Como ocorre a interculturalidade?

Perguntado por: Marta Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (25 avaliações)

Interculturalidade é comunicação entre sujeitos que se sabem semelhantes, únicos e diferentes. Quando se trabalha o enfoque intercultural a partir da suposição das barreiras culturais se parte de uma visão estática e pessimista de oposição entre culturas.

Como se explica a interculturalidade?

A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interacção de uma forma horizontal e sinérgica. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas.

Quais são os princípios da interculturalidade?

Ao lado de ideias como liberdade, universalidade, independência e transparência, todas familiares às democracias modernas, na Constituição Federal da Bolívia e do Equador, aparece, ao longo de todo o texto, o princípio da interculturalidade.

Qual o objetivo da interculturalidade?

A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.

O que significa interculturalidade exemplos?

O termo interculturalidade se refere à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual. Se levarmos em conta como referência as grandes cidades, vamos encontrar pessoas de variadas origens étnicas, línguas diferentes e tradições culturais bem diversificadas.

INTERCULTURALIDADE

41 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar a interculturalidade na escola?

Aprender a suspender o julgamento de valor temporariamente e verificar as percepções antes de fazer uma avaliação ou ação final; Navegar em situações em que eles encontram algo ou alguém diferente na vida cotidiana para ter interações mais eficazes, apropriadas e significativas com os outros.

Como se encontra a sociedade brasileira em relação a interculturalidade?

O Brasil se constitui historicamente como uma sociedade multiétnica tomando-se por base uma imensa diversidade de culturas. Reconhecer nossa diversidade étnica implica ter clareza de que os fatores constitutivos de nossas identidades sociais não se caracterizam por uma estabilidade e fixidez naturais.

O que defende a interculturalidade?

O interculturalismo envolve também ir além da mera aceitação passiva de um facto multicultural de múltiplas culturas efectivamente existentes numa sociedade e, em vez disso, promove o diálogo e a interacção entre as culturas.

Qual o conceito de filosofia intercultural?

A filosofia intercultural invoca uma “universalidade mínima” da racionalidade filosófica através de diferenças sedimentadas culturalmente. Em outras palavras, essa universalidade da racionalidade filosófica mostra sua presença em diferentes tradições filosóficas do mundo.

Quais as diferenças entre multiculturalismo e interculturalidade?

enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o princípio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto político que permita estabelecer um diálogo entre elas, como ...

Qual a contribuição da filosofia na cultura?

A filosofia como concepção de mundo, coloca o trabalho filosófico como luta cultural que, sem dogmatismos, mas com rigor e criatividade transforma a mentalidade popular.

O que é mais interessante da concepção da justa medida aristotélico confucionista?

No entanto, creio que o mais interessante da concepção da justa-medida aristotélico-confucionista é a abertura que ela dá para a criação de uma ética moderna e universal isenta de paradigmas religiosos.

Quais os tipos de interculturalidade?

Tubino (2005 apud CANDAU, 2012) ainda diferencia dois tipos de interculturalidade: funcional e crítica.

Como Catherine Walsh define interculturalidade?

Para Catherine Walsh, a interculturalidade significa: - Um processo dinâmico e permanente de relação, comunicação e aprendizagem entre culturas em condições de respeito, legitimidade mútua, simetria e igualdade.

Qual a importância da pluralidade cultural para a sociedade?

A importância da pluralidade cultural promove como objetivo, ajudar o alunado em seu convívio, a interação. O respeito ao que contribui para seu desenvolvimento e cidadania. A escola permite através de leituras e reflexão o valor do ser humano e a liberdade de criar, por diversas formas de expressão.

Como as diferenças culturais são tratadas no cotidiano?

A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.

O que é a perspectiva intercultural para a educação?

[...] a perspectiva intercultural implica uma compreensão complexa de educação, que busca - para além das estratégias pedagógicas e mesmo das relações interpessoais imediatas - entender e promover lenta e prolongadamente a formação de contextos relacionais e coletivos de elaboração de significados que orientam a vida ...

Qual o papel do professor na educação intercultural?

É para ele trabalhar diversidade intercultural é necessário que ele tenha tamanha habilidade para entender aspectos como educação inclusiva, preparação técnica e entender a importância da tecnologia da informação.

Como a interculturalidade ajuda no processo de reflexão para uma Nova cultura Educacional?

A interculturalidade entendida desde essa perspectiva promove a construção de um novo espaço epistemológico que inclui os conhecimentos subalternizados e os ocidentais, em uma relação tensa, crítica e mais igualitária.

Qual o principal pensamento confucionista?

A Doutrina Confucionista

O Confucionismo acredita na busca pela harmonia da vida e do mundo, o Tao. Sendo assim, os seres humanos são estruturados por quatro dimensões: o eu, a comunidade, a natureza e o céu.

O que seria justa medida em Aristóteles?

O meio-termo ou justa medida para Aristóteles é o equilíbrio ideal entre os vícios e as virtudes. Os vícios são entendidos pelo filósofo como ações incontroláveis que os seres humanos realizam; a virtude é o oposto dos vícios, por este motivo a necessidade do meio-termo, da justa medida.

Qual a principal característica da doutrina confucionista?

Principais características da filosofia confucionista:

- Os valores mais importantes e valorizados no confucionismo são: disciplina, respeito mútuo, harmonia social, estudo, cumprimento do dever, consciência política, altruísmo, tolerância, trabalho, responsabilidade e respeito aos valores morais.

Qual é a contribuição da filosofia?

A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.

Como as manifestações culturais se relacionam com a filosofia?

Para a Filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas moldadas a partir de uma combinação entre a interpretação pessoal da realidade e exigências globais. ... Ainda segundo a Filosofia, o indivíduo busca informação para aprofundar a posição adotada e justificá-la para si mesmo e para a sociedade.

Qual a contribuição da filosofia para o desenvolvimento do pensamento?

Através da filosofia, nessa perspectiva, podemos superar pensamentos alienantes ao pensarmos de forma questionadora e crítica o mundo que nos cerca. educacional é, simultaneamente, a tarefa de uma transformação social, ampla e emancipadora.” (MÉSZÁROS, 2005, p.

Artigo anterior
Quanto tempo eu posso ficar com o curativo no dente?
Artigo seguinte
O que acontece quando uma veia se rompe?