Como fazer um adiantamento de legítima?

Perguntado por: Ângela Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)

A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança. Os descendentes que concorrerem à sucessão do ascendente comum são obrigados, para igualar as legítimas, a conferir o valor das doações que dele em vida receberam, sob pena de sonegação.

Qual é o valor da legítima?

Legítima é a quota indisponível na herança caso haja herdeiros necessários, equivale a 50% do patrimônio do testador, garantido em prol de determinados sucessores legítimos.

Qual a diferença entre doação e adiantamento de legítima?

A transferência de bens dos pais a um dos filhos, através de doação, não depende do consentimento dos demais filhos. Contudo, a doação realizada pelos pais aos filhos, com exclusão de um ou mais herdeiros, configura-se adiantamento de legítima (conforme disposto no artigo 544 do Código Civil).

Como posso pedir adiantamento de herança?

O regramento para a antecipação de herança é estabelecido no próprio Código Civil Brasileiro, que dispõe em seu artigo 541 que: A doação far-se-á por escritura pública ou instrumento particular. Parágrafo único.

O que é considerado adiantamento de herança?

Com previsão no artigo 544 do Código Civil o adiantamento da herança trata-se das hipóteses de doação de ascendente para o descendente, bem como de um cônjuge para o outro; Tal doação irá ocasionar o adiantamento, daí o nome “adiantamento da herança”, da parte da herança desse ascendente/cônjuge que é sua por direito.

Doação em Adiantamento de Legítima

28 questões relacionadas encontradas

O que pode ser considerado adiantamento de legítima?

A antecipação da legítima trata-se de o herdeiro receber, antecipadamente, a parte que lhe cabe da herança. Como o herdeiro recebe bens e direitos antes da partilha, deverá este, quando ocorrer a abertura da sucessão, entregar os bens, direitos ou valores para colação.

Quem paga o Itcmd na doação em dinheiro?

Quem paga o ITD na doação? O valor referente ao ITD, Imposto de Transmissão por Doação, que é um outro nome para o imposto ITCMD, deve ser recolhido pela pessoa que está recebendo a doação do bem.

Qual é o valor da legítima e como se calcula?

Conforme o artigo 1.847 do Código Civil, a legítima calcula-se sobre o valor dos bens existentes na abertura da sucessão, abatidas as dívidas e as despesas do funeral, adicionando-se, em seguida, o valor dos bens sujeitos à colação.

Como calcular a colação?

A parte disponível é calculada de forma bem simples: subtraem-se as dívidas e despesas de funeral existentes, dividindo-se o montante que resultar em duas partes.

Quanto cada herdeiro recebe?

A cônjuge meeira terá direito a 50% de todos os bens. Os demais herdeiros terão direito a quota-parte de 25% cada um.

Qual o valor da colação?

O valor de colação dos bens doados será aquele, certo ou estimativo, que lhes atribuir o ato de liberalidade. § 1o Se do ato de doação não constar valor certo, nem houver estimação feita naquela época, os bens serão conferidos na partilha pelo que então se calcular valessem ao tempo da liberalidade.

Como calcular o quinhão de cada herdeiro?

Sendo os herdeiros descendentes em comum, isto é, filhos do autor da herança e do cônjuge sobrevivente, basta dividir o valor pelo número de herdeiros – os descendentes e o cônjuge –, fazendo-se a partilha igualitária, por cabeça. Exemplo: 2 filhos e mais o cônjuge – 1/3 (33,33%) para cada um.

Qual o percentual da legítima?

A parte legítima equivale a 50% dos bens do testador, do qual os herdeiros necessários não podem ser privados. O cálculo da parte legítima é realizado no momento de abertura da sucessão. Este percentual é calculado sobre a herança líquida, ou seja, após a quitação das dívidas e as despesas com o funeral.

Qual o percentual da parte disponível da herança?

A parte disponível é aquela que qualquer pessoa que tenha herdeiros necessários pode dispor, que são 50% de todo o patrimônio. E a parte legítima, aquela parte que é intocável, que é destinada aos herdeiros necessários (pais, filhos e o cônjuge).

O que é e como se calcula a legítima quando houve doação com dispensa da colação em vida a descendente?

A dispensa de colação pode ser feita a qualquer momento após a data da doação, desde que, no momento dessa dispensa, o valor da coisa doada (no valor de mercado de então) não exceda a 50% do patrimônio líquido do doador.

Quem são os herdeiros legítimos?

Os herdeiros legítimos dividem-se em herdeiros necessários e herdeiros facultativos. Os necessários são ascendentes, descendentes e cônjuge ou companheiro sobrevivente. São considerados ascendentes os pais, os avós e os bisavós. Já os ascendentes são os filhos, os netos, os bisnetos.

Como recolher ITCMD sobre doação em dinheiro?

A doação feita em dinheiro está sujeita ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD)? Se o valor doado ao mesmo donatário pelo mesmo doador, no mesmo ano, ultrapassar 2.500 UFESPS, será devido o ITCMD à alíquota de 4% sobre o valor total doado no ano.

Quem recebe doação precisa pagar imposto?

Se você doou dinheiro ou um bem, como um carro ou imóvel, em 2020, precisa declarar a transação no Imposto de Renda 2021. As doações são isentas de Imposto de Renda, mas a Receita precisa identificar essas transações que fizeram o seu patrimônio ficar menor no ano passado.

Qual o prazo para recolher ITCMD sobre doação em dinheiro?

Segundo disposição do Artigo 17 da Lei Estadual nº 10.705/2000, o prazo para o recolhimento do ITCMD é de 30 (trinta) dias após a homologação do cálculo, não podendo ultrapassar os 180 (cento e oitenta) dias contados da data do falecimento do autor da herança.

Pode ser considerado adiantamento da legítima o gasto que o pai falecido teve com o filho durante sua formação em faculdade particular?

Gasto dos pais com filhos maiores pode significar antecipação de legítima. Aos 18 anos de idade cessa a menoridade e a pessoa fica habilitada para prática de todos os atos da vida civil (CC, art. 5º).

Como calcular a porcentagem de cada herdeiro?

Sendo os herdeiros descendentes em comum, isto é, filhos do autor da herança e do cônjuge sobrevivente, basta dividir o valor pelo número de herdeiros – os descendentes e o cônjuge –, fazendo-se a partilha igualitária, por cabeça. Exemplo: 2 filhos e mais o cônjuge – 1/3 (33,33%) para cada um.

Qual a ordem de herdeiros?

A nova ordem de vocação hereditária, portanto, prevê a concorrência dos descendentes e dos ascendentes com o cônjuge, estabelecendo o seguinte: descendentes e cônjuge ou companheiro, ascendentes e cônjuge ou companheiro, cônjuge sozinho, colaterais até o quarto grau e companheiro e, por fim, o companheiro sozinho.

Quem são os herdeiros de quem não tem filhos?

Os herdeiros necessários são: os descendentes, os ascendentes e os cônjuges/companheiros.

Como se divide um terreno entre herdeiros?

o terreno será dividido em 11 partes. Cada filho vivo herda por cabeça, ou seja uma parte. Cada parte de cada filho pré-morto, será divido por estirpe, ou seja divide-se por cada herdeiro do pré-morto. Assim se o filho pre-morto tiver 3 filhos, aquele 1/11 será dividido pelos três.

Como dividir um imóvel entre herdeiros?

Para dividir os bens deixados, é preciso que se faça o inventário, sendo ilícito a divisão dos bens pelos herdeiros sem realização desse procedimento. Algumas transações, inclusive, se mostram impossíveis, como saques de valores depositados em instituições financeiras, venda de carros ou imóveis.

Artigo anterior
Que argamassa usar para revestir churrasqueira?
Artigo seguinte
Como é uma pessoa de peixe?