Como o tripé da sustentabilidade ou Triple Bottom Line pode ser visto como desempenho corporativo sustentável?
Perguntado por: Bianca Gomes de Amaral | Última atualização: 22. März 2022Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)
O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.
Como o tripé da sustentabilidade ou Triple Bottom Line analisa os resultados das organizações?
O tripé da sustentabilidade (triple bottom line) é um conceito de gestão sustentável que tem como objetivo ampliar a visão de sucesso de empresas para além do resultado financeiro, unindo à esse primeiro mais dois pilares essenciais: o desenvolvimento ambiental e o social.
Como deve ser visto o Triple Bottom Line?
...
Nesse sentido, o mínimo que se espera dela é o atendimento a aspectos como:
- flexibilidade;
- remunerações justas;
- benefícios;
- inclusão e diversidade;
- suporte.
Qual a importância do Triple Bottom Line dentro das empresas?
O que significa Triple Bottom Line? ... Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.
Qual é a importância do tripé da sustentabilidade empresarial quando se pratica o desenvolvimento sustentável?
O tripé da sustentabilidade envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro. Os quais devem interagir harmonicamente a fim de garantir a integridade do planeta e da sociedade durante o desenvolvimento econômico-industrial.
TRIPLE BOTTOM LINE - O QUE SUSTENTA A SUSTENTABILIDADE | BASE SUSTENTABILIDADE
Qual a importância desse tripé para sustentabilidade?
O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.
Qual o tripé do desenvolvimento sustentável?
A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade. No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta.
Quais as vantagens do Triple Bottom Line?
- Reduzir o consumo de e matérias primas e insumos como energia elétrica e água;
- Redução dos custos com disposição e tratamento de resíduos;
- Otimização do uso de materiais no processo produtivo;
- Retenção e atração de recursos humanos e engajamento dos funcionários;
Qual o conceito de Triple Bottom Line?
Há quatorze anos, o sociólogo e consultor britânico John Elkington formulou o conceito Triple Bottom Line – o tripé da sustentabilidade – expressão consagrada atualmente e também conhecida como os “Três Ps” (people, planet and profit) ou, em português, “PPL” (pessoas, planeta e lucro).
Como o tripé da sustentabilidade pode ser trabalhado no contexto empresarial?
Atitudes simples, como poupar energia, economizar água e promover coleta seletiva para reciclagem já fazem toda a diferença. E essas atitudes podem se estender ainda mais buscando parcerias que o ajudem a diminuir a poluição e gerem um ambiente de trabalho mais saudável.
Quais são os pilares do tripé da sustentabilidade?
Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Quais são os três pilares do desenvolvimento sustentável definidos pela ONU?
Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
Como relacionar o tripé da sustentabilidade econômica social e ambiental?
- ambiental — relacionado ao uso dos recursos naturais;
- social — diz respeito às condições de vida das pessoas;
- econômico — envolve a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.
Qual é o tripé que forma as organizações descreva cada um *?
Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade. Ambiental -Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade. Financeiro - Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa .
Como o gerenciamento de projetos pode contribuir com as organizações a partir do tripé da sustentabilidade?
Deve-se fazer investimentos que irão dar o retorno financeiro ao Projeto, preferencialmente de curto e médio prazo, evitando os investimentos desnecessários e de longo prazo. Fazer aquisição consciente dos materiais. Fazer a aquisição dos materiais de forma eficaz e assim reduzir os bens de consumo em um Projeto.
Qual o conceito do bottom line criado em 1994?
O Triple Bottom Line (conhecido como TBL, 3BL ou Tripé da Sustentabilidade) é um conceito criado pelo sociólogo britânico John Elkington em 1994. Ele estabelece que as organizações devem ir além ao medir seus resultados, não focando apenas as vendas – como era feito no passado.
São dimensões do Triple Bottom Line?
O conceito está alicerçado em três dimensões principais – a social, a ambiental e a financeira –, formando o Tripé da Sustentabilidade. Ou, como o termo é conhecido no ambiente empresarial, o tripple bottom line.
Qual é o conceito de responsabilidade social?
A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.
Qual é a importância da economia circular?
O objetivo da economia circular é gerar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes, ou seja, manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor o tempo todo, dentro de um escopo econômico de desenvolvimento sustentável.
Qual o tripé da sustentabilidade exemplos?
...
Quais são os pilares do tripé da sustentabilidade?
- Social;
- Ambiental;
- Financeiro.
Quais os 4 pilares principais da sustentabilidade?
- Desenvolvimento social. Trata do capital humano e da criação de mecanismos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos. ...
- Desenvolvimento econômico. Comércio justo e consumo consciente são alguns dos aspectos fundamentais do desenvolvimento econômico sustentável. ...
- Proteção ambiental.
Quais os 5 pilares da sustentabilidade?
Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.
Qual o tripé da sustentabilidade na exploração de recursos naturais?
O tripé da sustentabilidade corresponde a três dimensões: ambiental, social e econômica. ... → Sustentabilidade econômica: refere-se ao modelo de desenvolvimento econômico que visa à exploração dos recursos naturais de maneira sustentável, sem prejudicar o suprimento das necessidades da geração futura.
Qual a importância do desenvolvimento sustentável para o mundo?
O desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras.
Qual a importância do pilar econômico?
Pontualmente, o pilar econômico nos remete a lucro e produtividade. ... Ao mesmo tempo, a geração de riquezas e lucro não deve proporcionar desequilíbrio e impacto ambiental nos ecossistemas influenciados direta e indiretamente por atividades empresariais.
Como misturar óleo 2 tempos na gasolina para bicicleta motorizada?
É possível emagrecer comendo uma vez por dia?