Como ocorre a produção da radiação característica?

Perguntado por: Davi Dinis Costa  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

A produção de radiação característica é baseada na interação entre o elétron do átomo e a partícula incidente. ... Esses elétrons, chamado de fóton-elétron, sairá do átomo com energia igual a E-ϕ, i.e., igual a diferença de energia E da partícula incidente e a energia de ligação ϕ do elétron.

O que é uma radiação característica?

Radiação Característica

Ocorre quando um elétron acelerado da corrente do tubo remove um elétron das camadas do átomo que constitui o alvo anteparo (tungstênio da área focal), conseqüentemente, ionizando este átomo.

Quais são as particularidades da produção de radiação de freamento é de radiação característica?

Ao interagir com a matéria, a radiação incidente pode também transformar total ou parcialmente sua energia em outro tipo de radiação. Isso ocorre na geração dos raios X de freamento, na produção de pares e na radiação de aniquilação. Já raios X característicos são provenientes da interação em processos de decaimento.

O que é produção de radiação?

Os raios X podem ser produzidos quando elétrons em alta velocidade chocam-se com um alvo metálico. A desaceleração brusca desses elétrons provoca perda de energia, o que gera a emissão de radiação eletromagnética de diferentes comprimentos de onda e energia. ...

Como ocorre a formação da radiação característica é de frenagem?

A radiação característica ocorre quando o elétrons em movimento chocam-se com os elétrons da camada mais interna (camada K) do átomos do alvo de tungstênio no tubo de raios X e o desloca provocando a sua ejeção para fora do átomo, com isso a camada de energia que este elétron ocupava fica vaga.

PRODUÇÃO DE RAIOS X: RADIAÇÃO CARACTERÍSTICA

22 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a radiação de freamento?

Esta radiação, denominada de raios X de freamento, é o resultado da interação entre os campos elétricos da partícula incidente, do núcleo e dos elétrons atômicos. Ocorre com maior probabilidade na interação de elétrons com átomos de número atômico elevado.

O que é radiação de frenagem?

Bremsstrahlung Bremsstrahlung é uma palavra em alemão que significa “radiação de frenagem”. As radiações constituídas por partículas carregadas como α, β e elétrons acelerados, ao interagir com a matéria, podem converter uma parte de sua energia cinética em radiação eletromagnética.

Qual a diferença entre radiação é contaminação?

15 - Qual é a diferença entre irradiação e contaminação? Uma contaminação, radioativa ou não, caracteriza-se pela presença de um material em local indesejável. A irradiação é a exposição de um objeto ou um corpo à radiação, o que pode ocorrer a alguma distância, sem necessidade de contato.

Qual a principal característica da radiação?

A radiação é caracterizada pela emissão e deslocamento de energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro meio. ... Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.

Qual é a função da grade Antidifusora?

6) Grade antidifusora: Responsável pela redução dos efeitos de borramento da radiação espalhada na imagem radiográfica.

Quais são as radiações ionizantes?

A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.

Quais os tipos de ânodos existentes?

Existem dois tipos de anodo: anodo fixo e anodo giratório. Os tubos de anodo fixo são usualmente utilizados em máquinas de baixa corrente, tais como: raios X dentário, raios X portátil, máquinas de radioterapia, raios X industrial, etc.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

O que é o efeito anódico?

O efeito anódico é um processo inerente da produção de radiação em aparelhos de radiodiagnóstico médico; este efeito é descrito como a variação da intensidade e do número de fótons que interagem com diferentes partes de um detector, como o filme radiográfico.

Quais são as principais características da radiação beta?

A radiação beta é a que possui carga negativa, por isso se assemelha aos elétrons. ... Por tais características, essa radiação é nociva à saúde humana, ela pode causar má formação nas células. Observação importante: apenas os raios alfa e beta possuem carga elétrica, os raios gama são isentos de carga.

Quais são os efeitos da radiação?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Quais são os principais tipos de radioatividade quais as características de cada tipo?

Tipos de Radioatividade

A radioatividade das partículas Alfa, Beta e das ondas Gama são as mais comuns. O tipo de radiação determina o poder de penetração na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.

O que é uma contaminação radioativa?

A contaminação radioativa acontece quando um material radioativo é absorvido pelo corpo de um indivíduo. ... Quando uma pessoa sofre contaminação radioativa, ela também se torna uma ameaça para as outras pessoas, pois o material radioativo que está presente nela continua emitindo radiações, que podem contaminar outros.

Quais os tipos de contaminação radioativa?

A contaminação do tipo externa ocorre na pele ou nas roupas, onde pode cair ou ser retirada por atrito, contaminando pessoas e objetos. Já a contaminação interna é o material radioativo dentro do corpo, o qual pode contaminar através da ingestão, inalação ou por meio de lesões na pele.

Como é feita a contaminação radioativa?

Contaminação externa ocorre em pele ou roupas, de onde pode cair ou ser retirada por atrito, contaminando outras pessoas e objetos. A contaminação interna é o material radioativo dentro do corpo, o qual pode entrar por ingestão, inalação ou através de lesões na pele.

O que é radiação é dê exemplos?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

O que é tungstênio na radiologia?

Normalmente projetado em cobre, com a região de alvo em tungstênio (material metálico com maior resistência a altas temperaturas, além de apresentar boa condutividade térmica e alto número atômico, o que contribui para uma melhor qualidade do feixe de raios X), é do tipo rotatório (com giro variando de 3.000 a 10.000 ...

O que acontece quando aumentamos a Miliamperagem?

Se aumentarmos a miliamperagem, aumentamos a intensidade do feixe de raios X, ou seja, aumentamos o nº de fótons no mesmo e vice-versa. Dessa forma conforme a miliamperagem e a intensidade dos raios X todos os padrões de intensidade que atravessam o corpo, também aumentam.

Como é formada a radiação gama?

Os raios gama são produzidos pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos e foram descobertos pelo físico e químico Paul Villard, em 1900, durante seus experimentos sobre a emissão radioativa do elemento químico Rádio. Foram batizados de radiação gama por Ernest Rutherford, o descobridor das radiações alfa e beta.

Qual é a radiação mais forte?

Os raios gama possuem carga e massa nulas, emitem continuamente calor e têm a capacidade de ionizar o ar e torná-lo condutor de corrente elétrica. As partículas gama percorrem dezenas de metros no ar e são mais perigosas quando emitidas por muito tempo podem causar má formação nas células.

Artigo anterior
O que è sílaba?
Artigo seguinte
Quando começa a produzir o hormônio HCG?