Como ocorre a contaminação microbiana?

Perguntado por: Rui Hugo Nascimento  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

Fontes de contaminação nos alimentos
Pode-se classificar as contaminações em três principais tipos, as químicas, as físicas e as biológicas – também causadas por micro-organismos. Existem diversas formas de ocorrer contaminações por micro-organismos, uma das principais é a contaminação cruzada.

Quais as fontes de contaminação microbiana da carne?

A contaminação da carne ocorre por contato com a pele, pêlo, patas, conteúdo gastrintestinal, leite do úbere, equipamentos, mãos e roupas de operários, água utilizada para lavagem das carcaças, equipamentos e ar dos locais de abate e armazenamento.

Como pode ocorrer à contaminação do leite por microrganismos?

São microrganismos que se desenvolvem em temperaturas abaixo de 7°C. Devido à coleta a granel e armazenamento nas indústrias, em alguns casos, o leite é processado somente alguns dias depois da ordenha. Esse período de estocagem, sob refrigeração, leva ao aumento no número dos microrganismos psicrotróficos.

O que é uma contaminação microbiana?

Contaminação biológica: presença de microrganismos patogênicos como bactérias, parasitas, vírus, bolores e leveduras.

Como evitar a contaminação microbiológica?

Controle do crescimento e proliferação de microorganismos através de tratamento térmico, refrigeração, congelamento, acidificação, conservantes, embalagens adequadas e controle da estocagem.

Como Ocorre a Contaminação De Alimentos

31 questões relacionadas encontradas

Como evitar contaminação física?

Contaminação física:

Entre elas, estão: Higienização dos equipamentos: Manter a limpeza em dia e em boas condições é essencial para evitar o acúmulo de resíduos e crescimento de fungos nas tubulações.

Como podemos evitar a contaminação dos microrganismos nos alimentos?

Alguns cuidados importantes que deve ter para evitar a contaminação de alimentos em casa são:
  1. Lavar as frutas e verduras, com uma solução preparada com 1 copo de água misturado com 1 copo de vinagre. ...
  2. Guardar logo as sobras de comida na geladeira, não deixando passar o dia na bancada da cozinha, nem em cima do fogão.

Quais os exemplos de Perigos Microbiológicos?

Exemplos conhecidos de riscos microbiológicos de acordo com o produto (FORSYTHE, 2010)
  • Salmonella enteritidis em ovos e produtos com ovos;
  • Salmonella spp. ...
  • Campylobacter jejuni em frango;
  • Clostridium botulinum em alimentos comercialmente estéreis;
  • Escherichia coli em carne de gado e brotos;

Quais as características do produto que afetam a contaminação microbiana?

Características tais como alta atividade de água, pH próximo a neutralidade e presença de excipientes que possam ser utilizados como fontes de nutriente favorecem o crescimento microbiano em produtos farmacêuticos.

São os microrganismos?

Microrganismos ou micro-organismos são seres cuja estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Esses organismos são estudados na Microbiologia e os principais tipos são: fungos, bactérias, protozoários e algas unicelulares. Além deles, podem existir animais microscópicos, como os ácaros.

Como o leite é contaminado?

A contaminação do leite pode ocorrer durante a ordenha, porém as principais fontes de contaminação são os equipamentos utilizados durante a manipulação, o transporte, o processamento e o armazenamento.

Por que o leite é facilmente degradado por microrganismos?

O leite é um excelente meio de cultura para microrganismos devido a suas características intrínsecas, como atividade de água, pH (próximo ao neutro) e riqueza em nutrientes. As substâncias inibitórias dos crescimentos microbianos, como lactoperoxidases e anticorpos, presentes no leite cru são rapidamente inativadas.

Quais as duas vias de contaminação que podem atingir o leite?

A contaminação microbiana do leite pode se dar por duas vias: a endógena e a exógena, variando qualitativa e quantitativamente de acordo com as condições de higiene existentes.

Qual a principal fonte de contaminação por coliformes da carne?

Microrganismos no ar atmosférico

Entre os principais grupos de microrganismos presentes no ar atmosférico no matadouro-frigorífico encontram-se os micrococos, coliformes, bacilos e estafilococos.

Quais os microrganismos envolvidos na contaminação bacteriana da carne?

Os microrganismos que causam problemas no armazenamento de carnes refrigeradas são bactérias psicrófilas, principalmente do gênero Pseudomonas, além dos gêneros Achromobacter, Micrococcus, Lactobacillus, Streptococcus, Leuconostoc, Pediococcus, Flavobacterium e Proteus, algumas espécies de leveduras e mofos que podem ...

Quais os fatores que influenciam na proliferação microbiana da carne?

Fatores pré abate que influenciam a proliferação microbiana em carnes A carne, apesar de ser uma excelente fonte de proteínas com um alto valor biológico e alta disponibilidade de aminoácidos, pode ser influenciada por fatores do pré abate, como por exemplo, raça, sexo, idade, entrada dos animais no matadouro e etapa ...

Quais as principais fontes de contaminação microbiana que podem afetar os produtos farmacêuticos?

As fontes de contaminação microbiana podem ser agrupadas em fontes diretas, tais como matérias-primas, água, materiais de embalagem; e indiretas, como os equipamentos, ambiente e operadores. A qualidade microbiana do produto final pode depender amplamente da qualidade das matérias-primas (fármacos e excipientes).

Quais os fatores que influenciam a deterioração microbiana dos alimentos?

Essas características são conhecidas como fatores intrínsecos e incluem a atividade de água (aw), a acidez ou pH, o potencial de oxirredução (Eh), a composição química (presença de nutrientes), a presença de inibidores antimicrobianos naturais e a própria estrutura biológica que pode representar uma barreira a ...

São características presentes nos alimentos que podem aumentar o seu perigo de contaminação?

Isso pode ocorrer em casa (quando alguém não higieniza frutas e verduras adequadamente antes do consumo, por exemplo) ou no campo, caso haja a adição de alguns tipos de agrotóxico em excesso nas plantações. Poluição, falta de saneamento básico e temperaturas extremas também são fatores que favorecem a contaminação.

Quais são os tipos de perigos?

Quais são os perigos? Os perigos são classificados em biológicos, químicos e físicos: Biológico: são bactérias e suas toxinas, vírus, parasitos, fungos.

São exemplos de perigos que podem ser encontrados nos alimentos?

Os perigos FÍSICOS são pregos, parafusos, pedaços de VIDRO, lascas de madeira, pedras e outros objetos que possam cair no alimento e prejudicar a saúde do consumidor. Os perigos QUÍMICOS são provocados por desinfetantes, AGROTÓXICOS, inseticidas, entre outros. Os microrganismos podem causar uma INTOXICAÇÃO alimentar.

São exemplos de perigos físicos?

Os perigos físicos são representados por objetos estranhos ou matérias estranhas, tais como vidros, metais, pedras, madeiras, plásticos, insetos, ossos, cabelo, caroços de frutas, entre outros.

Como evitar os fungos nos alimentos?

Cuidado com a umidade da sua casa: Preste atenção no nível de umidade da sua casa, pois se ele for elevado, os fungos podem aparecer nos alimentos. É bom ter um nível de até 40% de umidade. Cubra os alimentos: Use capas ou filmes plástico para não deixar seus alimentos expostos e, assim, você os protegerá dos esporos.

Como prevenir a contaminação alimentar física Química e Biológica )?

Quando a contaminação de algum alimento ocorre dessa maneira é chamada de contaminação cruzada. A melhor forma de evitar a contaminação dos alimentos é seguindo algumas regras básicas durante a manipulação, o preparo e o armazenamento desses alimentos.

O que é contaminação física?

Contaminação Física: Refere-se a alimentos que tenham sido contaminados por algum objeto ao longo do seu processo de produção ou pelo produto de uma reação física com outros compostos.

Artigo anterior
Qual o melhor tipo de malha para camisetas?
Artigo seguinte
Porque é que o CO2 tem geometria linear?