Como ocorreu a Revolução Islâmica?

Perguntado por: Filipa Machado de Maia  |  Última atualização: 5. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

Em janeiro de 1979, os islâmicos xiitas do Irã, liderados pelo aiatolá Rouhollah Khomeini, derrubaram o governo do xá Reza Pahlevi, no poder desde a década de 1940 e aliado aos Estados Unidos, e proclamaram a Revolução Islâmica.

Como foi a Revolução Islâmica?

A Revolução Iraniana, ocorrida em 1979, transformou o Irã, até então uma monarquia autocrática pró-Ocidente comandada pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi, em uma república islâmica teocrática sob o comando do aiatolá Ruhollah Khomeini.

Porque ocorreu a Revolução Islâmica e suas consequências?

A revolução Insatisfeitos com a crescente corrupção, a crise econômica que assolava o país, a repressão política e as reformas pró-Ocidente, esquerdistas, liberais e muçulmanos tradicionalistas uniram-se ao aiatolá Khomeini para derrubar o governo do xá Reza Pahlevi.

O que foi a Revolução Iraniana?

A denominada Revolução Iraniana teve início em 1978 e foi, sobretudo, uma reação ao governo do xá Mohamed Reza Pahlevi. O relacionamento do xá e a população iraniana vinha estremecendo desde as concessões que o governante fez aos norte-americanos após a Segunda Guerra Mundial.

Quais as consequências da revolução iraniana?

Consequências da Revolução Iraniana

Khomeini volta do exílio e, assumindo a liderança do movimento revolucionário, declara o Irã um Estado Islâmico, regido totalmente pela sharia (lei corânica) e com Khomeini como seu líder supremo, configurando uma das únicas revoluções conservadoras bem sucedidas no mundo.

Revolução Islâmica no Irã - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

O que são os aiatolás?

[ Religião ] Alto dignitário da hierarquia religiosa islâmica xiita. Grafia no Brasil: aiatolá.

Qual foi o país que se tornou um dos maiores desafios para a manutenção do imperialismo dos Estados Unidos no Oriente Médio?

O Irã vivenciou ao final da década de 1970 uma rápida e intensa transformação política, criando um Estado religioso pautado em preceitos estabelecidos pelo islamismo. ... Diversas empresas transnacionais estadunidenses se instalaram no Irã, em diferentes segmentos, mas tendo como foco a cadeia produtiva de petróleo.

Como surgiu a república islâmica do Irã?

Após um golpe de Estado apoiado por Reino Unido e Estados Unidos em 1953, o Irã tornou-se gradualmente autocrático. A crescente oposição contra a influência estrangeira e a repressão política culminou com a Revolução Iraniana, que acabou por criar uma república islâmica em 1º de abril de 1979.

O que foi a Revolução Islâmica e qual é sua relação com os Estados Unidos?

A Revolução de 1979

Os revolucionários islâmicos desejavam extraditar e executar o deposto xá Reza, e o presidente Jimmy Carter se recusou a lhe dar qualquer apoio adicional ou auxílio para devolvê-lo ao poder. O xá, sofrendo de câncer, solicitou entrada nos Estados Unidos para o tratamento.

Quem liderou a revolução iraniana?

Em 1979 ocorreu a Revolução Fundamentalista do Irã. Até aquele ano, o país era regido pelo Xá Mohammad Reza Pahlevi e vivia uma monarquia pró-ocidenal. Após a revolução, o Irã começou a ser comandado pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, que fez com que a nação passasse de uma monarquia a uma república islâmica.

Qual foi a principal característica sociopolítica da revolução iraniana?

A principal característica sociopolítica da Revolução Iraniana foi a: a) defesa de reformas sociais, além da tentativa de recuperar valores religiosos e tradicionais do islamismo.

Quais as principais causas da guerra entre Irã e Iraque?

A guerra foi resultado da escalada da tensão na relação entre Irã e Iraque, sendo que este, governado por Saddam Hussein, foi utilizado por países como a Arábia Saudita e os Estados Unidos como ferramenta para conter o avanço da Revolução Islâmica que tinha acontecido no Irã.

Qual o contexto que antecede e de início da Revolução Iraniana?

Ao longo da década de 1970, o Irã passava por um momento de instabilidade política e social, o qual, no final dessa década, culminou em um levante popular que decretaria o fim de uma monarquia autocrática e ditatorial do xá Mohammed Reza Pahlavi. ... Do xá ao aiatolá: a Revolução Iraniana através de Veja (1978-1979).

O que foi a Revolução Iraniana como essa revolução alterou o contexto geopolítico no Oriente Médio?

A Revolução Iraniana, também chamada de Revolução Islâmica, tirou do poder o xá Reza Pahlevi, que governava o país desde 1941, e colocou em seu lugar o aiatolá Ruhollah Khomeini. ...

Quais mudanças foram feitas no Irã na dinastia Pahlavi?

Ele enviou centenas de iranianos, incluindo seu filho, à Europa para treinamento. Durante 16 anos, de 1925 a 1941, inúmeros projetos de desenvolvimento de Reza Xá transformaram o Irã em um país urbanizado. A educação pública progrediu rapidamente, e novas classes sociais desenvolveram-se.

Como nasceu o Irã?

Quando surgiu? A maior parte do território do país fazia parte do antigo Império Persa, fundado em 539 a.C. por Ciro. Em 642, os árabes conquistaram a região e converteram os habitantes ao islamismo. Em 1935, um decreto real mudou o nome do país de Pérsia para Irã – que significa “terra dos arianos”.

Como foi iniciada a guerra do Irã Iraque?

Os dois países se armaram e, enfim, o conflito se iniciou em 22 de setembro de 1980, quando aviões iraquianos bombardearam inúmeros alvos no território do Irã. No dia seguinte, o território do Irã foi invadido por tropas do Iraque.

Quais os principais objetivos da política imperialista das nações europeias?

Mas, conceitualmente falando, o Imperialismo do século XIX consistiu num tipo de política expansionista das principais nações europeias, que tinha por objetivo a busca de mercado consumidor, de mão de obra barata e de matérias-primas para o desenvolvimento das indústrias.

Quais foram as principais consequências do Imperialismo para os continentes?

Além disso, muitos desses países recém-independentes foram criados com governos instáveis — causando uma série de guerras civis e ditaduras, especialmente na África. Por fim, outra consequência do imperialismo é o apagamento da história das regiões colonizadas e a continuidade do racismo.

O que foi a Guerra do Golfo quais foram os motivos de sua eclosão?

A Guerra do Golfo foi desencadeada pela invasão do Kuwait pelo Iraque, em 2 de agosto de 1990, por ordem do ditador Saddam Hussein, com o objetivo de tomar as grandes reservas de petróleo daquela nação, cancelar uma grande dívida que o Iraque tinha com o Kuwait e expandir o poder iraquiano na região.

O que são os xiitas?

Xiita é uma seita do Islamismo, que significa "partidários de Ali". Os xiitas consideram Ali (o primo e genro do profeta Maomé) o sucessor legítimo da autoridade islâmica. A seita xiita considera ilegítimo os sunitas, outra seita do Islã, que assumiram a liderança da comunidade muçulmana, após a morte de Maomé.

O que tem dentro da caixa de Meca?

A Caaba, um prédio quadrado onde os muçulmanos situam o centro do mundo, é para o Islã a primeira construção na terra, e em seu interior é guardada a "pedra negra" que os maometanos consideram um pedaço arrancado do paraíso.

O que são sunitas e xiitas?

Os sunitas tornaram-se o maior grupo islâmico. Dois outros grupos menores surgiram também deste cisma: Os xiitas e os carijitas, também conhecidos por "dissidentes". Os xiitas acreditavam que a única liderança legítima era a que vinha da linhagem do primo e genro de Maomé, Ali.

Artigo anterior
Qual é a função das terminações nervosas?
Artigo seguinte
Quais os estímulos que causam dor?