Como os discípulos reconheceram Jesus?

Perguntado por: Doriana Ema Pinheiro de Almeida  |  Última atualização: 29. Dezember 2024
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

Jesus é reconhecido ao partir o pão, tanto que os discípulos dizem: “fica, conosco senhor”. Jesus Ressuscitado vai, mas, permanece na Eucaristia.

Em que momento os dois discípulos reconheceram Jesus?

A sua ressurreição! Os dois discípulos de Emaús só reconheceram que era Jesus quem caminhava com eles, já em casa, durante a refeição.

Porque os dois discípulos não reconheceram Jesus?

Outros alegam que os discípulos não o reconheceram por vários motivos, como incredulidade (Jo 20,24-25); decepção (Jo 20.11-15); pavor (Lc. 24,36-37); embaçamento da luz por ocasião da aurora (Jo 20,1,14-15), etc..

Quais apóstolos não conheceram Jesus?

Dos quatro evangelistas, dois eram discípulos diretos de Jesus, escolhidos por Ele próprio para serem Seus 12 Apóstolos: São Mateus e São João. Os outros dois, São Marcos e São Lucas, também foram seguidores de Jesus, obviamente, mas não fizeram parte do Grupo dos 12.

O que pensaram os discípulos quando viram Jesus?

Os discípulos O viram andando sobre as águas e ficaram com medo. Pensaram que fosse um fantasma. Jesus chamou-os, dizendo: “Sou eu, não temais”.

Por que os discipulos nao reconheceram Jesus?

31 questões relacionadas encontradas

Onde está escrito que Jesus escolheu os discípulos?

Em tempo: no trecho do livro de Lucas está escrito que “quando amanheceu, [Jesus] chamou os seus discípulos e escolheu doze deles, aos quais deu o nome de apóstolos”. “Assim, há essa menção a um grupo seleto que Jesus teria escolhido entre os seus discípulos”, afirma o historiador.

O que nos impede de reconhecer Jesus?

E eis que Jesus mesmo, com grande condescendência, faz o caminho junto com eles. Eles, porém, são incapazes de reconhecê-lo com os olhos da fé, de discerni-lo vivo “de outra forma” (Mc 16,12).

Por que os discípulos reconheceram Jesus no partir do pão?

É Jesus quem toma a iniciativa, que se aproxima deles e lhes explica tudo. Na fração do pão, fez com que seus olhos se abrissem. Eles agora O reconhecem. Será ainda Jesus que abrirá a mente aos onze apóstolo para entenderem as Escrituras, pois tudo o que estava escrito tinha de se cumprir.

Quem era o discípulo que tinha mais intimidade com Jesus?

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

Qual discípulo não estava presente quando Jesus apareceu?

O Apóstolo Tomé não estava presente quando o Salvador apareceu pela primeira vez aos outros apóstolos, então não acreditou que Cristo havia ressuscitado. Uma semana mais tarde, Cristo apareceu novamente aos apóstolos. Desta vez, Tomé estava ali e, porque viu Cristo, acreditou que Ele havia ressuscitado.

Qual dos discípulos de Cristo foi confundido com um anjo?

Depois que Jesus ressuscitou e voltou para o céu, Pedro e os outros apóstolos pregaram em muitos lugares, mas somente para o povo judeu. Cornélio era um oficial do exército romano. Ele acreditava em Deus, mas não era judeu. Um anjo lhe apareceu e mandou chamar Pedro.

Quando que os discípulos de Emaús reconheceram Jesus?

Os discípulos de Emaús abriram os olhos e reconheceram Jesus pelo gesto de partir o pão. “Esta situação de cegueira, nos discípulos de Emaús, prolonga-se até ao momento em que pediram para “ficar com eles”. Jesus entrou, sentou-se à mesa e com eles partiu o pão. “E eis que se lhes abriram os olhos e O reconheceram”.

Quantas vezes Jesus apareceu aos seus discípulos após a ressurreição?

Santo Antônio conta que nos evangelhos, o Senhor apareceu dez vezes a seus discípulos, cinco no dia da ressurreição, três aparições após o dia da ressurreição e as duas últimas no dia da Ascensão aos céus.

Quanto tempo os discípulos ficaram com Jesus?

Nos 40 dias que se seguiram, Ele ensinou e ministrou aos discípulos, uma experiência que deve ter sido maravilhosa e que os preparou para Sua ascensão ao céu. As palavras do Salvador durante esses 40 dias servem como um excelente mapa para nos orientarmos nesta vida enquanto aguardamos o Seu retorno triunfal à Terra.

Quem foi os primeiros discípulos que Jesus escolheu?

Jesus disse a Pedro, Tiago e João que O seguissem e eles seriam “pescadores de homens”. Eles então deixaram tudo o que tinham e seguiram Jesus. O Salvador também pediu que outros homens O seguissem. Jesus escolheu doze Apóstolos para liderar Sua Igreja.

Qual era o propósito dos discípulos de Jesus?

Os apóstolos têm a responsabilidade de cimentar a Igreja na pessoa de Jesus Cristo. Ele escolheu doze para que estivessem com ele, para que anunciassem como ele o evangelho e expulsassem os espíritos maus.

O que aconteceu com Jesus depois que ele se revelou aos dois discípulos?

Resposta: Explicação: Depois que Jesus se revelou aos dois discípulos no caminho de Emaús, eles o reconheceram e voltaram imediatamente para Jerusalém para contar aos outros discípulos.

Quem viu Jesus em Emaús?

Cléopas é um dos dois discípulos que no dia da ressurreição de Jesus, voltando a Emaús ao término das celebrações pascais, foram alcançados na estrada e acompanhados pelo Ressuscitado, que reconheceram somente depois de terem sido advertidos e terem generosamente oferecido hospitalidade.

Como podemos reconhecer Jesus em nossas vidas?

Ele quer estar em nossas refeições, em nossos encontros, naquilo que fazemos e realizamos, Ele quer estar no meio de nós. Não deixemos para experimentar Jesus somente quando vamos à igreja rezar, porque Ele quer estar presente em tudo aquilo que vivemos e fazemos, porque o Ressuscitado está no meio de nós.

O que é reconhecer Jesus?

Compreender o sentido da pessoa e a obra de Cristo.

Quem reconhece Jesus?

O evangelho é testemunha de que discípulo é aquele que reconhece Jesus como seu Mestre. Hoje, Marcos 3,7-12 mostra que são muitos aqueles que o seguem e vão ao seu encontro porque ouviram alguém dizer que ele faz coisas extraordinárias. Suas palavras e seus gestos contêm a vida divina.

Qual foi o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus?

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

Qual foi o último dos apóstolos a morrer?

Qual foi o último discípulo a morrer? Matias, o apóstolo “póstumo”.

Qual é a diferença entre discípulos e apóstolos?

João Paulo Santos explicou sobre a diferença entre os dois: “Discípulo significa 'aquele que aprende'; e Apóstolo 'aquele que é enviado'”. De acordo com o sacerdote, os Apóstolos necessariamente são discípulos. Mas, nem todos os discípulos são reconhecidos como Apóstolos.

Artigo anterior
O que diz o artigo 12 do ECA?
Artigo seguinte
O que é prevenção de riscos?