Como podemos caracterizar a colonização da América espanhola e portuguesa?

Perguntado por: Marcos Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

A colonização espanhola na América se caracterizou pela modificação da estrutura política, econômica e religiosa das sociedades que habitavam naquele território. Os espanhóis introduziram no continente americano uma nova religião, idioma, organização econômica e social.

Como foi a colonização espanhola e portuguesa na América?

Dessa forma, a colonização da América por portugueses e espanhóis, os pioneiros na centralização política, obedeceu aos ideais mercantilistas. Portugal e Espanha dividiram a América entre si a partir do Tratado de Tordesilhas, que separava a América Portuguesa da América Espanhola.

Qual a diferença entre a colonização espanhola e portuguesa?

Portugal investiu em um projeto mais espontâneo, ligado à produção agrícola, principalmente nos primeiros anos de colonização. Enquanto a Espanha, por encontrar metais precocemente na América, investiu em um projeto minerador e de expansão e organização de cidades.

Quais são as características da colonização portuguesa na América?

A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.

São características da colonização espanhola na América exceto?

11. São elementos que caracterizam a conquista espanhola, EXCETO: a) Não foram apenas o ouro e a prata que atraíram os espanhóis para o Novo Mundo.

COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

21 questões relacionadas encontradas

Qual era o principal objetivo na colonização espanhola e portuguesa na América?

O objetivo dos conquistadores espanhóis, portugueses, ingleses e franceses era explorar as suas colônias e proporcionar o maior lucro possível para as metrópoles. Em razão disso, apropriaram-se das terras, escravizaram, mataram, destruíram. ... As colônias eram também um centro consumidor dos produtos metropolitanos.

Qual era o principal objetivo da colonização espanhola?

Após a conquista era preciso ocupar o território americano. Afinal, os reis precisavam dominar mais regiões e mercados para legitimar sua existência. Igualmente, se queria expandir a fé católica. O poder político garantia a difusão da fé, enquanto a Igreja Católica legalizava a apropriação dos territórios.

Qual o objetivo da colonização espanhola?

A colonização hispânica deixou suas marcas entre os povos do continente americano. A expansão do comércio europeu, a partir do século XV, impeliu várias nações europeias a empreenderem políticas que visassem ampliar o fluxo comercial como forma de fortificar o estado econômico das nascentes monarquias nacionais.

São elementos que caracterizam a conquista espanhola?

A conquista da América Espanhola foi marcada pelo uso de violência contra os povos nativos desde a chegada dos espanhóis em 1492. A conquista da América Espanhola foi o processo de ocupação da América pelos espanhóis e consequente controle sobre as áreas até então ocupadas pelos povos nativos.

Quais os fatores que explicam a conquista espanhola na América?

A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos.

Como foi a colonização espanhola no continente americano?

A colonização espanhola na América começou com a chegada de Cristóvão Colombo às Antilhas em 1492. Colombo procurava um novo caminho para as Índias e convenceu-se de que o encontraria. Ele foi feito governador dos novos territórios e fez várias outras viagens através do Oceano Atlântico.

Quais são as principais características dos portugueses?

São pessoas prestativas

Os portugueses, de modo geral, são pessoas bastante prestativas e que estão dispostas a ajudar sempre que é possível. Por exemplo, não é difícil encontrar alguém disponível para dar uma informação a um estranho na rua, dar uma boleia (carona) ou carregar uma caixa.

Qual o motivo da colonização da América portuguesa?

O início da Colonização Portuguesa

Martim Afonso e seus homens tinham o objetivo de combater os franceses que exploravam o pau-brasil na costa e criar núcleos de povoamento. Em 1532 Portugal fundou a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: São Vicente (imagem). Ali se desenvolveu o cultivo da cana-de-açúcar.

Qual a primeira forma de colonização da América portuguesa?

As Capitanias Hereditárias

O primeiro projeto político e econômico da Coroa Portuguesa para colonização de suas terras na América foi o Sistema de Capitanias Hereditárias.

Qual a diferença entre a colonização portuguesa e inglesa?

Enquanto nas colônias britânicas do Sul, por exemplo, desenvolveu-se uma povoação com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico voltado para o mercado interno, a colônia portuguesa desenvolveu uma prática mercantilista com a ambição de explorar as riquezas para serem comercializadas no mercado externo.

Qual a diferença entre a independência da América espanhola e portuguesa?

Na Argentina, Chile e Uruguai, as declarações de Independências levaram estes países direto para o regime republicano, enquanto no Brasil houve somente o rompimento político com a metrópole mantendo todo o sistema que vigorava durante a colônia.

Como foi a colonização portuguesa no Brasil?

Cronologicamente, considera-se que a colonização do Brasil foi iniciada em 1500, quando a expedição de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Cabral. A expedição chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500 e foi consequência das grandes navegações, as explorações oceânicas realizadas por Portugal ao longo do século XV.

Quais foram os principais fatores que permitiram a vitória dos espanhóis?

Causas da vitória espanhola
  • Superioridade armamentícia: os espanhóis possuíam armamentos muito superiores em comparação aos nativos. ...
  • Doenças contagiosas: o contato dos nativos com o espanhol trouxe aos nativos uma série de doenças para as quais eles não possuíam anticorpos.

Quais fatores explicam a conquista espanhola superioridade bélica uso de cavalos?

Durante a conquista espanhola no México, iniciada em 1519 por Cortés, a superioridade tecnológica dos europeus era amplamente compensada pela superioridade numérica dos indígenas e muitos truques foram inventados para atrapalhar o deslocamento dos cavalos: os indígenas acostumaram-se a cavar fossas profundas nas quais ...

Qual era o principal metal precioso explorado nas Américas?

Nessa e em outras regiões de Minas (e depois em Goiás e no Mato Grosso), o ouro, inicialmente, era encontrado na forma de aluvião – um tipo sedimentado do metal solvido em depósitos de cascalho, argila e areia.

Qual era a base da sociedade colonial espanhola?

Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos.

Como era a administração colonial espanhola?

Todos os cargos do alto escalão administrativo da Coroa Espanhola eram dominados por um grupo específico. Somente os indivíduos nascidos na Espanha, chamados chapetones, podiam ocupar estes cargos. Logo em seguida, existia uma elite local que detinha o controle sobre as atividades comerciais e agro-exportadoras.

Qual era o contexto histórico da América Espanhola?

A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões.

Qual era o interesse dos europeus na América?

Os europeus trouxeram para a América plantas como a cana-de-açúcar e o café, descobrindo que elas se desenvolviam bem no novo continente. Alguns europeus formaram grandes fazendas e vendiam sua produção para a Europa.

Quem colonizou a Espanha?

O Colonialismo da Espanha foi concomitante com o português, ambos os países dominaram o mundo durante séculos, estabelecendo suas colônias em várias regiões da África, América e do Oriente. A Espanha tornou-se um Estado Nacional após sua unificação em 1492.

Artigo anterior
Quanto o VAR ganha?
Artigo seguinte
Como detectar distrofia muscular?