Como parar a reabsorção radicular?

Perguntado por: Madalena Matilde Simões de Pinheiro  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 5/5 (52 avaliações)

Tratamento para reabsorção radicular
Os casos leves podem envolver o tratamento de sintomas como inchaço e alívio da dor. Se o seu caso for mais leve, o dentista pode indicar um tratamento como canal radicular ou a extração de dentes. A melhor maneira de tratar a reabsorção radicular é preveni-la.

Como tratar reabsorção interna?

Esses casos geralmente envolvem a remoção das partes danificadas dos dentes, neutralizando estas áreas com pastas a base de hidróxido de cálcio a fim de proteger as partes sadias e evitar novas reabsorções. Em resumo o tratamento de canal é a conduta adequada para a interrupção das RDI.

O que causa reabsorção radicular externa?

A ocorrência de reabsorção radicular externa pode estar ligada a um processo inflamatório crônico e persistente na região periapical, que determina a presença de lesão com rarefação óssea promovida por algum agente irritante exógeno ou mesmo endógeno como fator predisponente.

Como tratar Reabsorcao externa?

O tratamento tradicional da reabsorção externa que acomete o terço cervical da raiz consiste em sua exposição cirúrgica ou ortodôntica (2).

Quem tem reabsorção radicular pode usar aparelho?

Se após essa avaliação for verificado que a doença já está estável, e que exista pelo menos 2/3 de osso sustentando sua raiz, você pode usar seu aparelho ortodôntico tranquilamente. Caso contrário é contra indicado. Em todo tratamento ortodôntico, independente da técnica, há reabsorção radicular.

O QUE FAZER EM CASOS DE REABSORÇÃO EXTERNA POR ORTO? - QUICK TIP ENDOLOVERS

34 questões relacionadas encontradas

Quem não pode usar aparelho ortodôntico?

“Não existe uma idade limite para se iniciar um tratamento ortodôntico”, afirma o especialista. Durante a consulta, o profissional irá avaliar se os dentes estão saudáveis e em boa saúde periodontal. Incluindo então, verificar se não há perda óssea, inflamações gengivais e mobilidade dentária.

Quem tem raiz do dente curta pode usar aparelho?

A causa de raízes curtas em pacientes é normalmente uma variação biológica. Este achado não é uma contraindicação para o movimento ortodôntico do dente.

Como pode se diferenciar a reabsorção interna da reabsorção externa?

As reabsorções podem ser classificadas a partir da superfície dental afetada, em: reabsorções externas, quando iniciam na superfície radicular externa; reabsorções internas, quando iniciam nas paredes da cavidade pulpar; e reabsorções internas/externas (perfurante), quando a reabsorção se estabelece nas superfícies ...

O que é reabsorção radicular externa apical?

Reabsorção Radicular Apical Externa (RRAE)

Uma vez que o cemento radicular é mais resistente à reabsorção do que o tecido ósseo, a força aplicada com o tratamento ortodôntico gera uma reabsorção do osso, que permite a movimentação dentária sem danificar o cemento.

O que quer dizer Hipercementose?

Hipercementose é um problema que afeta o formato e a superfície das raízes dos dentes. Mais especificamente, caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de um material chamado cemento na raiz de um dente, resultando em um formato anormal, como explica um artigo publicado na revista BMJ Case Reports.

O que é Reabsorçao radicular?

A reabsorção radicular constitui uma lesão interna ou externa que promove o encurtamento da raiz dentária e apresenta uma origem multifatorial envolvendo variáveis anatômicas, fisiológicas e genéticas.

O que é reabsorção cervical externa?

Reabsorção cervical externa é uma forma de reabsorção den- tária externa relativamente rara e de natureza invasiva, geral- mente sua causa está associada a trauma dentário, tratamento ortodôntico ou clareamento interno.

Quais são os tipos de Reabsorções radiculares que existem?

Quais os tipos de reabsorção radicular e como diferenciá-los?
  • Reabsorção interna — inflamatória ou substitutiva (ocorre substituição da estrutura dentária por tecido mineralizado);
  • Reabsorção externa — substitutiva, inflamatória e reabsorção cervical invasiva.

O que é reabsorção interna do dente?

A reabsorção radicular interna é uma lesão que ocorre no interior do espaço pulpar. A sua etiologia pode ser devi- da a traumatismos, à preparação de coroas ou a pulpoto- mias. Os testes de sensibilidade geralmente são positivos.

Qual o aspecto radiográfico de uma reabsorção radicular interna?

Radiograficamente, apresenta-se como uma área radiolúcida, simétrica, com margens nítidas, regulares e bem definidas, de formato arrredondado ou oval, variando no tamanho e na localização11. Na área da reabsorção o canal radicular perde seu contorno original14; podem ser encontradas formas ovais e assimétricas.

O que é reabsorção do dente?

As reabsorções dentárias ocorrem quando as estruturas de proteção dos dentes em relação à remodelação óssea são eliminados, especialmente os cementoblastos e restos epiteliais de Malassez. Palavras-chave: Reabsorção radicular.

O que é remodelação apical?

A esse encurtamento da raiz do dente, damos o nome de reabsorção radicular, ou remodelação apical e ele acontece em todos os tratamentos ortodônticos, sem exceção. O aparelho ortodôntico encurta sim, a raiz do dente! O encurtamento da raiz do dente pode ser considerado o “pedágio” da movimentação dentária.

O que é arredondamento apical dos dentes?

Sabendo-se que o cemento é mais resistente à reabsorção, o osso alveolar é reabsorvido e remodelado com consequente movimen- tação dentária, enquanto a raiz sofre uma reabsorção insignificante do ponto de vista clínico, denominada arredondamento apical.

O que é periodontite apical aguda?

A periodontite apical aguda é uma condição patológica de origem microbiana, que acomete, inicialmente, o tecido pulpar, e, a partir da progressão dos micro-organismos, acaba atingindo a região periapical.

Qual o tipo de reabsorção que inclui a anquilose nos casos de reimplante dentário?

O prognóstico do tratamento irá depender da manutenção e vitalidade das célu- las presentes na raiz, uma vez que danos severos ao ligamento periodontal levam potencialmente a reabsorção inflamatória, anquilose ou reabsorção por substituição4-6.

Qual sinal radiográfico nos Sinalisa para uma reabsorção radicular?

Geralmente, o diagnóstico da reabsorção radicular externa é detectado por achado radiográfico de rotina, em que verifica-se uma área radiolúcida em diferentes alturas da raiz (RODD; NAIK; CRAIG, 2005).

Como e porquê ocorre a reabsorção óssea que ocorre das Periapicopatias?

A Reabsorção Patológica Inflamatória Externa Apical ocorre, com frequência, em dentes com necrose pulpar associada à periapicopatia crônica (com osteíte rarefaciente, isto é, com lesão). Portanto, clinicamente, a imagem radiográfica geralmente revela área radiolúcida periapical.

O que causa encurtamento da raiz do dente?

A reabsorção da raiz ocorre por uma lesão que leva ao encurtamento da mesma. Pode ocorrer por uma doença na polpa do dente, traumas, infecções, aparelhos ortodônticos sem manutenção ou por periodontite, que é uma doença da gengiva. A periodontite, quando é muito severa, pode amolecer o osso levando à perda do dente.

O que acontece se não tirar a raiz do dente?

As raízes dos dentes são constituídas por nervos e fixam os dentes na gengiva, no maxilar e na mandíbula. Consequentemente, se a raiz de algum dente estiver exposta, pode resultar em sensibilidade dentária e sérios problemas de saúde bucal.

Quem tem perda óssea pode usar aparelho ortodôntico?

Tratamento ortodôntico pode ser realizado nos casos de perda óssea desde que tenha saúde periodontal (gengiva e osso) controlada e utilização de forças mais leves durante o tratamento...

Artigo anterior
O que é um animal exótico?
Artigo seguinte
Quais são as principais características da região do Sul?