Como por exemplo pleonasmo?

Perguntado por: Violeta Eduarda de Freitas  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos. ... Nesse caso, estaríamos diante de um pleonasmo vicioso.

O que é pleonasmo é um exemplo?

É uma redundância, a repetição de palavras apenas para reforçar a ideia expressa. Por exemplo: “descer para baixo”, “subir para cima”, “sair para fora”.

Como por exemplo tem vírgula?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Como usar o como por exemplo?

ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.

Como por exemplo vírgula ou dois pontos?

4) Introduzir uma explicação, um resumo ou consequência do que acabou de ser dito: Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc.

? Figura de linguagem: Pleonasmo [Prof. Alda]

20 questões relacionadas encontradas

Como identificar um pleonasmo?

Pleonasmo é o uso excessivo de palavras na transmissão de uma ideia, ocorrendo repetição e redundância.
...
Exemplos de pleonasmo vicioso
  1. entrar para dentro;
  2. sair para fora;
  3. subir para cima;
  4. descer para baixo;
  5. adiar para depois;
  6. surpresa inesperada;
  7. outra alternativa;
  8. ver com os olhos;

Como identificar pleonasmo em uma frase?

O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase.
...
Veja estes exemplos:
  1. Entrar para dentro.
  2. Sair para fora.
  3. A brisa matinal da manhã.
  4. É preciso repetir de novo.
  5. Foi dividido em duas metades iguais.
  6. Encare seus problemas de frente.

Quando ocorre um pleonasmo?

De origem grega, polys – pleon – pleonasein (muito), pleonasmo significa redundância. Esse vício de linguagem acontece quando palavras redundantes são utilizadas sem função, uma vez que o sentido da mensagem já foi alcançado antes com a apresentação de outras palavras.

É errado falar pleonasmo?

A palavra pleonasmo vem do grego. Na língua de Platão e Aristóteles, quer dizer superabundância. Em bom português: repetição de uma ideia com palavras diferentes. ... Aí, deixam de ser figuras de linguagem e passam a ser vício.

O que é perífrase e exemplos?

A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Qual a diferença de redundancia é pleonasmo?

A redundância é conceituada por um excesso de palavras que trazem a mesma ideia, caracterizada geralmente como pleonasmo ou tautologia. Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado.

O que é Plebeísmo exemplos?

Plebeísmo. São gírias, calão, expressões populares que indicam a falta de instrução. Exemplos: Correr atrás.

Como identificar silepse?

Classificação
  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

O que é Assonancia e exemplos?

São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

O que é um pleonasmo estilístico?

Pleonasmo literário

Também denominado pleonasmo de reforço, estilístico ou semântico, trata-se do uso do pleonasmo como figura de estilo para enriquecer algo num texto. Grandes autores usam muito este recurso. Nos seus textos os pleonasmos não são considerados vícios de linguagem, e sim pleonasmos literários.

São exemplos de sinestesia?

Sinestesia (figura de linguagem)
  • cor berrante (visão + audição)
  • perfume doce (olfato + paladar)
  • olhar penetrante (visão + tato)
  • risada gostosa (audição + paladar)
  • cheiro azedo (olfato + paladar)
  • resposta seca (audição + tato)

O que é gerundismo e exemplos?

O gerundismo dá a ideia de um futuro em andamento, uma ação duradoura que não será finalizada nunca; já o gerúndio usado na forma adequada, dá ideia de uma ação em andamento. Exemplos de Gerundismo: Eu vou estar anotando. Vou estar providenciando os documentos.

Quais são os vícios de linguagem exemplos?

Quais os tipos dos vícios de linguagem?
  1. Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ...
  2. Barbarismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Neologismo. ...
  5. Pleonasmo.

O que é ambiguidade e exemplos?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

Qual a diferença entre tautologia é pleonasmo?

Tautologia é uma palavra usada sobretudo na terminologia própria da Lógica e da Retórica. ... Pleonasmo é também uma forma de redundância com repetição de ideias ou palavras com o mesmo sentido.

O que é Polissíndeto é um exemplo?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

O que é uma frase ambígua?

A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado. A ambiguidade pode ser lexical ou estrutural.

O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?

Exemplos de frases com paradoxo

Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)

O que é um paradoxo figura de linguagem?

O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias.

Artigo anterior
O que e poluicao atmosferica?
Artigo seguinte
O que significa sonhar com sangue?