Como obter o DOI de uma publicação?

Perguntado por: Carolina Lia de Ribeiro  |  Última atualização: 29. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)

Como obter o DOI
  1. Informe o tipo de publicação. Escolha a modalidade de publicação: Evento, Revista, Artigo ou TCC e conte-nos detalhes da sua publicação.
  2. Realize o pagamento. Gere o boleto de pagamento do(s) serviço(s) desejado(s)
  3. Aguarde a emissão. Agora é só aguardar.

Como procurar o DOI de um artigo?

No site da Crossref, clique na aba “Search Metadata” e insira o DOI: Você será redirecionado para outra página contendo as possibilidades (se você procurasse pelo nome dos autores, por exemplo, poderiam vir várias publicações).

Onde pesquisar o DOI?

Nos artigos científicos, o DOI costuma ficar no cabeçalho ou nas notas de rodapé.

Como achar o link do DOI?

Clique o link http://www.crossref.org/guestquery/ para abrir o recurso.

Como conseguir o DOI pelo ISBN?

Passo a passo para encontrar o DOI pelo ISBN
  1. Primeiro, acesse um mecanismo de busca acadêmica confiável, como o Google Scholar ou a base de dados da sua instituição.
  2. No campo de busca, digite o ISBN do livro que você deseja encontrar o DOI.
  3. Analise os resultados da busca e clique no artigo desejado.

Como aplicar o DOI na sua publicação?

16 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre DOI é ISBN?

Por exemplo: 11.1111.1 / ISBN(ou ISSN) O prefixo/raiz DOI é nomeado pela IDF (International DOI Foundation), que garante que cada raiz é única. Os livros ou artigos publicados em periódicos, por exemplo, provavelmente utilizarão como sufixo o número que já consta do ISBN ou ISSN.

Quem emite o DOI?

A DOI deverá ser enviada à Receita Federal até as 23h59min59s (vinte e três horas, cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos), horário de Brasília, do último dia útil do mês subsequente ao da lavratura, anotação, matrícula, registro e averbação do ato.

Como atribuir DOI?

Para emitir um DOI, é preciso passar antes por alguma empresa registrada como editora. Essa editora, por sua vez, tem que ser cadastrada em alguma agência autorizada. Como é o caso da Even3. Nas agências autorizadas, é comum cobrarem um valor de anuidade.

Como colocar um artigo sem DOI no Lattes?

Solução:
  1. Ao incluir novo artigo, informe o nome da revista ou o ISSN.
  2. Selecione, na lista exibida pelo Lattes, o periódico ao qual o artigo foi submetido (no exemplo, a busca foi feita pela revista "Em Debate"):
  3. Insira Volume, Número (Edição) e Ano da publicação da edição em que seu artigo foi publicado.

Como faço para achar o link?

  1. No tablet ou smartphone Android, abra o Google app .
  2. Pesquise a página.
  3. Nos resultados da pesquisa, toque no título da página.
  4. No canto superior direito, toque em Mais Copiar link.

O que é DOI exemplo?

O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um código único – formado por um padrão de letras e números – e apresentado na forma de link, que é atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet. Ou seja, somente publicações online (digitais) estão aptas a receber este código.

O que é o DOI de um artigo?

Essa cobrança existe porque o DOI (Digital Object Identifier) é um código alfanumérico que identifica todos os materiais científicos digitais para não se perderem na internet, evitando que ocorra desencontros de informações.

O que é ISSN e DOI?

Para deixar mais claro, o que os diferencia é que o ISSN é usado para publicações seriadas, sejam esses jornais, anais, revistas e até blogs, científicos ou não, já o DOI é usado para identificação de objetos digitais em geral, mesmo que frequentemente seja usado para artigos científicos.

O que é o DOI de um livro?

Digital Object Identifier (DOI)

Cada artigo em cada uma dos milhares de revistas tem seu próprio DOI. Compreender um DOI é importante quando se faz uma pesquisa específica. O formato DOI é geralmente composto de numerais e letras, incluindo alguma pontuação.

O que é revisão por pares na publicação?

A revisão por pares é uma parte integrante da publicação científica, a qual confirma a validade da ciência relatada. Os revisores são especialistas, voluntários, que dedicam seu tempo para ajudar a melhorar os manuscritos submetidos aos periódicos — eles oferecem aconselhamento gratuito aos autores.

Como citar artigo sem DOI?

Usar os mesmos dados para fazer referência a um artigo eletrônico e acrescentar as informações de acesso: número identificador (Digital Object Identifier – DOI: código alfanumérico que identifica conteúdos em suporte digital) ou URL, indicar a URL apenas se o artigo não tiver um número DOI atribuído.

O que é o DOI no lattes?

O DOI é um registro para arquivos localizados na internet. Ele é um recurso utilizado para facilitar o acesso a artigos científicos. Além disso, como não é um “link quebrável”, é algo que estará sempre presente na internet.

Como cadastrar um artigo no DOI?

Veja o passo a passo para solicitar o DOI da sua publicação:
  1. Informe o tipo de publicação. Escolha a modalidade de publicação: Evento, Revista, Artigo ou TCC e conte-nos detalhes da sua publicação.
  2. Realize o pagamento. Gere o boleto de pagamento do(s) serviço(s) desejado(s)
  3. Aguarde a emissão. Agora é só aguardar.

Quanto tempo demora para ativar o DOI?

Não há demora nesse processo, existe uma fila, mas o depósito é realizado em poucas horas.

Qual o valor do DOI?

O valor do DOI para os associados da ABEC é de U$1,00 para artigos publicados a partir de 01 de janeiro de 2019. Artigos publicados anteriormente a esta data terão o valor de U$0.15. Para não sócios os valores cobrados serão de U$5,00 para artigos publicados após 01 de janeiro de 2019.

Quantos números tem um DOI?

O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc). Este número de identificação da obra é composto por duas sequências: (1) um prefixo (ou raiz) que identifica o publicador do documento; (2) um sufixo determinado pelo responsável pela publicação do documento.

Qual a importância do DOI?

Segundo a Assessoria de Comunicação do CNPq, o DOI possibilita maior confiabilidade à informação cadastrada e acesso integral ao artigo publicado pelos pesquisadores e leitores em geral.

É obrigatório o ISBN?

O ISBN não é obrigatório, mas ele confere autoridade e credibilidade à obra, uma vez que ele a reconhece internacionalmente. Livros, anais, seminários, monografias, encontros, publicações em braile, mapas e relatórios públicos são algumas das obras que recebem ISBN.

Quem fornece o ISBN?

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é a Agência Brasileira do ISBN, o International Standard Book Number ou Padrão Internacional de Numeração de Livro. Desde março de 2020, a CBL é a única instituição autorizada a emitir o ISBN no Brasil.

Como conseguir um ISBN gratuito?

A Câmara Brasileira do Livro oferece o serviço de solicitação de ISBN totalmente online. Se você já possuía cadastro no ISBN, não se preocupe. Você fará um novo cadastro sem qualquer custo.

Artigo anterior
Qual a diferença de reclamar e clamar?
Artigo seguinte
O que é ser Kota?