Foi ele que fez ou foi ele quem fez?
Perguntado por: Alícia Amaral | Última atualização: 11. Oktober 2024Pontuação: 4.1/5 (51 avaliações)
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.
Foi ele que ou foi ele quem?
Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número.
Foi vc que fez ou foi você quem fez?
Foste tu que fizeste. Foi ele que fez. Fomos nós que fizemos. De acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode usar o “fui eu quem fez” ou o “fui eu que fiz”, só não deve misturar as duas formas.
É ele que ou é ele quem?
O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.
Como escrever quem fez fez?
Quem não fez, só
“Eu que fiz”, “eu quem fiz” ou “eu quem fez”? - Brasil Escola
Quem fez fez frase?
Quem fez fez, quem não fez não faz mais!
Quem fez ou quem fizeram?
A construção correta é quem fez. Nas orações com o pronome relativo quem como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: – Foram eles quem fez os trabalhos.
Foi que ou foi quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Quando se usa o QUEM?
Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas. Apesar disso, é válido anotar sobre o uso de prosopopeia ou animismo na literatura, quando "objetos, coisas" são personificados: "O dinheiro, de quem se fez escravo, cavou-lhe antes do tempo a sepultura."
Fez com que ou fez que?
O gramático Evanildo Bechara faz uma distinção, chamando a atenção para o fato de que, quando pretendemos enfatizar o esforço empreendido pelo sujeito da ação, devemos empregar faz com que.
Sou eu quem paga ou sou eu que pago?
O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).
Foi mim ou foi me?
O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição. Calma!
E você quê ou quem?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Que ou qual pergunta?
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
Sou eu que ou sou eu quem?
Foste tu que me deste o livro de presente. Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito.
Como se usa o pronome relativo quem?
O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira. Observe: Ela perdeu a melhor amiga. Gostava muito da amiga.
Qual o sujeito de quem?
O pronome “quem” que representa a pessoa que pratica a ação contida no verbo é o próprio sujeito deste.
Que que foi ou que que foi?
Ambos os termos são gramaticalmente corretos. O termo “que” pode ser classificado como pronome, conjunção, advérbio, partícula expletiva, e preposição. Já “quê”, além de ser empregado apenas em final de oração, pode ser classificado como interjeição ou substantivo.
Quem vai ou quem vamos?
ANÁLISE: A expressão correta é «a gente vai», com a forma verbal no singular (ou seja, «vai» – e não «vamos»).
Foi um dos que fez ou fizeram?
Com UM DOS...QUE, embora alguns autores aceitem a concordância no singular, o mais recomendável é que a concordância seja feita no plural: “Ele é um dos que FIZERAM o trabalho”; “Ela é uma das atrizes que FORAM PREMIADAS no festival de Gramado”.
Fez ou fizeram?
A construção correta é quem fez.
– Foram eles quem fez os trabalhos. Porém, se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concorda em género e número com a palavra que antecede o pronome: – Foram eles que fizeram os trabalhos.
Quem como que escreve quem?
quem | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Qual a importância da atividade física na vida e saúde das pessoas?
Como pedir internação psiquiátrica voluntária?