Como ocorre a mutação silenciosa?

Perguntado por: Bruno Batista de Costa  |  Última atualização: 12. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (24 avaliações)

Chamamos de mutações silenciosas aquelas que provocam mudanças no material genético, mas as bases alteradas não influenciam as proteínas que serão produzidas. Isso acontece porque um mesmo aminoácido pode ser codificado por trincas diferentes, uma propriedade do código genético que chamamos de redundância.

Como ocorre a Mutacao silenciosa?

Mutação silenciosa: é um tipo de mutação molecular cuja mudança no nucleotídeo do DNA não altera o aminoácido sintetizado. Mutação com alteração ou perda de sentido: é também um tipo de mutação molecular, no entanto, a mudança no nucleotídeo causa uma alteração que leva à síntese de um aminoácido diferente do esperado.

Como ocorre o processo de mutação?

A mutação genética é um fenômeno biológico que ocorre quando há uma alteração no material genético de um organismo. Essa mudança pode ocorrer de forma espontânea, devido a erros durante a replicação do DNA, ou ser induzida por agentes mutagênicos, como a radiação ou substâncias químicas.

Quais são os 3 tipos de mutação?

As mutações gênicas podem ser classificadas em pontuais, por inserção e deleção.
  • Mutação pontual: Essas mutações ocorrem quando apenas uma base é alterada. ...
  • Mutação por inserções e deleções: Nas mutações por inserção, adiciona-se um ou mais nucleotídeos ao DNA.

Como ocorre a mutação de um vírus?

Durante a infecção, o vírus faz cópias de seu RNA; um erro gera uma mutação, que pode mudar suas características. A mutação, que altera a estrutura do material genético (DNA ou RNA), é um fenômeno comum em todos os organismos.

Mutações Gênicas Silenciosa, Missense e Nonsense - Tipos de Mutações Gênicas Pontuais - Mutação

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de mutação?

As mutações podem ser divididas em duas categorias principais: Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula; Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.

Quais os fatores que causam mutação?

As causas das Mutações
  • DNA não se replica corretamente. A maioria das mutações que pensamos ser importantes para a evolução ocorrem naturalmente. ...
  • Influências externas podem criar mutações. Mutações podem também ser causadas por exposição a produtos químicos específicos ou a radiação.

Qual o tipo de mutação mais frequente?

Mutação missense

Uma das mais frequentes ocorre a alteração de uma base ou trinca do DNA, que resulta na alteração de um único aminoácido.

Onde ocorrem as mutações gênicas?

Essas variantes podem ocorrer em qualquer célula ou estágio do desenvolvimento, ainda que algumas estejam mais propensas a mudar. As mutações podem ocorrer em células de um organismo já desenvolvido (somáticas) ou nas células que originarão ovócitos e espermatozoides (germinativas).

O que a mutação garante?

As mutações garantem um aumento da variabilidade genética, permitindo, assim, que características adaptativas surjam. Vale lembrar que as mutações nem sempre são benéficas e que elas ocorrem de maneira aleatória.

São exemplos de mutações gênicas?

São exemplos de mutações gênicas por substituição: Anemia falciforme; por Deleção: Síndrome de DiGeorge e Inserção: Síndrome de Huntington. A mutação cromossômica refere-se a qualquer alteração no número ou estrutura dos cromossomos e pode ser de dois tipos: 1.

O que a mutação altera?

Uma mutação genética pode afetar a célula de várias maneiras, algumas interrompem a produção de proteínas, outras podem alterar a proteína em si, fazendo com que não funcione mais como deveria ou não funcione definitivamente.

O que é mutação de ponto?

A denominação mutação de ponto é usado para referenciar as mutações que são ocasionadas pela alteração de um único par de bases do DNA, ou ainda, algum pequeno número de bases convizinho. [1] Pode também indicar, além das substituições, uma inserção ou deleção que afete apenas um nucleotídeo ou um par de bases.

O que determina o código genético?

O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).

Qual tipo de mutação e o câncer?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Como identificar mutação?

O exame genético identifica mutações herdadas nos cromossomos, proteínas ou genes. As mudanças podem ser nocivas e aumentar as chances de desenvolver doenças, mas também podem ser neutras e não causar efeitos.

Qual a mutação mais rara?

O site Listverse compilou dez mutações raras que desafiam nossos padrões sobre o que é ser humano:
  • Anencefalia. Esta condição rara é um distúrbio do tubo neural (retratada na ilustração acima). ...
  • Ectrodactilia. ...
  • Epidermodisplasia verruciforme. ...
  • Hipertricose. ...
  • Polimelia. ...
  • Progéria. ...
  • Síndrome de Proteus. ...
  • Sirenomelia.

Qual a doença genética mais comum?

Diabetes. Provavelmente, também está entre as doenças mais conhecidas do país. Afinal, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de brasileiros são diagnosticados com a doença.

Como a mutação genética pode afetar um organismo?

Essas mudanças podem ocorrer em diferentes partes do genoma, incluindo genes específicos ou regiões não codificantes. As mutações genéticas podem resultar em variações na expressão de características hereditárias, influenciando o desenvolvimento, funcionamento e comportamento de um organismo.

Qual é a importância da mutação genética?

Essas mudanças podem ocorrer em diferentes partes do genoma, incluindo genes específicos ou regiões não codificantes. As mutações genéticas podem resultar em variações na expressão de características hereditárias, influenciando o desenvolvimento, funcionamento e comportamento de um organismo.

Qual é o significado da palavra mutação?

A palavra “mutação” é amplamente usada para comunicar que houve uma alteração permanente na sequência do DNA. Contudo, a palavra mutação, geralmente, é interpretada como sinônimo de uma alteração que 'causa uma doença' e, por isso, tem historicamente uma conotação negativa.

Como o ambiente pode causar mutações?

Certas situações do meio ambiente influenciam essas mudanças e isso pode passar de geração em geração. Se você toma muito sol, por exemplo, sua pele fica mais escura. Mas isso pode, no final das contas, afetar os gametas (células sexuais) e causar falhas no DNA de transmissão hereditária.

Quais são as possíveis consequências das mutações genéticas?

Entre os problemas causados por mutações genéticas, estão o câncer esporádico e até mesmo as síndromes hereditárias de predisposição ao câncer. Grandes exemplos são a Síndrome Lynch, causada por mutações nos genes MLH1, MSH2, MSH6, PMS2 ou EPCAM, e a Polipose Adenomatosa Familiar, causada por mutações no gene APC.

Artigo anterior
Como esquentar Rondelli congelado?
Artigo seguinte
O que pode ser considerado deficiência?