Quantos dias dura reação de vacina em bebê?

Perguntado por: Érica Mariana Morais Paiva  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

As reações mais comuns desta vacina são uma febre variável nas primeiras 24h após a aplicação, que pode perdurar até o segundo dia. A nádega, local onde a vacina é aplicada, pode ficar dolorida e inchada, por isso são recomendadas compressas quentes para amenizar o desconforto do bebê.

Quanto tempo dura reação de vacina em bebê?

Normalmente, os efeitos surgem em até 48 horas após a vacinação e são mais comuns em crianças, podendo deixá-las mais irritadas, inquietas e chorosas, devido ao desconforto. Na maioria dos casos, os sintomas não são graves e passam entre 3 a 7 dias, apenas com alguns cuidados em casa e sem ser preciso voltar ao médico.

Quanto tempo a criança fica com febre depois da vacina?

A reação febril pode aparecer no intervalo de cinco a doze dias após a aplicação e pode variar de mínima a alta. Geralmente, os bebês também apresentam manchas vermelhas na região onde foi aplicada ou pelo corpo inteiro, que logo desaparecerão.

O que fazer quando o bebê tem reação à vacina?

“Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni. Caso a região onde a criança ou bebê tomou a vacina fique dolorida uma boa opção é fazer compressas de água fria, a camomila também é orientada, no local.

Quais vacinas dão mais reação no bebê?

A vacina Hexavalente ou a Pentavalente Acelular (do particular) são mais procuradas pois a vacina pentavalente celular (do posto) tem maior chance de dar algum efeito colateral no bebês, principalmente febre e dor local, com choro por alguns dias…

REAÇÕES À VACINA – COMO AJUDAR O SEU BEBÊ | Monica Romeiro

15 questões relacionadas encontradas

Qual vacina de 6 meses dá reação?

Pneumocócica conjugada (2, 4, 6 e 12 meses): dor, edema, vermelhidão, nódulo no local da injeção e irritabilidade são muito comuns com esta vacina. Também podem ocorrer, menos frequentemente, perda de apetite, sonolência e febre. Não há motivos para grandes preocupações: essas manifestações são leves e transitórias.

Quais os sintomas das vacinas de 2 meses?

Os eventos adversos mais comuns são febre e reações locais (dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação). Pode ocorrer perda de apetite, vômito, irritabilidade, choro persistente e sonolência.

O que fazer para amenizar a dor da vacina em bebê?

Usar compressa fria no local da vacina é uma das melhores formas de aliviar a dor e desinchar a região, mas atualmente você não precisa ter trabalho e muitos itens para realizar essa aplicação. Existem compressas adesivas em gel refrescante à base de água que são usadas como compressas frias, como o Xô Febre.

Quanto tempo dura a reação da vacina de 2 meses no bebê?

Embora a reação de vacina não seja comum em todos os casos, já é um mal aguardado por todos os pais quando iniciam a vacinação infantil. A reação pode vir a surgir ate 48 horas após a aplicação e costumam ter seu desaparecimento de forma natural após 2 a 3 dias.

É normal ficar com febre depois da vacina?

Compartilhar: Atualizado em 07/06/2021: Sim. Podem ocorrer algumas reações temporárias após a vacinação. As mais comuns são: dor de cabeça, enjoo, fadiga, calafrios ou sensação febril, dor muscular e sintomas no local da injeção (como dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira e inchaço).

Qual a temperatura de febre de vacina?

Para aferir a temperatura, posicione o termômetro na axila do bebê e aguarde. Se a temperatura indicada estiver acima de 37,5 C°, o bebê está com febre.

Porquê da febre depois da vacina?

“O papel das vacinas é justamente provocar um processo inflamatório, fazendo com que o sistema imunológico responda a esse ataque.

Quanto tempo dura a reação da vacina BCG?

Essa reação é esperada! A resposta à vacina demora cerca de três meses (12 semanas), podendo se prolongar por até seis meses (24 semanas), e começa com uma mancha vermelha elevada no local da aplicação, evolui para pequena úlcera, que produz secreção até que vai cicatrizando.

O que fazer para aliviar a dor da vacina de dois meses do bebê?

Pode fazer compressas frias no local da vacina, não ficar mexendo (não fazer massagem no local), e dar paracetamol ou dipirona.

Como aliviar dor vacina 2 meses?

O que fazer: Para aliviar esses sintomas é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que este não entre diretamente em contacto com a pele.

Por que o local da vacina fica dolorido?

“A maioria das pessoas não sente nada, ou sente uma pequena dorzinha muscular. Isso tem a ver com o volume de líquido injetado também. Aquilo tem que ocupar um espaço dentro do músculo e pode gerar dor. Se você comprimir, vai ter dor; se fizer movimento naquele músculo, vai ter dor.

Quais são os cuidados que devemos ter com a vacina de 2 meses?

Observar febre por até 2-3 dias, sintomas como dor ou irritabilidade. Colocar gelo no local da aplicação se com edema ou dor. Caso tome a vacina contra o rotavirus, orientamos cuidados com as fraldas, lavar sempre as mãos antes e depois de troca-las e despreza-las por 1 semana fora do quartinho do bebê.

Pode tomar paracetamol depois das vacinas de 2 meses?

Da mesma forma que qualquer outro medicamento, o uso de paracetamol só deve ser feito quando há indicação médica. Sendo assim, de maneira geral, não é recomendado antes ou imediatamente após a vacinação.

Quanto tempo dura a febre da vacina de 6 meses?

A vacina que evita difteria, tétano e coqueluche é aplicada em 3 doses, daí seu nome: aos 2, 4 e 6 meses de vida. Após, os reforços ocorrem aos 15 meses e aos 4 anos. As reações mais comuns desta vacina são uma febre variável nas primeiras 24h após a aplicação, que pode perdurar até o segundo dia.

O que a vacina rotavírus pode causar?

As reações mais comuns são: gases e alteração da cor ou consistência das fezes por períodos breves na primeira semana após a vacina. Observou-se um discreto aumento de risco de intussuscepção cerca de uma semana após a 1 ª ou 2ª dose da vacina rotavírus (cerca de 1 caso para cada 100.000 crianças vacinadas).

Qual a reação da vacina BCG?

Reações comuns: febre e calafrios, mal-estar e dores musculares, úlceras com pouco mais de 1 cm ou que demoram mais tempo a cicatrizar, gânglios aumentados ou abscessos na pele e nas axilas.

Quando a vacina BCG inflama o bebê sente dor?

Como é a reação da BCG? É causada por uma inflamação no local, não apresentar dor, apenas uma ardência na aplicação. Após algumas semanas da aplicação, podendo aparecer até os 6 meses de vida, uma vermelhidão local e a formação nódulo local, uma “bolinha”, podendo conter secreção ou não.

Quanto tempo dura reação vacina 4 meses?

Em geral no máximo 72 hs. Se está acontecendo algo diferente, procure seu pediatra.

Porque a vacina da AstraZeneca da reação?

Em pessoas mais jovens, é mais comum que ocorram reações após a vacinação porque a resposta imunológica provocada pelos imunizantes é mais robusta nessa população. Como a vacinação no Brasil começou com os grupos prioritários, entre eles as pessoas acima de 65 anos, os relatos de efeitos colaterais eram mais raros.

Artigo anterior
O que é ser sedada?
Artigo seguinte
O que substitui teste em animais?