Como Platão e Aristóteles viam o amor?

Perguntado por: Martim David Esteves  |  Última atualização: 14. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

Em outras palavras, o amor é o desejo de possuir a perfeição e a imortalidade: amamos porque queremos ser melhores e porque não queremos nos findar; porque queremos permanecer, sermos eternos com a perfeição divina.

Como Aristóteles via o amor?

A segunda definição é o amor Filos. Esse é defendido por Aristóteles como um amor vinculado à ideia de alegria. Amar alguém é sentir-se alegre com a pessoa que você divide a vida e os sentimentos. Significa que o amor só existe quando faz o casal feliz.

Quais são os tipos de amor para Platão?

Ágape é o amor universal, que pode consistir no amor a estranhos, natureza ou Deus. Ludus é um amor brincalhão e descomprometido, que é focado por diversão e, às vezes, como uma conquista sem amarras. Pragma é o tipo de amor que se baseia no dever e na razão e nos interesses de longo prazo.

Qual era a relação entre Platão e Aristóteles?

Platão foi discípulo de Sócrates. As ideias socráticas marcaram a trajetória intelectual de Platão, que, por sua vez, foi mestre de Aristóteles. Aristóteles foi fortemente influenciado por Platão, mas não se manteve na mesma linha de pensamento de seu mestre, tendo modificado e discordado de muitas teorias platônicas.

Como os filósofos viam o amor?

Para desconcerto geral, Sócrates define o amor como sendo a busca da beleza e do bem. E sendo assim, ele mesmo não pode ser belo nem bom. Quem ama, deseja algo que não tem. Quando se tem, não se deseja mais, ou se se deseja, deseja manter no futuro, o que significa que não o tem.

Platão x Aristóteles | Mundo das Ideias e Mundo Sensível | FILOSOFIA

17 questões relacionadas encontradas

Como Platão via o amor?

Segundo a Nova Acrópole, a ideia de Sócrates e, em sucessão, de Platão é a de que o amor é o caminho, o nexo de união com isso que a humanidade chama “perfeito e divino”. “Ele serve como conexão e comunicação que enchem o vazio que existe entre o visível e o invisível”, explica o site da instituição sobre o conceito.

O que é o amor para Sócrates?

Para Sócrates, o amor é um processo de busca pela beleza, sabedoria e virtude. Ele acreditava que o amor era uma forma de ascender a um estado mais elevado de conhecimento e compreensão, e que era a partir desse processo que poderíamos alcançar a verdadeira felicidade e realização.

Como Aristóteles superou Platão?

Enquanto Platão age no plano das ideias, usando só a razão e mal reparando nas transformações da natureza, Aristóteles interessa-se por estas e pelos processos físicos. Não deixando de se apoiar na razão, o filho de Nicómaco usa também os sentidos.

Qual a crítica que Aristóteles faz a Platão?

No fundo, Aristóteles critica Platão não só por teorizar uma região de essências aparte - o mundo Inteligível, acima do céu visível - mas também por não hierarquizar, em termos de anterioridade e posterioridade, a essência- substância (exemplo: a árvore) como anterior à essência- acidente (exemplo: o belo) no mundo dos ...

Qual foi a frase mais famosa de Platão?

Qual é a frase mais famosa de Platão? “As cidades somente alcançarão a felicidade se os filósofos se tornarem reis ou se os reis se tornarem filósofos.” “Tente mover o mundo, mas comece movendo a si mesmo.”

Qual Filósofo fala sobre o amor?

Eros, o Amor, é o tema do diálogo “O Simpósio”, mais conhecido como “O Banquete”, obra do grande filósofo que foi Platão.

Como Platão interpreta o amor no diálogo o banquete?

No interior dos diálogos Fedro e O Banquete, de Platão, percebemos duas formas de desejo/amor: de um lado, o amor enquanto aspiração ao Mundo das Ideias, a impulsionar a alma, pela ascese, rumo a sua condição original; de outro, o desejo enquanto apetite, que prende o corpo ao carnal, à imediatez da concupiscência.

O que é uma relação platônica?

O amor platônico é uma forma de conexão afetiva que transcende o desejo sexual ou sensual, sendo fundamentado no conceito mais amplo de amor. Entretanto, a expressão “amor platônico” tornou-se comum, referindo-se a uma experiência na qual a intensidade do afeto não encontra correspondência mútua.

Como Aristóteles via à vida?

O primeiro modo de vida é a vida guiada pelo prazer. As pessoas que vivem assim, e que são a maior parte das pessoas, pensam que o bem e a felicidade são sinônimos de satisfação de impulsos, assim como são para os outros animais. Por isso, Aristóteles identifica esse tipo de modo de vida com a escravidão.

O que Aristóteles gostava?

Ele gostava de andar enquanto ensinava e discutia ideias. Seus seguidores eram então conhecidos como peripatéticos (errantes). Seus vários livros são, na verdade, anotações de aulas. Aristóteles era fascinado pelo modo como as coisas funcionam.

Qual é a principal teoria de Platão?

A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.

Quais são as principais ideias de Platão?

Ideias de Platão - As coisas mudam, mas seus modelos são eternos
  • Ser e não ser.
  • Conhece-te a ti mesmo.
  • Aristóteles e o papel da razão.
  • Ceticismo.
  • Fundamento da realidade.
  • Dialética.
  • Os universais.

Qual era a principal divergência entre Platão e Aristóteles?

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos, pois Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição (LEÔNCIO JUNIOR, 2012).

Qual é a frase mais famosa de Aristóteles?

“O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa tudo o que diz.”

O que é Deus para Aristóteles?

Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa. No entanto, para Aristóteles, além de causa primeira, Deus é também a causa final que cria a ordem do universo.

O que é amor para Platão o banquete?

O CONCEITO DE AMOR NO BANQUETE E NO FEDRO, DE PLATÃO

O trabalho identifica os principais pontos da teoria platônica e constata que o amor é intrinsecamente o desejo do Bem, a possibilidade de voltar ao Mundo das Ideias Puras, cabendo ao homem exercitar se no seu processo de ascendência espiritual.

Por que Sócrates foi condenado amor?

Ao final de sua vida, foi acusado de “corromper jovens com suas ideias”, “não acreditar nos costumes e nos deuses gregos” e, ainda, “unir-se a deuses malignos que gostam de destruir as cidades”.

Como se chama o amor não correspondido?

O amor platônico, apesar de mais frequente na adolescência, pode acontecer em todas as idades. Ele recebe esse nome por ser citado primeiramente nos livros de Platão, se referindo a um tipo de amor que não se tem, que se sente falta, que está além do alcance.

Artigo anterior
Quanto tempo leva para sair um inventário de um imóvel?
Artigo seguinte
Quanto tempo a dipirona infantil demora para fazer efeito?