Como ocorreu o desenvolvimento do concreto armado no Brasil?

Perguntado por: Sara Cruz  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

Acredita-se que os primeiros cálculos de estruturas em concreto armado no país foram realizados por Carlos Euler e seu auxiliar Mario de Andrade Martins Costa em um projeto de uma ponte sobre o rio Maracanã, por volta de 1908.

Como surgiu o concreto armado?

Considera-se que o cimento armado surgiu na França, no ano de 1849, com o primeiro objeto do material registrado pela História sendo um barco, do francês Lambot, o qual foi apresentado oficialmente em 1855. O barco foi construído com telas de fios finos de ferro preenchidas com argamassa.

O que o desenvolvimento da técnica do concreto armado permitiu?

Vantagens do concreto armado

O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo. Uma estrutura em concreto armado pode ser moldada de diversas maneiras e formatos. Exige mão de obra menos qualificada para sua execução, em comparação com estruturas metálicas, por exemplo. Boa resistência ao fogo e ao tempo.

Onde foi criado o concreto armado?

1850 a 1855 – Joseph Louis Lambot, França

A primeira publicação sobre Cimento Armado (denominação do concreto armado até mais ou menos 1920) foi do francês Joseph Louis Lambot.

Qual foi a primeira obra civil de concreto armado?

Atribui-se a descoberta do concreto armado a Joseph- Louis Lambot, um agricultor francês, que em 1849 realizou a construção da primeira estrutura de concreto armado: um barco!

A ORIGEM DO CONCRETO E ARMADURA

45 questões relacionadas encontradas

Como era conhecido inicialmente o concreto armado?

1796 – Cimento Romano de James Parker, Inglaterra

Este material, primeiramente conhecido como cimento de Parker e depois como cimento romano era feito a partir de “nódulos” encontrados em vários lugares na Inglaterra.

Qual o nome da primeira fábrica de cimento armado do Brasil?

No ano de 1897, ocorreu a instalação de uma primeira fábrica de cimento no país, a Usina Rodovalho, no Estado de São Paulo.

Quem inventou o bloco de concreto?

Joseph Aspdin, químico inglês, criou o concreto em 1824. O conceito se baseia na mistura de cimento, argila e pedras que, após a secagem da massa, se torna sólida.

Quais fatores influenciam o bom desempenho das estruturas de concreto armado?

A qualidade final da mistura (concreto) e os fatores que podem alterá-la, ou seja, o clima e a umidade no local.
...
Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:
  • Trabalhabilidade;
  • Resistência;
  • Compacidade;
  • Durabilidade;
  • Bombeamento;
  • Fluidez (auto adensável).

Qual é a sua principal desvantagem do concreto armado?

A resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão. Por ser muitas vezes produzido in loco, a resistência final pode ser afetada devido a erros durante os processos de mistura e cura. O 'armado' utiliza-se de formas de madeira ou metálicas, encarecendo o projeto.

Qual a importância da utilização do concreto armado?

Aumenta a durabilidade e a resistência da construção

Além de ser um material durável, o concreto armado é impermeável e possui alta resistência a influências atmosféricas e desgastes mecânicos, como choques e vibrações. Também é resistente à corrosão.

Quando surgiu o cimento no mundo?

A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos do Egito antigo já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado.

Como era feito o cimento antigamente?

A mistura era feita com cinzas vulcânicas, cal e um ingrediente especial – água do mar. Os elementos dessa “receita original” formam um mineral chamado tobermorita aluminosa, que fica cada vez mais forte com o passar do tempo.

Quando surgiu o cimento no Brasil?

No Brasil, as primeiras iniciativas para a fabricação de cimento ocorreram no final do século XIX. O ano de 1926 foi um marco para a indústria do cimento no Brasil, com a inauguração da fábrica Companhia Brasileira de Cimento Portland, em Perus.

Quantas fábricas de cimento tem no Brasil?

O setor cimenteiro no Brasil tem atualmente uma capacidade instalada de 48 milhões de toneladas, representando 2,6% da produção mundial. São, segundo dados do SNIC, 47 empresas, com 56 fábricas espalhadas pelo país e empregando cerca de 25 mil pessoas.

Quais são as maiores cimenteiras do Brasil?

As maiores cimenteiras brasileiras, Votorantim Cimentos SA and Intercement Brasil SA, também apresentaram ofertas, mas apenas por partes do negócio que tem permissão para adquirir por questões concorrenciais.

O que era usado antes do cimento?

Exemplos disso são a pedra, o barro, os metais e as fibras vegetais. Mas foi a madeira, provavelmente, o material mais utilizado no passado.

Quem inventou o cal?

Os primeiros vestígios de produção industrial de Cal Viva surgem no Egipto, cerca de 3000 anos AC. De fato, as famosas pirâmides foram construídas com grandes blocos de calcário, ligados entre si por um cimento constituído por uma mistura de cal e gesso.

Qual foi o primeiro emprego de concreto armado que se tem relato?

Acredita-se que os primeiros cálculos de estruturas em concreto armado no país foram realizados por Carlos Euler e seu auxiliar Mario de Andrade Martins Costa em um projeto de uma ponte sobre o rio Maracanã, por volta de 1908.

Quem foram os pioneiros no uso do concreto e desenvolveram novas técnicas de construção?

Por isso, que podemos dizer que Hennebique é o criador do concreto armado, pois mais do que criar as condições da adesão entre as duas técnicas construtivas, condição já consolidada no final de 1870, ele conseguiu criar um sistema estrutural, o da estrutura independente.

O que é uma estrutura de concreto armado?

A estrutura de concreto armado é a mais comum nas casas dos brasileiros. O concreto armado é a combinação do concreto com o aço, ou seja, cada peça da estrutura é composta por uma armação feita com barras de aço coberta de concreto.

O que é a idade do concreto?

Em geral, os ensaios são realizados na idade padrão de 28 dias, convencionando-se que esta é a idade em que a estrutura deverá entrar em carga.

Artigo anterior
Quais são as substâncias prejudiciais à saúde?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para sair o Crefito 3?