Quais são os 3 principais requisitos de resgate em espaço confinado?

Perguntado por: Álvaro Matias Nascimento  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (15 avaliações)

Os 3 principais tipos de resgates em espaços confinados
  • Qualquer lugar não seja projetado para a ocupação humana contínua;
  • Espaços com meios limitados de entrada e saída;
  • Locais com deficiência do volume oxigênio abaixo de 20,9% do valor em condições atmosféricas normais.

Quais são as três funções fundamentais para ser executado a atividade de espaço confinado?

a) detectar uma condição de perigo; b) detectar uma situação externa ao espaço que possa causar perigo aos trabalhadores; c) se não puder desempenhar efetivamente e de forma segura todos os seus deveres.

Qual é a forma adequada para o resgate de vítimas em espaço confinado?

Nos casos de acesso mais difíceis, podem se utilizar técnicas de acesso por corda desde cima ou desde baixo, com equipamentos mais leves polivalentes. Outro recurso de acesso é o uso de um helicóptero, em casos em que o acesso a vítima seja muito complicado ou de localização muito afastada.

Quais os principais recursos necessários para uma operação de salvamento em espaço confinado?

Conheça agora alguns equipamentos essenciais para o trabalho em espaços confinados.
  1. Tripé e monopé para entrada e resgate. ...
  2. Detectores de gases. ...
  3. Conjunto autônomo de ar. ...
  4. Trava-quedas e/ou guincho. ...
  5. Exaustores e insufladores de ar para espaço confinado.

Quais os tipos de resgate em altura?

A duas formas de resgate em altura que pode ser realizada;
  • Regaste técnico tradicional: que requer do executante um treinamento e equipamento específicos;
  • Resgate com descida controlada, evacuação ou a versatilidade do resgate assistido com recursos de elevação.

NR33 espaço confinado

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de resgate?

Resgate de acordo com o ambiente
  • Resgate em cavernas. ...
  • Resgate doméstico. ...
  • Resgate de asfalto. ...
  • Resgate no mar. ...
  • Resgate em incêndios. ...
  • Socorro aéreo. ...
  • APH (atendimento pré-hospitalar) ...
  • SPH (socorro pré-hospitalar)

Quais as condições básicas para resgate em altura?

28. 2.3 CONDIÇÕES BÁSICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE SALVAMENTO EM ALTURAS COM SEGURANÇA • Controle emocional próprio; • Controle da situação; • Controle dos materiais; • Controle de vítimas; • Executar as atividades com convicção do que está fazendo; • Dispor os materiais em local seguro e de fácil acesso.

Quais são os requisitos para a atuação de um bombeiro em uma ação de salvamento em espaço confinado?

O vigia e o socorrista devem conhecer antecipadamente a disposição física do espaço, os procedimentos de saída de emergência e de suporte à vida necessários. Sob nenhuma circunstância o vigia deverá adentrar ao espaço confinado até que ele esteja seguro e certificado que adequada assistência está presente.

Qual equipamento serve para o monitoramento ambiental dentro do espaço confinado?

A maior parte do monitoramento de ar em espaços confinados é realizada usando um detector de quatro gases. Este equipamento avalie a atmosfera quanto à concentração de oxigênio e determina a presença de vários gases e vapores perigosos.

Quem pode fazer resgate em espaço confinado?

O resgatista é a pessoa capacitada e treinada, com aptidão física e mental que, para desempenhar ou coordenar uma intervenção operacional de resgate em altura e/ou em espaço confinado.

Qual é o primeiro passo quando você se depara em uma situação de resgate em altura?

O primeiro passo do socorrista é identificar se a vítima está consciente e se sua respiração não está comprometida. O mesmo deve chamar o acidentado duas ou três vezes, observando se o peito da vítima se eleva e os movimentos de respiração.

Como elaborar um plano de resgate em altura?

Veja como montar um plano de resgate
  1. mantenha todos os equipamentos necessários para cada tipo de resgate acessíveis e próximos;
  2. deixe bem visível no ambiente sob ameaça o telefone do Corpo de Bombeiros e as instruções de como acionar os alarmes;
  3. estabeleça rotas de fuga e saídas emergenciais;

Como evitar o acidente no espaço confinado?

Forneça os equipamentos de proteção individual (EPI) Quando os EPCs não forem suficientes para eliminar ou neutralizar os riscos, os empregados devem usar EPIs para se proteger. Eles podem evitar acidentes em espaços confinados ou, ao menos, reduzir os danos causados ao trabalhador diante de uma ocorrência.

O que é um espaço confinado Cite dois exemplos e três obrigações para quem trabalha em ambiente confinado?

Os tipos de trabalhos em espaço confinado são geralmente em obras da construção civil, operações de salvamento e resgate, manutenção, reparos, limpeza, inspeção de equipamentos ou reservatórios, galerias, dutos, elevadores de caneca, poços de válvulas, esgotos.

Quais são as fases de um espaço confinado?

É importante que os profissionais envolvidos nos trabalhos em Espaços Confinados considerem as quatro fases para a adoção das medidas de preparação, entrada, trabalho e saída nos espaços confinados. Este tipo de compartimentação dos procedimentos facilita o controle dos riscos.

Quais são os tipos de espaço confinado?

Tipos e Exemplos de Espaços Confinados
  • Reatores;
  • Galerias subterrâneas;
  • Túneis de manutenção;
  • Caldeiras;
  • Silos, tanques, porões e cisternas.

Qual o equipamento é mais seguro para fazer o monitoramento dos gases dentro de um espaço confinado?

O detector de gases em espaços confinados é um equipamento que atende as normas de segurança para trabalhos realizados nesses ambientes. A partir de sensores, esses equipamentos medem e indicam a concentração de gases nocivos existentes nos ambientes, alertando o trabalhador para riscos à saúde.

Qual o equipamento de proteção respiratória A NR 33 torna obrigatória quando o espaço confinado for acessado pelo sistema de ar mandado?

33.3.4.10 Em caso de existência de Atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde - Atmosfera IPVS -, o espaço confinado somente pode ser adentrado com a utilização de máscara autônoma de demanda com pressão positiva ou com respirador de linha de ar comprimido com cilindro auxiliar para escape.

O que deve ser feito se o equipamento de monitoramento dos gases alarmar dentro do espaço confinado?

As avaliações iniciais deverão ser realizadas fora do espaço confinado, através de sonda ou mangueira inserida no seu interior. ... Quando da liberação, o espaço confinado deve estar isento de contaminantes, com 20,9% de oxigênio e sem a presença de inflamáveis/explosivos.

Qual o papel do bombeiro no salvamento?

Emergência médica pré-hospitalar; Salvamento aquático ou afogamentos; ... Resgate de corpos ou bens submersos; Prevenção contra incêndio e pânico.

Quem realiza o salvamento em alturas?

É toda e qualquer ação realizada pelo bombeiro para minimizar, prevenir, ou isolar as possibilidades de acidentes pessoais em uma operação de salvamento.

Como fazer um salvamento aquático?

Acione a emergência ou peça que alguém faça isso. Ofereça à pessoa algo para se agarrar ou um objeto flutuante. Prefira socorrer de fora da água, para evitar um segundo afogamento. Se a vítima estiver presa no sistema de aspiração, o equipamento deve ser desligado imediatamente.

Quais as condições que habilitam o trabalhador para o trabalho em altura?

Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. São constante os acidentes com trabalho em altura. Portanto é fundamental que somente profissional com o devido treinamento exerça essa atividade.

O que é o resgate em altura?

O plano de resgate para trabalho em altura é a melhor alternativa para evitar que acidentes tragam consequências mais graves. O problema, nesse caso, está em ser pego de surpresa pela situação e não saber como agir. Dessa forma, o plano é o melhor caminho para um resgate rápido e seguro.

O que é resgate simples NR 35?

Abordar conteúdos e práticas relativos a operações e procedimentos para reconhecimento, análise e prevenção de risco ao trabalho em altura, bem como avaliação do local, da vítima e seu resgate, em conformidade com as NR34 e NR35.

Artigo anterior
Qual a importância das obras de Gil Vicente?
Artigo seguinte
O que ocorre em cada subfase da prófase 1?