Como pedir ressarcimento de eletrodomésticos?

Perguntado por: Kyara Tatiana Moura  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (5 avaliações)

A solicitação do ressarcimento pode ser realizada por telefone, nos postos de atendimento presencial, via internet ou por outros canais de comunicação oferecidos pela distribuidora.

Como pedir reembolso Aneel?

O pedido também pode ser realizado pessoalmente nas Agências de Atendimento ou pela Central de Atendimento, no telefone 0800 721 0707.

Em que situações se aplica o ressarcimento de danos elétricos e quem tem esse direito?

O consumidor tem o prazo de até 90 (noventa) dias, a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento, para solicitar o ressarcimento. Após esse prazo, o consumidor perde o direito ao ressarcimento.

Como pedir ressarcimento Enel?

Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nosso site: www.enel.com.br, pelo telefone 0800 285 0196 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para solicitação é de 90 dias corridos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento.

Como pedir ressarcimento da Energisa?

Para o pedido de ressarcimento direto com a Energisa, é preciso que o consumidor entre em contato com a concessionária através do 0800 722 7272 ou presencialmente na agência da distribuidora em até 90 dias da data da ocorrência.

PROCON ORIENTA USUÁRIOS SOBRE RESSARCIMENTO DE PREJUÍZOS COM QUEDAS DE ENERGIA ELÉTRICA JORNAL DA VI

34 questões relacionadas encontradas

Como colocar a Energisa na Justiça?

O www.consumidor.gov.br é uma opção a mais para o cidadão e uma facilidade, já que é possível registrar a reclamação a qualquer hora do dia. Disponível aos brasileiros desde junho de 2014, o consumidor.gov.br proporciona a interlocução direta, rápida e sem burocracia entre consumidores e fornecedores.

O que é um dano elétrico?

os danos elétricos podem ser a máquinas, equipamentos, eletrodomésticos, instalações elétricas ou eletrônicas; as causas podem ser raios, curto-circuito, variação de tensão, descarga elétrica ou qualquer fenômeno de natureza elétrica que prejudique seus bens; instalações inadequadas não poderão ser indenizadas, ok?

Como pedir ressarcimento de aparelho queimado por raio?

A solicitação pode ser realizada através do site da distribuidora de energia, por telefone, redes sociais (Facebook ou Twitter), ou agência/posto de atendimento, no caso da Cemig os meios de contato são: cemigatende.com.br e telefone 116.

Como processar a Enel por danos morais?

O consumidor que se sentir prejudicado em casos de corte indevido de energia elétrica pode buscar orientação de advogado especializado em Direitos do Consumidor para requerer, na Justiça, indenização por danos morais e materiais.

Como pedir ressarcimento Enel RJ?

Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nossa central de atendimento, através do telefone 0800 2800 120 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para realizar a solicitação é de até 90 dias corridos após a data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento.

Quais são os direitos do consumidor de energia?

É dever do consumidor facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações de medição e proteção para fins de inspeção e leitura. É direito do consumidor ser ressarcido por valores cobrados e pagos indevidamente, acrescidos de atualização monetária e juros.

Como pedir ressarcimento EDP?

Onde o consumidor deve solicitar o pedido de ressarcimento? Através do EDP Online (site ou app), Agências de Atendimento ou pelo serviço de Atendimento Telefônico.

O que é danos elétricos no seguro residencial?

Danos elétricos

Pois essa cobertura garante a reposição de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que queimarem por conta de quedas de raio e até mesmo por oscilação de energia.

Como pedir ressarcimento Copel?

As solicitações de ressarcimentos de danos em aparelhos elétricos podem ser efetuadas por meio da internet, do atendimento telefônico ou dos postos de atendimento da Copel. As solicitações de ressarcimento de outros danos podem ser efetuadas via atendimento telefônico ou nos postos de atendimento da Copel.

Qual é o tempo de restabelecimento de energia?

O citado artigo determina que a distribuidora de energia deve restabelecer o fornecimento nos seguintes prazos, contados ininterruptamente: 24 horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área urbana; e 48 horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área rural.

Quando um aparelho queima por queda de energia o que fazer?

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Como processar a Enel?

Você pode entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 00 120 00 das 8h às 18h, em dias úteis, ou utilizando o formulário ao lado. No caso de reclamação de não atendimento, é necessário informar o número do protocolo registrado pelo canal de atendimento anterior.

Quanto ganha um processo por danos morais?

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

Onde posso denunciar a Enel?

Fale com a Enel São Paulo
  • Central de Relacionamento da Enel São Paulo. 0800 72 72 120.
  • Deficientes Auditivos. 0800 77 28 626.
  • Ouvidoria da Enel São Paulo. 0800 72 73 110.

Quando cai um raio e queima uma TV quem paga?

Resultado: sua TV queimou. A culpa é de quem? Da concessionária de energia elétrica, claro. Sim, a empresa prestadora do serviço tem o dever de pagar o conserto nesses casos.

Quando queima um aparelho por causa da voltagem tem conserto?

nem tem conserto... Melhor vc levar em algum lugar desse e fazer um orçamento...

Quando queimada a TV por raio tem conserto?

Quando ocorrer queima de equipamentos eletroeletrônicos devido às oscilações ou sobrecarga no retorno da energia, o consumidor tem direito ao ressarcimento dos valores, de acordo com resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). ... Se a empresa não resolver o problema, o consumidor deve procurar o Procon.

Como funciona a cobertura de danos elétricos?

Ela garante o pagamento das perdas e danos causados por acidente elétrico como uma descarga elétrica que consequentemente queime seus eletrodomésticos, máquinas ou instalações.

O que fazer se a seguradora não quer pagar?

O que fazer se a seguradora negar a indenização? Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto e não houver acordo entre as partes, será necessário entrar com uma ação judicial para garantir os seus direitos. Esse processo pode ser longo e demorado, e você precisará de um advogado.

O que o seguro de eletrodomésticos cobre?

Seguro para equipamentos eletrônicos. ... Normalmente, o seguro para eletrônicos cobre roubo e furto. Cobre, ainda, quebra acidental, garantindo o conserto do equipamento. Como esse tipo de seguro vai além de smartphones, vários outros sinistros podem ser cobertos.

Artigo anterior
Qual disjuntor usar para fio 6mm?
Artigo seguinte
Como tirar pus endurecido?