. Adultos: Administrar 5 ml pela via intramuscular.

Pode aplicar cálcio em cachorro?

Modo de Aplicação do produto Gluconato de cálcio:

Bezerros, potros, ovinos, caprinos e suínos: 20 a 50 ml. Cães, gatos, leitões e coelhos: 2 a 10 ml. Administrar por via subcutânea, endovenosa ou intramuscular, sendo que quando a dose for superior a 100 ml, dividir o volume e aplicar em dois ou mais lugares.

Como Aplicar óleo canforado?

modo de uso e dosagem:

Administrar exclusivamente por via intramuscular. Eqüídeos e Bovinos: 10 a 20 mL. Ovinos caprinos e suínos: 5 a 10 mL. Leitões: 2 mL aplicar 1 a 2 vezes ao dia conforme a gravidade da doença.

Para que serve turbo cálcio?

Repositor de minerais , energético e protetor hepático. Turbocálcio é um suplemento completo, à base de Minerais, Sorbitol, Vitamina B1 e protetor hepático. Aplicação via intravenosa, na dose de 1 mL para cada kg.

Quanto tempo a vaca pode ficar deitada?

O ideal é que as vacas permaneçam deitadas por mais de 12 horas durante o dia.

O que fazer quando uma vaca está estufada?

O tratamento no caso do timpanismo espumoso deve visar a expulsão dos gases e a redução da estabilidade da espuma. O uso de sonda orogástrica, que é colocada pela boca do animal e que vai até o estômago, pode ser útil para expulsar algum gás, antes que seja obstruída pela espuma e por restos alimentares.

Como identificar hipocalcemia?

Principais sintomas de Hipocalcemia
  1. Cãibras e espasmos musculares;
  2. Formigamento na boca, mãos e pés;
  3. Convulsões;
  4. Sudorese;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Cólicas abdominais;
  7. Crise de asma.

Por que a hipocalcemia causa a perda da função neuromuscular?

A hipocalcemia, na deficiência de vitamina D, resulta em diminuição da absorção intestinal de cálcio e é seguida de hipofosfatemia. As manifestações clínicas da hipocalcemia são relacionadas a um aumento da excitabilidade neuromuscular (7).

Quais as causas que levam a deficiência de fósforo no organismo?

Apesar de ser abundante na alimentação e de fácil absorção, problemas como alcoolismo, diarréias, vômitos, pancreatite, bem como o uso de antiácidos gástricos em tratamentos prolongados, podem causar deficiência de fósforo.

Artigo anterior
Qual o tempo máximo para um osso colar?
Artigo seguinte
Qual a Morte mais triste de Harry Potter?