Como o profissional em formação pode integrar a teoria e a prática aos seus conhecimentos?
Perguntado por: Davi Figueiredo Guerreiro | Última atualização: 26. April 2022Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)
A teoria é essencial para compreender a realidade que está inserida, mas essa compreensão se dará mediante a prática em sala de aula, quando o profissional irá confirmar de fato como acontecem as relações de ensino aprendizagem na escola.
Como relacionar a teoria com a prática?
A teoria é a forma como o conhecimento se apresenta articulando-se sistematicamente em graus e especificidades, disposto a explicar ou ilustrar ações práticas; enquanto a prática é a constituição da teoria, formulada em ações concretas, podendo ser modificada e modificar as teorias.
Como relacionar teoria e prática na educação?
A relação teoria e prática na educação abrem caminhos emancipatórios norteadores para a formação de sujeitos, que pensam a sociedade de forma coerente aos preceitos do ser mais, como possibilidade do educador/a e do educando/a.
Como se dá a relação entre teoria e prática no estágio supervisionado?
A práxis pressupõe teoria e prática ao mesmo tempo. Sendo assim, as atividades do Estágio Page 8 9421 Supervisionado devem ser organizadas dialeticamente, ou seja, o saber e o saber sobre o fazer devem o tempo todo e ao mesmo tempo, estar em constante comunicação.
Como podemos aproximar teoria e prática buscando a qualidade na formação de professores?
O professor deve buscar a qualidade constante em sua formação, não se tornando um mero repassador de conhecimentos. A atualização do profissional da educação amplia sua condição de orientar e direcionar aprendizagens, que envolvem conhecimentos específicos e visão de mundo, ou seja, formação integral do educando.
A TEORIA E A PRATICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO DOCENTE
O que pode ser feito para melhorar a formação do professor?
Utilizar metodologias ativas e ágeis
Além da sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, atividades em times, ensino por competências, estudos de casos e outras ações ajudam a melhorar o engajamento, formação e retenção do conhecimento por parte dos alunos.
Como incentivar a formação de professores?
- Crie um projeto de motivação para professores. ...
- Forneça toda a infraestrutura para facilitar o trabalho do professor. ...
- Mantenha um diálogo aberto com os professores. ...
- Conheça os principais problemas dos professores em sala de aula. ...
- Monte um plano de carreira para os professores.
Porque o estágio é teoria e prática e não teoria ou prática?
[...] o estágio é teoria e prática (e não teoria ou prática). De acordo com o conceito de ação docente, a profissão de educador é uma prática social. Como tantas outras, é uma forma de se intervir na realidade social, no caso por meio da educação que ocorre não só, mas essencialmente, nas instituições de ensino.
Qual a relação entre prática docente estágio?
A prática docente configura-se, então, como práxis e, assim, os sentidos, tanto de prática quanto de estágio mudam de formação discursiva, produzindo atualmente o discurso da ação do professor como campo de produção de conhecimento.
Qual a diferença entre prática de Ensino e estágio Supervisionado?
Concluindo, a teoria garante a fundamentação teórica e conseqüentemente, possibilita ao aluno/estagiário o entendimento da estrutura e do funcionamento da escola. No entanto, somente a prática viabiliza a reflexão sobre o ato, tornando-o intencional e consciente.
O quê teoria e prática da educação?
A Teoria e Prática da Educação tem como missão ajudar os professores e colaboradores da educação a seguir um modelo de ensinar, podendo expandir de maneira que torne-se contagiante.
Qual a importância de relacionar o conhecimento teórico com o prático?
Agora você já sabe que, para ter uma formação acadêmica completa, precisa conciliar o conhecimento teórico com o prático. Com isso, você desenvolve o seu potencial na carreira escolhida e diferencia-se na hora de buscar uma colocação profissional.
O que entendemos por teoria e prática?
Na teoria, não há diferença entre a teoria e a prática, mas na prática há muita diferença. Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona. Prática é quando funciona e ninguém sabe o porquê.
Qual a importância da teoria para a prática pedagógica?
O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. ...
O que é prática de estágio?
O estágio é uma prática de aprendizado por meio do exercício de funções referentes à profissão será exercida no futuro e que adiciona conhecimentos práticos aos teóricos aprendidos nos cursos.
Qual a importância do estágio para a formação do professor?
O Estágio tem grande importância na formação inicial docente, uma vez que permite o contato direto dos licenciandos com a realidade escolar, levando estes professores em formação inicial a vivenciarem o processo de ensino e aprendizagem sob a ótica docente.
O que é estágio com investigação sobre a prática?
O estágio com pesquisa possibilita ao futuro professor, por meio de uma prática de investigação, análi- se, reflexão e crítica da realidade, favorecer a elaboração de novas maneiras de ensinar, arcabouço que o discente levará para toda a sua vida profissional.
O que Paulo Freire fala sobre estágio supervisionado?
“O estágio, ao contrário do que se propugnava, não é atividade prática, mas teórica, instrumentalizadora da práxis docente, entendida esta atividade como Page 6 atividade de transformação da realidade.
O que Pimenta fala sobre estágio?
Para Pimenta e Lima (2004, p. 156) “o estágio como espaço de formação e de construção de identidade precisa ter uma dimensão de compreensão ampla, em que estejam presentes a escola e sua organização social, o trabalho docente e a sala de aula”.
O que é prática do campo e as teorias práxis?
É atividade teórica e prática que transforma a natureza e a sociedade. Prática, na medida em que a teoria, como guia da ação, orienta a atividade humana. Teórica, na medida em que esta ação é consciente. (VASQUEZ, 1968).
O que não pode faltar na formação de professores?
O que não pode faltar em uma boa formação de professores? Uma estreita ligação com a prática, incluindo observações e análises de sala de aula, com a ajuda de mentores. Além do conhecimento profundo do conteúdo da disciplina escolhida, é preciso, claro, estudar psicologia do desenvolvimento e ciência cognitiva.
Quais são os novos desafios para os cursos de formação de professores?
- Atratividade e incentivo. ...
- Diálogo entre teoria e prática. ...
- Espaço para Formação Continuada. ...
- Facilidades do ensino a distância. ...
- Políticas públicas e avaliação.
O que deve ser feito para valorizar o professor?
- Ser mais parceiro e menos controlador. ...
- Saber escutar e reconhecer a participação de todos. ...
- Tomar decisões coletivamente. ...
- Estimular o crescimento da equipe. ...
- Não se distanciar da parte pedagógica da escola. ...
- Apoiar e dar visibilidade ao trabalho docente.
Como melhorar o trabalho do professor?
- Reconhecer, respeitar e apreciar. ...
- Diálogo contínuo entre professores e gestão. ...
- Melhorar a infraestrutura da escola. ...
- Educação e formação contínua. ...
- Auxiliar o professor a ter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Como melhorar a formação continuada?
- Reconhecer talentos. ...
- Definir pautas. ...
- Organizar com antecedência. ...
- Eficácia na Gestão Escolar.
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